fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado FECAP, William conta como foi a experiência

William Shibuya é um ex-aluno do Mestrado da FECAP. Após 15 anos no meio corporativo, ele fez...
Mestrado | 22/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

William Shibuya é um ex-aluno do Mestrado da FECAP. Após 15 anos no meio corporativo, ele fez a transição para atuar na área acadêmica e atualmente é assistente de pesquisa na Universidade de Houston, nos EUA, como parte do programa de PhD. 

A seguir, ele fala um pouco sobre a experiência de ter cursado o Mestrado da FECAP e dá dicas para quem também quer ingressar no curso e na carreira acadêmica. 

Qual sua trajetória profissional e de vida antes de entrar na FECAP? 

Eu cresci no interior de São Paulo. No começo da adolescência, eu morava em uma cidade pequena, que nem sequer tinha uma biblioteca, isso antes da época da internet. Como lá as possibilidades de futuro eram muito limitadas, saí da casa dos meus pais aos 14 anos, me mudando do Interior para a Capital para fazer um curso técnico de eletrônica. 

Depois, cursei Administração na USP, mudando minha carreira de eletrônica para Administração no segundo ano da faculdade. Segui na área, trabalhando em diversas empresas de diversos portes. Minha carreira foi principalmente na área de Finanças, embora eu tenha atuado nas várias áreas de administração, como é comum no Brasil. Após 15 anos no meio corporativo, eu fiz a transição para atuar na área acadêmica.  

Como é o seu trabalho hoje? Qual seu cargo e em qual empresa? Tem alguma ligação com o Mestrado da FECAP? 

Hoje eu sou assistente de pesquisa na Universidade de Houston, nos EUA, como parte do programa de PhD.  

Tem uma ligação enorme com o mestrado da FECAP, pois tudo começou durante o processo de orientação para a dissertação de mestrado. Foi o professor Edson Barbero quem primeiro falou que, se eu quisesse continuar na linha que eu estava trabalhando, eu deveria avaliar oportunidades no exterior. E diversos professores do mestrado da FECAP me apoiaram nesse processo depois disso.  

Eu faço pesquisas relacionadas a branding, baseadas nas análises econométricas de bases de dados que rastreiam a evolução das percepções dos consumidores americanos a respeito de centenas de marcas. Eu também atuo em outras atividades da universidade, como a organização de congressos. E recentemente eu fui o professor do curso de Estratégia e Planejamento de Marketing.  

Porque escolheu a FECAP para cursar o Mestrado? 

Já atuando na área acadêmica, a importância do mestrado para o crescimento profissional ficou mais clara. Na época eu trabalhava como professor na área de Administração e Negócios do Senac, quando o gestor da área veio conversar a respeito comigo, uma vez que o Senac possuía bolsas para apoiar.  

Para o Senac, tinha dois critérios que seriam importantes. Um é que fosse uma instituição com boa reputação. E como eu atuava muito com finanças e contabilidade, a FECAP era uma candidata forte, considerando sua reputação e história nesse campo. Outro critério é que fosse algo compatível com meu horário de trabalho no Senac. E o fato de a FECAP oferecer o mestrado à noite foi essencial na escolha.  

Como foi estudar na FECAP? 

Tanto os professores quanto os colegas de classe eram excelentes. E, obviamente, isso torna tudo muito melhor. Então, estudar na FECAP foi uma grande experiência.   

O título de Mestre da FECAP foi um diferencial na sua carreira? Como? 

Eu diria que o diferencial não foi o título em si, mas o aprendizado e as experiências relacionadas ao mestrado. Eu provavelmente não teria conseguido vir para os EUA sem o conhecimento de econometria, ou sem a participação em um congresso acadêmico do porte do EnANPAD.  

Destaca algum programa, projeto, aula ou professor que o incentivou ou levou a alguma conquista profissional durante o curso? 

Eu acredito que a participação no EnANPAD que eu mencionei, com toda a preparação pra isso acontecer. Isso certamente chama a atenção, poder apresentar minha pesquisa entre a elite dos pesquisadores em Administração do Brasil. 

Como foi o desenvolvimento da sua dissertação? Qual assunto e tema? Qual linha de pesquisa seguiu no Mestrado em Administração? 

Eu entrei no Mestrado na linha de Finanças Corporativas e Controladoria, já com algumas ideias sobre o que eu gostaria de pesquisar. Durante minha carreira profissional em finanças, ficou claro pra mim que grande parte dos principais problemas financeiros das empresas não estão na verdade relacionados a finanças. Mas sim a outras áreas das empresas.  

Um exemplo claro é a relação entre marketing e finanças, já que o marketing pode afetar receitas, despesas, e riscos da empresa. O desenvolvimento foi no sentido então de transformar minhas ideias mais gerais em algo específico, e então buscar maneiras de realizar o que eu tinha em mente.  

Acabei pesquisando como a rentabilidade das empresas é afetada pela qualidade no atendimento a reclamações dos consumidores. Considerando a importância do lucro, e como as empresas costumam estar despreparadas ou desinteressadas em atender a reclamações, o desenvolvimento foi muito relacionado à integração das teorias e métodos acadêmicos com a realidade vivida pelas empresas e pelos consumidores no Brasil.  

Recomendaria a FECAP para outro estudante? 

Certamente. Não só recomendaria, como já recomendei a algumas pessoas. 

Gostou da história do William? Você também pode iniciar a mudança na sua carreira e vida.

Acesse o site do Mestrado FECAP e saiba mais sobre o curso

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados