fbpx

Curso on-line aborda estratégias para os negócios do futuro

Com objetivo de orientar profissionais a desenvolver habilidades de criação e soluções para as...
Extensão | 16/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Com objetivo de orientar profissionais a desenvolver habilidades de criação e soluções para as empresas que vislumbram a sustentabilidade, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) oferece o curso on-line “Estratégias Profissionais Para Negócios do Futuro, já: Design e Soluções”. 

Segundo o professor responsável, Laércio Bento, os “negócios do futuro” serão desenvolvidos a partir da produção de soluções fundamentadas em percepções de necessidades reais, cujas produções considerem fontes de matérias-primas sustentáveis. Novas formas de gestão e de produção precisam ser pensadas.  

“Vivemos num planeta único. Não temos um ‘planeta B’. Portanto, precisamos pensar em nossas limitações. As empresas precisam produzir com responsabilidade. Isso significa pensar e praticar, por exemplo, logística reversa. É preciso pensar em modos de produção que levem em conta o reprocessamento das matérias-primas. Chegamos ao limite, em muitas fontes. Os serviços dos catadores, por exemplo, devem ser compreendidos como de grande relevância. Eles transportam, pelas cidades, a matéria-prima de tudo”, explica.  

Na opinião do especialista, o segredo dos negócios do futuro passa por profissionais que sejam menos resistentes aos números. “Não fugir da Matemática” e imprimir desde muito cedo o espírito empreendedor, a exemplo de como fazem os norte-americanos.  

“Os profissionais, para início de conversa, precisam ser eternos aprendizes. Não temos bola de cristal para sabermos com certeza quais serão as profissões do futuro. No entanto, não é difícil imaginar a importância do conhecimento para que possamos compreender as mudanças, que deverão acontecer cada vez com maior rapidez. Resiliência, criatividade, inteligência emocional, ética, relacionamento, entre outras, serão as habilidades que facilitarão a vida do profissional”, aconselha Bento.  

Nesse momento, em que vivemos intensas mudanças, precisamos superar os impactos, compreendendo nossos potenciais. 

“Por isso, nesse curso, iniciamos uma proposta de compartilhamento de aprendizado. Hands on, ou pôr a mão na massa, para começar a perceber o potencial da criatividade. Não podemos esperar resultados diferentes, fazendo tudo do mesmo jeito como sempre foi feito. Nós mesmos precisamos fazer, se quisermos mudar. As mudanças estão em nossas mãos, ao nosso alcance. Só precisamos saber como fazê-las”, diz.  

O CURSO  

O curso aborda criatividade, gestão por processos, design thinking, entre outros temas. O curso é desenvolvido com base em conteúdos elaborados e apoiados com vídeos, slides, podcast, e-book e com testes de avaliação.   

O pré-requisito para participar é estar cursando, ou ter cursado, o Ensino Superior. O curso tem carga horária total de 30h, e acontece de 29 de março a 30 de abril. 

As inscrições são feitas pela internet até 30 de março, onde o aluno pode também encontrar mais informações sobre as atividades. INSCREVA-SE

O investimento para o curso é de R$ 498,00. Alunos e ex-alunos da FECAP têm desconto de 50%, pagando R$ 249,00. 

A FECAP oferece um certificado de conclusão, se o aluno atingir aproveitamento mínimo na avaliação on-line.  

SOBRE O PROFESSOR  

Laércio Bento é Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduação em e-Business e Gestão Empresarial, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Em março de 2008, iniciou o doutorado – como aluno especial – em Comunicação Social, na Universidade Metodista de São Paulo. Em outubro do mesmo ano, após aprovação em Processo Seletivo, passou a pertencer ao corpo de alunos regulares do doutorado. A conclusão do doutorado ocorreu com apresentação de tese em 11/12/2012.  

Foi coordenador do curso de Processos Gerenciais e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (2015/2018), presencial, além de ter sido professor na Universidade Metodista de São Paulo, em disciplinas presenciais e a distância, na área de Marketing, até junho de 2020.  

Membro do NDE – Nucleo Docente Estruturante dos cursos de Marketing, Logística, Gestão de Seguros (EaD) e Recursos Humanos da EGD – Escola de Gestão e Direito/UMESP. Membro da Comissão Editorial (2017) EGD. Foi professor-tutor do curso on-line, da Fundação Getúlio Vargas – RJ, na mesma área. Membro convidado do Comité Científico de la Colección Koiné de Comunicación y Ciencias Sociales extensible también para el «Consejo asesor científico» de la revista científica Communico, publicada pela USJ – Universidad San Jorge, Zaragoza, Espanha, para onde acompanhou turma de alunos em intercâmbio, em 2017.  

Desenvolve pesquisas em Redes Sociais, Mídia Social e Comunidades Online. Além da docência, atua na área Comercial e Relacionamentos da Quaestum Soluções Empresariais, uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas para transformação digital, como automatização por robôs digitais (RPA), Inteligência Artificial, Business Intelligence, Internet das coisas, entre outras, para todos os modelos de negócios. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados