fbpx

Independência, 200 anos: evento on-line reúne pensadores e discute agenda para o país

Independência, 200 anos: evento on-line reúne pensadores e discute agenda para o país Em...
FECAP | 31/08/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Independência, 200 anos: evento on-line reúne pensadores e discute agenda para o país

Em comemoração aos 200 anos da declaração de independência do Brasil, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e o Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) promovem no dia 08 de setembro, das 19 às 20h40 o evento híbrido “O que aprendemos em 200 anos de independência? O que virá pela frente?”, com a presença de debatedores para discutir uma agenda democrática para o País.

O debate será realizado de forma híbrida: presencialmente no Teatro FECAP (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade), região central da capital paulista, ou on-line, por meio de transmissão simultânea pelo Youtube da FECAP. As inscrições estão abertas pelo link.

Durante o evento, serão debatidos alguns dos pontos mais cruciais para a agenda de um país democrático, ambientalmente mais correto e mais próspero. Para isso, convidamos pessoas atuantes e pensadoras: Carlos Nobre, Jacques Marcovitch, Ana Fontes, Andre Roncaglia, com mediação de Jesus Gomes e Paulo Feldmann.

OS PALESTRANTES

Ana Fontes: uma das mais destacadas empreendedoras sociais do Brasil. É fundadora da Rede Mulher Empreendedora. Foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019. Delegada líder do Brasil no G20. Pesquisadora de gênero e especialista em empreendedorismo feminino. Conselheira de inúmeras empresas.

Andre Roncaglia: destacado Economista Brasileiro. Professor da Unifesp e FGV. Visiting Scholar da University of Massachusets. Doutor pela USP. Entre outras obras, autor do livro “Brasil, uma economia que não aprende: Novas perspectivas para entender nosso fracasso”. Organizou também, com o ex-Ministro da Fazenda Nelson Barbosa, o livro “Bidenomics nos Trópicos” (2021).

Carlos Nobre: renomado cientista brasileiro, notadamente em estudos sobre o aquecimento global e Amazônia. Engenheiro eletrônico pelo ITA e PhD pelo MIT.  Entre outras inúmeras posições de destaque foi Alto Conselheiro Científico do Painel “Global Sustainability” da ONU e membro do Conselho Científico da Secretaria-Geral da ONU. Recentemente, a Royal Society Britânica o elegeu como membro, sendo o primeiro brasileiro desde o século XIX.

Jacques Marcovitch: professor Emérito da Universidade de São Paulo. Mestre pela Owen Graduate School of Management da Vanderbilt University e Doutor pela USP. É membro do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID) em Genebra. Foi Reitor da USP. Foi presidente das Companhias de Energia do Estado de São Paulo, Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo e Consultor Sênior do Fórum Econômico Mundial. Entre outras inúmeras honrarias, recebeu o Prêmio Hopes for the future for a Sustainable World, da International Academy of Science, Munique.

MEDIADORES:

Jesus Gomes: Doutor em Sociologia pela PUC-SP. Professor e pequisador da FECAP. Ex membro do Conselho de Curadores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Ex-ouvidor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Coordenador do Serviço de Informações ao Cidadão de São Paulo.

Paulo Feldmann: professor associado da FEA USP. Mestre e Doutor em Administração pela FEA-USP. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP. Foi alto executivo de empresas como Citibank, Itautec, Banco Safra, Grupo Sharp, Philips e EY. Foi diretor de Inovação da Microsoft e Presidente da Eletropaulo. É coordenador do PNBE.

CONEXÕES EMPRESARIAIS

O evento insere-se no contexto de uma sequência de outros que as duas instituições – PNBE e FECAP – empreenderam durante 2022 com a finalidade de debater os principais temas do país. Como instituições líderes em suas áreas, FECAP e PNBE entendem ser importante trazer debates profundos como este, com o programa “Conexões Empresariais”, que já teve mais de 80 outros eventos, contando com palestrantes tais como Luiza Trajano, Paulo Hartung, Hélio Mattar, João Capobianco, José Vicente etc.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados