fbpx
voltar ao topo

Ex-aluno do Mestrado da FECAP lança livro: “Os potenciais efeitos das fintechs na promoção da cidadania financeira dos negros no Brasil”

O ex-aluno do Mestrado em Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado...
Alumni | 28/04/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado em Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Daniel Fógos, acaba de lançar o livro “Os potenciais efeitos das fintechs na promoção da cidadania financeira dos negros no Brasil”.

Fógos diz que a obra representa não apenas a realização de um sonho pessoal, mas também mais um tijolinho na construção das pontes para a transformação socioeconômica da maioria da população brasileira. Afirma, ainda, que o trabalho, além de trazer os resultados da pesquisa acadêmica, tem o compromisso com a promoção da cidadania financeira para todos os cidadãos.

No livro, de maneira inédita, o autor e Alvarista explora como as startups financeiras podem ser capazes de promover a cidadania financeira da maioria da população brasileira – a população negra – pontuando uma visão detalhada dos desafios enfrentados por esta população no exercício dos seus direitos e deveres de gerenciar bem seus recursos financeiros e dos resultados surpreendentes.

“Como, através da educação, pude não apenas ampliar os meus horizontes acadêmicos, mas também fortalecer a minha identidade e a capacidade de compreender as questões sociais que permeiam a realidade da população negra no Brasil, este livro, é, portanto, uma expressão do meu compromisso na contribuição da promoção da igualdade e da justiça social, por meio da educação como ferramentas de transformação social”, diz.

O estudo foi conduzido por meio de questionários e entrevistas, que captaram as percepções e sentimentos de um grupo de consumidores negros em relação aos produtos financeiros oferecidos tanto por instituições financeiras tradicionais quanto por fintechs.

“Ao longo da minha trajetória, tenho buscado maneiras de impactar positivamente o mundo ao meu redor. Colegas de trabalho, clientes, parceiros, colegas de salas etc., no propósito de cumprir o meu papel como agente de transformação. Este livro é um dos resultados destes esforços. Nele, compartilho além da transformação digital e os seus efeitos nos serviços financeiros com o advento das fintechs, o bem estar financeiro do cidadão brasileiro que o Banco Central do Brasil tem incorporado como mais um dos seus objetivos resultando na cidadania financeira, como também algumas percepções e sentimentos do consumo da população negra brasileira quanto aos serviços financeiros”, acrescenta.

A pesquisa revelou o potencial das fintechs na promoção nas dimensões da inclusão e educação financeira. No entanto, Fógos também destaca a necessidade de avanços para garantir a proteção do consumidor negro e a sua participação, como um ator, no desenvolvimento do sistema financeiro.

“Durante o meu mestrado na FECAP, tive contato com colegas de sala e muitos docentes, mas destaco aqui os professores Edson Barbero, Jésus Gomes e o Ahmed El Khatib, que, por meio de conversas e atividades, desempenharam papéis fundamentais no desenvolvimento da minha pesquisa que culminou no livro. Os conhecimentos adquiridos nos bate-papos, nas aulas, atividades e orientações contribuíram de maneira significativa para a elaboração deste estudo inovador”, afirma.

O autor acredita que a literatura tem o poder de provocar reflexões, ampliar horizontes e gerar diálogos importantes na construção de pontes. “Com isso em mente, espero que meu livro possa ser uma ferramenta para impulsionar discussões relevantes e, quem sabe, influenciar positivamente a maneira como enfrentamos os desafios e enxergarmos oportunidades. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo dessa jornada e convido vocês a fazerem parte desse movimento de transformação. Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo, justo e prospero para todos”, finaliza.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados