fbpx

Saiba tudo sobre o Ensino Bilíngue do Colégio FECAP

Pensando em estudar no Colégio FECAP? Mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares...
Colégio | 23/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Pensando em estudar no Colégio FECAP? Mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), que oferece aos alunos a opção de cursar o Ensino Médio Bilíngue. Para tirar todas as dúvidas, a professora Maria Cláudia responde abaixo às dúvidas mais comuns sobre o curso. 

No Ensino Bilíngue, qual a principal diferença do Colégio FECAP para outras instituições? 

O Ensino Médio Bilíngue da FECAP é realizado em parceria com uma escola canadense, o que possibilita aos nossos alunos receber no final do programa o OSSD (Ontario Secondary School Diploma), como um aluno canadense.  

Os alunos cursam o high school canadense ao mesmo tempo que o Ensino Médio brasileiro. As matérias canadenses são realizadas on-line, com o acompanhamento de uma tutora local.  

É possível realizar os estudos no Canadá? 

Sim! Há um módulo internacional opcional no Canadá, realizado após a conclusão do Ensino Médio no Brasil. Os alunos estudam um semestre acadêmico em uma escola de Ensino Médio em Ontário. 

Caso o aluno decida terminar o curso no Brasil, pode ser necessária a realização de algumas matérias adicionais, que seriam realizadas no Canadá, dependendo dos planos futuros. Por exemplo: o aluno que deseja aplicar-se para uma universidade, provavelmente precisará realizar mais matérias, já que as universidades exigem um número maior de matérias a serem realizadas no último ano do Ensino Médio. 

O que o aluno vai aprender durante o curso Ensino Médio Bilíngue? 

O foco do curso são as matérias acadêmicas, estudadas em Inglês. O aprimoramento das habilidades na língua inglesa é uma consequência.  

Além do inglês, os alunos estudam matérias que são relevantes para seus estudos futuros. Por exemplo: um aluno que pretende estudar Engenharia fará Matemática, enquanto outro que deseja seguir uma carreira na saúde fará Biologia.  

Os cursos foram planejados para serem realizados online, com atividades diferenciadas e interativas. Além disso, a plataforma é de fácil navegação, o que permite que os alunos realizem suas atividades a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Por isso, é necessário que dediquem um número de horas ao EM Bilíngue, além das tutorias realizadas na FECAP, duas vezes por semana. 

Qual é o principal benefício ou diferencial no mercado de trabalho para o aluno que tem o Ensino Médio Bilíngue no currículo? 

O nosso principal diferencial é oferecer acesso ao sistema escolar canadense, que é um dos mais respeitados do mundo (o Canadá é o país de língua inglesa que teve o melhor resultado no último PISA, sendo que o currículo de Ontário tem resultados acima da média nacional) e diversificados do mundo. 

Além disso, são desenvolvidas habilidades não acadêmicas essenciais para o futuro no Ensino Superior e no mundo do trabalho, como: 

  • consciência global (através da discussão de temas e eventos atuais e problemas mundiais reais); 
  • pensamento crítico (através da discussão de problemas complexos e atividades baseadas em investigação que envolvem diferentes perspectivas); 
  • comunicação e respeito à diversidade cultural (oportunidades reais e diversas para fazer conexões pessoais e expressar pensamentos, ideias e emoções); 
  • fluência digital (exposição a múltiplas ferramentas digitais); 
  • mentalidade de crescimento (foco na busca do crescimento pessoal através da consciência pessoal e estabelecimento de metas individuais, desenvolvimento da responsabilidade e autonomia).  

Já para os alunos que desejam fazer faculdade no exterior, podemos destacar: 

  • planejamento do currículo para que os alunos tenham os requisitos para serem aceitos em colleges e universidades (os critérios de admissão são diferentes para colleges e universidades); 
  • parceria com colleges e universidades, o que torna o processo de aplicação mais fácil; 
  • para quem deseja aplicar para uma universidade no Canadá, no processo de aplicação, são considerados como alunos domésticos, para os quais há um número maior de vagas (mas ainda pagam as taxas de alunos internacionais); 
  • possibilidade de bolsas de estudo para alunos com bom desempenho acadêmico (não são bolsas integrais, e os valores variam de acordo com a instituição e cursos). 

Para os alunos que desejam fazer faculdade no Brasil, também há benefícios: 

  • experiência com o inglês acadêmico, 
  • diferencial no currículo para futuras oportunidades de estudo no exterior e no mundo do trabalho. 

O COLÉGIO 

O Colégio FECAP conta com a mesma tradição e qualidade da FECAP, primeira escola de negócios do Brasil, que forma profissionais de ponta há mais de um século. 

O Ensino Médio no Colégio FECAP é pautado em ações pedagógicas e educacionais que possibilitam ao aluno aprender os conteúdos escolares desenvolvendo habilidades que sustentam o prosseguimento dos estudos nos cursos superiores, por isto também prepara os alunos para obter ótimos resultados no Enem e nos vestibulares das melhores universidades. 

Através do Projeto Universidade, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio podem participar de um curso preparatório para vestibulares no período da tarde, sem custo adicional nas mensalidades. 

A infraestrutura conta com cerca de 30 mil metros quadrados de conforto, segurança e tecnologia educacional, além de ser localizado na Liberdade. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados