fbpx

24/05, Dia do Vestibulando: especialista dá dicas e orientações para esse momento importante

O Dia do Vestibulando é comemorado em 24 de maio. A escolha de uma profissão é uma decisão...
Imprensa | 19/05/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Dia do Vestibulando é comemorado em 24 de maio. A escolha de uma profissão é uma decisão muito séria, ainda mais para os jovens, que nem sempre têm ideias formadas sobre o futuro e sobre eles mesmos. Soma-se a isso o fato de que passar no vestibular pode desencadear nos estudantes pressões próprias e da família, o que pode deixar esse período de escolha e estudos ainda mais atribulados. 

Segundo a coach acadêmica e professora das disciplinas de Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Carreira dos cursos da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Maria de Lurdes Zamora Damião, o estudante deve, primeiro, escolher o curso no qual quer se candidatar, de forma consciente, levando em consideração seus interesses pessoais e habilidades, assim como uma pesquisa de mercado sobre opções, facilidades e desafios do curso escolhido. 

“Um profissional especializado em orientação vocacional pode ajudar, afinal essa etapa é importantíssima e pode colaborar com o sucesso ou o fracasso de todo processo. Se você for perfeccionista, com certeza, além de ter altas expectativas, vai exercer pressão sobre si mesmo para ter um desempenho perfeito, e ao ser prejudicado nos resultados pela própria imposição, vai se punir severamente com culpa. O mesmo acontece se sua família alimenta essas expectativas e você se sente cobrado”, aconselha. 

A preparação para o vestibular é iniciada ao longo do ensino fundamental e médio, com reforço do cursinho. O importante é estudar de forma contínua, evitando estudar excessivamente alguns dias antes da prova. A sobrecarga de informações prejudica a memorização e o entendimento do que se estuda. 

DICAS PARA PASSAR NO VESTIBULAR 

Segundo a coach, para obter resultados positivos nas provas são necessárias algumas ações e reflexões, como fazer uma gestão de tempo com horários fixos para estudar: 

– Seja organizado e crie uma rotina diária de estudo, refeições – de preferência saudáveis -, horários de descanso; 

– Seja disciplinado com hora para iniciar e terminar sua jornada ou tarefa; 

– Tenha dedicação no estudo ao longo do ensino fundamental e médio e no cursinho; 

– Tenha cuidados para manutenção da saúde mental; 

– Liste as matérias para estudar, começando sempre pelas mais desafiadoras e encerrando com as menos desafiadoras; 

– Termine a tarefa que você iniciou, sem fugir às dificuldades; 

– Estudo exige concentração, portanto, tudo o que puder desviar sua atenção ou prejudicar sua concentração deve ser evitado; 

– Procure um local silencioso, arejado, bem iluminado e sem trânsito de pessoas; 

– Alimente-se bem, mas não estude logo após as refeições; 

– Esteja descansado; 

– Faça atividade física com regularidade; 

– Para ajudar, utilize agendas e programas de produtividade (Trello, Blinklist, Pushbullet e outros). 

Por fim, Maria de Lurdes aconselha que os jovens busquem terapia se precisarem lidar com as próprias expectativas e da família, para viver de forma mais leve oferecendo o seu melhor. 

“De repente, em uma prova você está preparadíssimo para obter um excelente resultado, mas é prejudicado por uma questão emocional.  Se sentir que a ansiedade ou outro problema emocional pode prejudicar, busque ajuda. Terapia é uma estratégia fabulosa para conhecer-se, prevenir e desenvolver a saúde mental. E se não passar de primeira, como diz o ditado: vida que segue, você capricha no estudo e prepara-se melhor para o próximo vestibular”, finaliza. 

VESTIBULAR DESAFIO

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) realiza no próximo dia 27 de maio (sábado), às 9 horas, o “Vestibular Desafio”, processo seletivo que oferece aos candidatos a possibilidade de ter acesso a bolsas de estudos de 100% da instituição, além de diversas bolsas parciais por mérito, dependendo do desempenho dos inscritos na prova. As inscrições e o edital completo podem ser acessados por meio do site

Durante a prova, cada candidato terá três horas para concluir a avaliação, composta de uma redação e 40 questões de múltipla escolha. São ao todo 14 questões de interpretação de textos, 14 questões de raciocínio lógico e matemático e 12 questões de atualidades, geografia e história. 

Esta é uma oportunidade para parte de uma das instituições de ensino de maior prestígio e reconhecimento no país. A FECAP é uma instituição sem fins lucrativos que investe recursos na melhoria da educação do país, oferecendo diversos tipos de facilitadores para que os alunos possam ingressar no ensino superior. 

CONFIRA OS CURSOS OFERECIDOS      

Administração (8 semestres, modalidade presencial)      
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (4 semestres, modalidade presencial)      
Ciências Contábeis (8 semestres, modalidade presencial)      
Ciência da Computação (8 semestres, presencial)     
Ciências Econômicas (8 semestres, modalidade presencial)      
Publicidade e Propaganda (8 semestres, modalidade presencial)      
Relações Internacionais (8 semestres, modalidade presencial)      
Relações Públicas (8 semestres, modalidade presencial)      
Secretariado Executivo (6 semestres, modalidade presencial) 

A especialista: Maria de Lurdes Zamora Damião é apaixonada pela vida e cidadã do mundo engajada no projeto de criar uma sociedade planetária iluminada. Mestre em Administração – Gestão de Organizações e Pessoas, especialista em Consultoria de Recursos Humanos e graduada em Psicologia e Pedagogia. Professora das disciplinas Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão de carreiras e competências na pós-graduação, Psicologia, Liderança e Soft skills na graduação, e coach acadêmico e psicóloga na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Coach holístico, Action learning coach, Analista comportamental, Wizard, Professional and Master Avatar com certificações internacionais. Coautora dos livros Competência: a essência da liderança pessoal, publicado pela Saraiva e Coaching: desenvolvendo pessoas e acelerando processos, publicado pela Editora IBC. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados