FECAP realiza análise técnica das empresas para o Prêmio ANEFAC – Troféu Transparência 2022 - FECAP

FECAP realiza análise técnica das empresas para o Prêmio ANEFAC – Troféu Transparência 2022

Com os fatores ESG (Environmental, Social and Governance) definindo cada vez mais os rumos dos...
FECAP | 29/07/2022
Compartilhe:

Com os fatores ESG (Environmental, Social and Governance) definindo cada vez mais os rumos dos negócios do futuro, e após 25 anos acompanhando as transformações do mundo e do Brasil, a ANEFAC reforça e fortalece as boas práticas de governança corporativa do Troféu Transparência em 2022. Ao longo de toda a sua existência, o Prêmio tem buscado incentivar a transparência das empresas no que diz respeito à divulgação das suas informações por meio das demonstrações financeiras. 

“As empresas entendem a importância do Troféu Transparência sobre a psicologia dos investidores. Um relatório financeiro complexo, mas ‘opaco’ pode ocultar os principais determinantes econômicos, afetando assim a avaliação de risco sobre o negócio”, relembra o professor e pesquisador da FECAP, Tiago Slavov, que já tinha realizado o trabalho anos atrás como aluno em seu doutorado. 

O Prêmio, que ficou conhecido como o “Oscar da Contabilidade” contou em 2022 com a análise técnica da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), sob a coordenação do Instituto de Finanças.  

“O Instituto de Finanças da FECAP teve a honra de coordenar a avaliação técnica da edição de 2022. Num contexto de instabilidade econômica conjugado com uma pandemia e guerra em curso, as empresas brasileiras tiveram um desafio gigantesco na elaboração de suas demonstrações financeiras em 2021. Nossa equipe trabalhou durante as últimas semanas na avaliação técnica das demonstrações financeiras, sempre observando sua aderência aos princípios mais fundamentais da boa transparência em prol dos stakeholders. Além disso, destaco a importância do Troféu, cujo objetivo é reconhecer e premiar as companhias que possuem as melhores práticas de transparência em informações contábeis (cada vez mais complexas) publicadas para o mercado. Aproveito para agradecer os alunos, ex-alunos e professores que nos ajudaram na condução dos trabalhos”, destaca Ahmed El Khatib, coordenador do Instituto de Finanças.  

O projeto contou com a participação de 15 integrantes (alunos, ex-alunos e professores), sendo eles: Ahmed Sameer El Khatib, Alexandre Sanches Garcia​, Allan Silva de Carvalho​, Anderson da Silva Pinto​, Bruno Dias De Melo​, Edna Yayoi Hirakawa Goto​, Eudes Martins de Araújo​, Francisco Ferreira Diniz, Leandro Bryk​, Lincoln de Jesus Peres, Rafael Pascoto Fugimoto​, Régis César Cunha​, Ricardo de Oliveira Prado​, Tiago Nascimento Borges Slavov ​e Verônica de Fátima Santana. 

O professor Alexandre Sanches Garcia, Pró-Reitor de Pós-Graduação da FECAP, ainda recebeu o convite para fazer parte da comissão julgadora. A comissão é composta por cinco membros e irá escolher as finalistas de acordo com cada categoria de faturamento. 

“Com seus 120 anos completados recentemente, a FECAP, como pioneira escola de negócios, tem todas as credenciais e credibilidade para a realização desse trabalho de grande relevância para o mercado de capitais”, lembra Alexandre Garcia.  

Acompanhe e saiba mais informações clicando aqui!  

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?