fbpx

Colégio FECAP oferece 40 bolsas de estudo a alunos de baixa renda

O Colégio FECAP está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai oferecer...
Colégio | 07/10/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Colégio FECAP está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai oferecer 40 bolsas de estudo integral. Para concorrer às bolsas, oferecidas a alunos de baixa renda que ingressarem na 1ª série do Ensino Médio em 2022, os candidatos devem se inscrever de 7 de outubro a 11 de novembro no site da Vunesp

O programa de bolsas é uma das medidas afirmativas da FECAP que tem como objetivo oferecer oportunidades de ensino a estudantes egressos do ensino público com poucas condições financeiras. “Essa é uma ação muito concreta de transformação por meio da educação. Dessa forma, a fundação renova seu compromisso de levar uma educação de qualidade para toda a comunidade”, destaca o professor e diretor do Colégio FECAP, Marcelo Krokoscz. 

Para o Gerente de Projetos da FECAP, Ricardo Risso Grossert, um dos responsáveis pelo projeto e ex-bolsista da fundação, o programa de bolsas é uma grande chance para os candidatos terem acesso a uma educação técnica de qualidade, gerando reais oportunidades de empregabilidade. “Se hoje tenho uma situação profissional confortável e competitiva no mercado de trabalho, isso decorre especialmente do fato de eu ter recebido este benefício no passado. Trabalhar neste projeto é uma forma de retribuir à sociedade os mesmos benefícios que recebi”. 

Além de cursar os três anos regulares do Ensino Médio, os bolsistas também poderão escolher um dos cursos técnicos do colégio: Inteligência Artificial, Programação de Jogos Digitais, Informática, Publicidade, Multimídia, Produção de Áudio e Vídeo, Administração, Comércio Exterior, Finanças e Meio Ambiente. Estes cursos auxiliam os estudantes na escolha da futura carreira profissional e também os preparam para o mercado de trabalho. 

Novidades 

Neste ano, o número de bolsas oferecidas foi ampliado. “A proposta é que, a cada ano, o colégio ofereça 40 bolsas. Ou seja, nos próximos três anos, devemos ter 120 alunos bolsistas”, explica o diretor. Outra novidade é que a seleção dos estudantes será feita pela Vunesp, instituição referência na realização de vestibulares e concursos públicos, conferindo isenção e transparência ao processo seletivo do Colégio FECAP. 

Processo seletivo 

Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos devem estar cursando, em 2021, o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas, e ter perfil socioeconômico cuja renda familiar mensal per capita bruta não exceda o valor de até três salários mínimos federal por mês (R$ 3.300,00 por pessoa, em valores atuais). Clique aqui para ver todos os critérios previstos no edital. 

A avaliação será composta de 40 questões de múltipla escolha, divididas entre 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática, 5 questões de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), e 5 questões de Ciências Humanas (História e Geografia). 

A aplicação da prova está prevista para o dia 11 de dezembro, das 14h às 17h, nos campi da FECAP. O resultado do processo será divulgado no dia 7 de janeiro, nos sites da Vunesp e da fundação. 

Colégio FECAP 

O Colégio FECAP iniciou suas atividades em 1902 com a finalidade de formar jovens com excelência acadêmica e profissional. Desde então, é mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, instituição sem fins lucrativos. Suas instalações oferecem cerca de 30 mil metros quadrados de conforto, segurança e tecnologia educacional. 

Clique aqui para saber mais sobre o Colégio FECAP. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados