fbpx

Alunos do Colégio FECAP realizam as primeiras atividades do ano no Laboratório Maker-STEAM

Novo laboratório da instituição segue atuais tendências da Educação e permite que os alunos...
Colégio | 15/02/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Novo laboratório da instituição segue atuais tendências da Educação e permite que os alunos idealizem, prototipem e construam soluções com as próprias mãos 

Os alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio da FECAP tiveram experiências marcantes na primeira semana do ano letivo de 2022. Para colaborar na socialização dos estudantes e também dar uma mostra dos projetos que realizarão nos próximos meses, as turmas participaram de atividades no novo laboratório da instituição. 

Segundo a coordenadora de Inovação Educacional do Colégio FECAP, Simone Cristina Gonçalves Vianna, a atividade “inaugurou” o Laboratório Maker-STEAM, e o objetivo foi que os alunos vivenciassem, desde o primeiro contato, a dinâmica de cada um dos espaços que o compõem, que são os espaços Maker e Colab. 

“Para o espaço Maker, liderado pelo Professor Rodnil Silva, propusemos uma atividade bem mãos na massa, para que os alunos pudessem perceber as suas capacidades de realizar, de fazer com as próprias mãos. Já, para o Colab, liderado pela Professora Maryana Eiras, idealizamos uma atividade que envolvia o trabalho em equipe, o cumprimento de prazos, a escassez de recursos, além da capacidade de lidar com diferentes ideias e eventuais conflitos. Tudo isso, com vistas ao alcance de um determinado objetivo”, explica a educadora. 

Durante os trabalhos, foram formadas quatro equipes dentro de cada espaço: quatro no Maker, e outras quatro no Colab. Depois de 50 minutos, turmas e espaços eram invertidos. “Parecia que os alunos já se conheciam e que aquelas atividades não eram as primeiras que faziam juntos”, conta Simone, evidenciando a capacidade de boa comunicação de nossos jovens alvaristas. 

“No primeiro bimestre as atividades propostas para o Laboratório Maker-STEAM envolverão tarefas que levarão os alunos a conhecer e saber empregar técnicas e ferramentas, do analógico ao digital. Na sequência, eles já terão que escolher um projeto para realizar, sendo que todos esses projetos deverão envolver a construção de soluções ou protótipos de soluções que busquem resolver problemas reais e, portanto, interdisciplinares”. 

Na matriz curricular do Novo Ensino Médio do Colégio FECAP há o componente curricular denominado “Laboratório Maker-STEAM”, primeiro dos três componentes curriculares laboratoriais que foram delineados para o currículo escolar do Colégio. 

O LABORATÓRIO 

O Laboratório Maker-STEAM é um dos novos componentes curriculares que fazem parte das disciplinas dos alunos ingressantes no Colégio FECAP, além de integrar parte das disciplinas de empreendedorismo dos cursos superiores de Graduação da FECAP. 

O laboratório segue duas das principais tendências da educação: a interdisciplinaridade de conhecimentos como artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática; e o movimento maker, em que os alunos colocam a mão na massa para praticar, experimentar, tirar ideias do papel e projetar soluções de forma autônoma e colaborativa. 

Todo o espaço foi projetado para que os alunos tenham autonomia, identifiquem, entendam e discutam problemas reais e complexos, analisem e construam soluções para estes problemas, fazendo ciência com as próprias mãos.  

A estrutura do laboratório conta com recursos diversificados, dos tipos analógico (morsas, moto esmeril, martelos e variados instrumentos de corte manual) e digital (cortadora laser, impressora 3D e notebooks), além de mobiliários flexíveis que podem ser adaptados de acordo com a proposta de cada projeto. No Maker-STEAM, todos os espaços auxiliam na promoção do conhecimento dos alunos e permitem múltiplas configurações. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados