fbpx

Webinar discute acordo Mercosul-União Europeia no contexto da pandemia de Covid-19

O projeto “Webinar Series”, realizado pela Cátedra Jean Monnet (Cofinanciada pela União...
Extensão | 08/07/2020
Compartilhe :

O projeto “Webinar Series”, realizado pela Cátedra Jean Monnet (Cofinanciada pela União Europeia) e o Instituto Brasil-União Europeia, com o apoio da coordenação do Curso de Relações Internacionais e do CARI – Centro Acadêmico de Relações Internacionais, promovem o webinar “Acordo Mercosul-União Europeia no Contexto da Pandemia de Covid-19″. O encontro acontece no próximo dia 09 de julho, as 17 horas, por meio da plataforma Zoom, e as inscrições podem ser feitas por este link: https://forms.gle/WzRsNcQ1BspY9k4X8

O convidado para a discussão é o Prof. Dr. Marcus Maurer de Salles, ex-Consultor Jurídico do Mercosul (2015-2020) e professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A mediação será feita por Prof. Dr. Daniel Campos de Carvalho, professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e professor Convidado da Cátedra Jean Monnet FECAP. 

Após 20 anos de negociações, Mercosul e União Europeia selam acordo de livre comércio. Contudo, para entrar em vigor, o acordo ainda precisa tanto de avaliação jurídica quanto do aval do Parlamento europeu e dos legislativos de cada país-membro dos blocos. Parece ainda haver, por parte dos países europeus, resistência de diversas naturezas que impedem a ratificação do acordo. 

WEBINAR SERIES 

A Cátedra Jean Monnet FECAP e o Instituto Brasil-União Europeia, realizaram uma série de Webinars analisando a atuação da União Europeia frente a pandemia de Covid-19, também em diálogo com as ações empreendidas na América Latina e mais especificamente no Brasil.  

Dentre os temas tratados, estão os de segurança internacional, segurança alimentar e políticas agrícolas, o Acordo de Mercosul-União Europeia e o impacto da pandemia sobre os grupos mais vulneráveis. Os debates conduzidos por professores que compõem a Cátedra Jean Monnet FECAP e por professores brasileiros e europeus, reuniram estudantes e profissionais de todo o Brasil interessados nos temas.  

Para a Profa. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet, o Webinar Series “traz um conjunto de diálogos qualificados que aproximam e tensionam as experiências europeias e as latino-americanas e brasileiras frente ao contexto pandêmico. Oportunidade de fazer o conhecimento circular e ser construído ao vivo com professores daqui e de fora do Brasil juntamente com estudantes da FECAP e também externos a ela“.  

CONFIRA OS WEBINARS REALIZADOS: 

O impacto da Covid-19 sobre a Segurança Alimentar e as Políticas Agrícolas na América Latina e União Europeia 

No dia 10/06, o Prof. Dr. Thiago Lima (UFPB) e a Profa. Dra. Kirstyn Inglis (PhD pela Universidade de Ghent, Bélgica) discutiram os impactos da COVID-19 sobre a segurança alimentar e as políticas agrícolas na América Latina e União Europeia. O debate foi mediado por Rafael Miranda, Coordenador Executivo do Instituto Brasil-UE e Cátedra Jean Monnet.  

A pandemia já impacta todo o sistema alimentar mundial.  Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) a pandemia de COVID-19 deve afetar o acesso das pessoas à comida a médio e longo prazo, especialmente as economias mais vulneráveis, onde os impactos econômicos serão sentidos com mais força. 

Estratégias de Segurança para América Latina e União Europeia face ao Covid-19

No dia 19/05, a Profa. Dra. Maria Raquel Freire, titular da Cátedra Jean Monnet (Universidade de Coimbra), e a Profa. Dra. Marília Carolina Pimenta, coordenadora da Graduação em Relações Internacionais e Pós-Graduação em Negócios Internacionais (FECAP), abordaram os diversos impactos da Covid-19 sobre a Segurança Internacional na América Latina e na União Europeia. A conversa foi mediada pela Profa. Dra. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet (FECAP). 

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, aponta que “…a pandemia também representa uma ameaça significativa para a manutenção da paz e segurança internacionais – potencialmente levando a um aumento da agitação social e da violência que prejudicaria enormemente nossa capacidade de combater a doença”.

Uma atuação global da União Europeia frente ao Covid-19? As políticas externas europeias e a ênfase em vulnerabilidades

No dia 29/04, a Profa. Dra. Cláudia Marconi, Titular da Cátedra Jean Monnet (FECAP) e a Profa. Dra. Carolina Pavese, professora de Relações Internacionais (ESPM) e Professora Convidada da Cátedra Jean Monnet FECAP, discutiram a atuação da União Europeia frente à crise de saúde global do Covid-19, com especial ênfase nas políticas externas e seus impactos sobre os grupos mais vulneráveis. 

Para mais informações sobre as atividades da Cátedra Jean Monnet FECAP, siga @catedrafecap no Instagram. Entre em contato também pelo e-mail europa@fecap.br.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTARAM

Quer saber mais sobre FECAP?