fbpx

Alunos respondem o que aprenderam sobre o Século XX

Objetivo da atividade foi  que eles elaborassem suas próprias reflexões sobre esses eventos e...
Colégio | 26/08/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Objetivo da atividade foi  que eles elaborassem suas próprias reflexões sobre esses eventos e conseguissem identificar desdobramentos nos dias atuais.

Os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio Regular e Técnico do Colégio FECAP perderam um pouco da timidez. Após estudarem importantes eventos do Século XX, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, Regimes Totalitários, Revolução Russa e a Crise de 1929, nas aulas de História, os estudantes tiveram que responder a seguinte pergunta, em forma de vídeo: o que o Século XX me ensinou?

Confira os vídeos!

ATIVIDADE

Segundo o professor responsável pela atividade, Paulo Henrique Oliveira, o objetivo era que eles elaborassem suas próprias reflexões sobre esses eventos e conseguissem identificar desdobramentos nos dias atuais.

“Era objetivo também que eles produzissem pequenos textos, que orientaram as falas apresentadas nos vídeos. Com isso, eles mobilizaram o seu próprio repertório cultural, adquirido nas discussões durante as aulas, e expressaram-se na linguagem verbal, englobando as duas modalidades: escrita e oralidade”, diz.

O resultado foi a produção de pequenos vídeos com respostas próprias, alguns individuais, outros em grupo. As respostas deveriam ser gravadas em formato de vídeo, com a duração máxima de 3 minutos. Os alunos tiveram a liberdade de escolher se queriam fazer a atividade em grupo ou individualmente. As respostas deveriam ser reflexões sobre os temas, relacionando seus desdobramentos com a sociedade contemporânea. Eles também podiam fazer edição, intercalar as falas dos integrantes, acrescentar efeitos sonos e visuais.

“Neste período de aulas remotas, em decorrência da pandemia, os alunos estão mais introvertidos durante as aulas. Por estarem em suas casas, em um ambiente pessoal, eles estão tímidos para abrirem suas câmeras e se expressarem-se oralmente, como ocorria nas aulas presenciais. Assim, pensei em juntar uma atividade ligada ao conteúdo que estávamos estudando com a tentativa de fazê-los expressarem-se”, comenta.

Segundo o educador, as turmas gostaram da proposta apresentada e informaram que o formato desta atividade era dinâmico e significativo para eles, pois não tinham apenas que responder questões sobre os temas estudados: tiveram a liberdade de expressar o que aprenderam de maneira mais criativa.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados