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Novo Ensino Médio do Colégio FECAP oferece diferenciais de formação a jovens

O Colégio FECAP iniciou o ano letivo de 2022 já adaptado ao Novo Ensino Médio. A Lei nº...
Colégio | 07/03/2022
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O Colégio FECAP iniciou o ano letivo de 2022 já adaptado ao Novo Ensino Médio. A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças, com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação. A instituição oferece uma “super oferta” de itinerários formativos: 10 itinerários técnico-profissionais, relacionados aos cursos técnicos, e mais 02 itinerários integrados de área. 

Os itinerários formativos possibilitam ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio, seja ela técnica-profissional ou outras já conhecidas pelos estudantes como Natureza, Linguagens, Matemática e Humanas. As redes de ensino possuem autonomia para definir os itinerários que irão oferecer e eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e, ainda, de acordo com as necessidades e interesses dos seus estudantes.  

O Colégio FECAP possui larga experiência no Ensino Técnico-Profissional, o que possibilitou uma construção rápida, segura e “muito bem servida” de itinerários técnicos-profissionais. Eles contemplam as áreas de Ambiente e Saúde, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e, por último, Produção Cultural e Design. 

“Os 10 itinerários técnicos profissionais, considerando suas particularidades, são adequados para os estudantes que desejam conhecer e se aprofundar em determinada área de atuação profissional. Muitos estudantes já realizam estágios profissionais a partir do 2º ano junto às empresas parceiras e seguem, neste processo, cuidadosamente acompanhados pela coordenação técnica do Colégio”, explica a coordenadora dos cursos técnicos, Evelyn Cid

Os itinerários de área, por sua vez, e como sugere o próprio nome, aprofundam conhecimentos em áreas tradicionais e já conhecidas pelos estudantes. No Colégio FECAP, uma vez compreendida a importância da interdisciplinaridade na vida dos alunos, do conhecimento integrado e significativo e de suas possibilidades de aplicação no dia a dia, esses itinerários de área foram combinados de modo a integrar duas destas áreas. Desta compreensão nasceram unidades curriculares como “Vida e Saúde”, que integra o itinerário das áreas de Matemática e Natureza, e “Realidade Urbana”, que integra o itinerário das áreas de Linguagens e Humanas. 

“É preciso conhecer muito bem a proposta de itinerários formativos de cada escola, visto que as instituições (redes de ensino) serão livres para planejar e ofertar itinerários de acordo com as suas possibilidades, variando entre itinerários de área e técnico-profissionais”, explica a coordenadora de Inovação Educacional Simone Cristina Gonçalves Vianna

NOVO ENSINO MÉDIO 

O modelo proposto pelo Ministério da Educação, que já está em vigor no Colégio FECAP, traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima de 800 horas para 1.000 horas anuais. Contempla ainda as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e a oferta de diferentes possibilidades de escolha aos estudantes, a partir de itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional, de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho. 

“Assim, de maneira gradual, iniciamos a mudança pelo 1º ano dessa etapa de ensino em 2022 e vamos alcançar todos os três anos até 2024. Vale dizer, que a reformulação, que foi exposta em 2017, prevê em linhas gerais 03 grandes modificações: a primeira é que o aluno pode selecionar parte das suas disciplinas; a segunda, como mencionado anteriormente, diz respeito a carga horária mínima que aumentou de 2400 para 3000 horas; e, a terceira, é o olhar do aluno que tende a ficar mais direcionado ao mercado de trabalho”, conclui o coordenador do Ensino Médio, Marco Antonio Latorre. 

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