fbpx

Alunos do Colégio FECAP realizam curta-metragem sobre o Metrô para a OBRAC

Os alunos do Colégio FECAP que estão participando da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC)...
Colégio | 29/10/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Os alunos do Colégio FECAP que estão participando da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) realizaram um curta-metragem sobre a história do Metrô durante a terceira etapa do evento.

O trabalho, coordenado pelo professor de Geografia Cassio Alves Garcia Prado, é fruto de uma pesquisa histórico-documental feita pelos estudantes Frederico Volpi Penteado, Heitor Cândido e Murilo Mercadante, do 1º ano, e Luís Felipe Dias Giuliani, do 2º ano.

O curta-metragem em formato de documentário mostra a pesquisa feita em relação ao planejamento e a execução das linhas do Metrô, sua integração com a CPTM e projetos de expansão, além das gravações realizadas pelos alunos nas estações. O mapa inspirador do trabalho foi feito pelos próprios alunos, inclusive com a conversão escalar, já que o mapa base utilizado não possuía escala. Além disso, o levantamento de dados, a edição do vídeo e a produção dos relatórios também foram realizados por eles.

Para a terceira etapa da OBRAC, além do curta, os alunos também apresentaram um vídeo com depoimentos sobre os processos de planejamento, pesquisa e criação do vídeo, um relato técnico sobre o trabalho e um relatório com a abordagem, a temática e o mapa base que serviu de inspiração para o curta.

Promovida a cada dois anos pelo Laboratório de Cartografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), a OBRAC conta com 5 etapas. O resultado da terceira etapa será divulgado no dia 3 de novembro.

Confira o curta-metragem dos alunos

Comprometimento dos alunos

Esta é a primeira vez que o Colégio FECAP participa da OBRAC. Para o professor Cassio, a participação da instituição em toda e qualquer avaliação externa serve tanto como motivação, quanto parâmetro para uma autoavaliação e reconhecimento das atividades feitas no Colégio FECAP, as quais muitas vezes são silenciosas, solitárias, mas contínuas e constantes. 

“Estamos envolvidos e nos organizando para a OBRAC desde o 1º semestre. Busquei fazer um trabalho de conscientização nos alunos sobre comprometimento, responsabilidade e coletividade, o que deu supercerto”.

Ele conta que, em vários momentos de resolução das provas teóricas das duas primeiras fases da olimpíada, os alunos reconheceram conteúdos dados em sala de aula e os aplicaram nas avaliações. Já em relação à execução do documentário, o professor destacou o comprometimento dos alunos com a proposta e com os prazos para finalização do material.

“Penso que o desempenho deles em cima deste trabalho vai além dos aspectos cognitivos e de conhecimento sobre o assunto. Trata-se aqui de parceria, de apoio, de coletividade, de comprometimento e até competitividade. Isso é o mais importante e, para mim, cada etapa que avançamos, é um reconhecimento desses valores e do esforço que estamos fazendo, por nós, pelo colégio, pela ciência, pela geografia e pela cartografia”.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados