fbpx

Colégio FECAP treina professores para detecção de plágio em trabalhos de alunos

Os professores de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio FECAP passaram por um treinamento...
Colégio | 18/05/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Os professores de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio FECAP passaram por um treinamento para detecção de plágio em trabalhos e provas, por parte dos alunos. 

O treinamento foi ministrado pelo diretor do Colégio, Marcelo Krokoscz, que também é pesquisador do tema plágio. 

O Colégio recentemente adquiriu uma cota de créditos do software internacional de detecção de plágio PlagScan, considerado por um estudo europeu o melhor do mercado e que é usado, principalmente, por instituições acadêmicas. O programa compara os arquivos escritos pelos alunos com documentos da web, periódicos e arquivos internos, na busca por trechos, frases e citações copiadas irregularmente. 

Segundo Marcelo, o objetivo da ação é instruir os estudantes do Colégio para a correta citação de fontes e instigar a produção de conhecimento de qualidade na Instituição. 

Copiar trechos de obras não é plágio, desde que citada como reprodução, ou posta entre aspas, por exemplo. Parafrasear, ou seja, reproduzir a ideia de outro autor com suas palavras, sem fazer a atribuição de créditos da fonte, também é crime de plágio. Contudo, o que é conhecimento comum, por exemplo, pode ser reproduzido livremente. 

“Queremos fazer um trabalho educativo, mais preventivo do que punitivo. Se o aluno for identificado como tendo cometido plágio, vamos orientar e mostrar a melhor maneira de fazer citações e atribuir créditos às fontes, além de incentivar a produção original. Queremos que os alunos desenvolvam mais a habilidade crítica do que a repetitiva. A produção de conhecimento é o que mobiliza o desenvolvimento da humanidade”, diz. 

CANAL NO YOUTUBE SOBRE PLÁGIO 

O professor e diretor do Colégio FECAP, Marcelo Krokoscz, está publicando uma série de vídeos sobre plágio em seu canal no Youtube. 

Confira os vídeos clicando aqui!

O trabalho é fruto dos estudos do pesquisador, que é pós-doutorando em Ciência da Informação (USP), Doutor e Mestre em Educação (USP), licenciado em Filosofia (UNIFAI) e Pedagogia (UNIBAN), e bacharel em Teologia (ASSUNÇÃO). 

É autor dos livros Autoria e plágio: Um Guia para Estudantes, Professores, Pesquisadores e Editores e Outras palavras sobre autoria e plágio, ambos publicados pela Editora Atlas. É criador e editor do website www.plagio.net.br e do canal no YouTube identificado pelo próprio nome do pesquisador. 

No meio acadêmico, desenvolve pesquisas e apresenta conferências sobre autoria e plágio no processo de redação e publicação científica. Nas atividades como pesquisador, já teve trabalhos publicados no Brasil e no exterior. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados