fbpx

Alunos aprendem a fazer biofertilizante e pesticida de baixo custo

Os alunos de um 1º ano do Ensino Médio Técnico em Meio Ambiente aprendem a...
Colégio | 10/06/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Os alunos de um 1º ano do Ensino Médio Técnico em Meio Ambiente aprendem a fazer biofertilizante e pesticida de baixo custo durante atividade da disciplina Práticas em Química Ambiental. 

Segundo a professora responsável pelo trabalho, Hélia Aparecida Silvao objetivo foi mostrar que podemos combater algumas pragas e repor os nutrientes das plantas com o que temos em casa, sem precisar utilizar substâncias que fazem mal ao meio ambiente e à saúde. 

A ideia para a atividade surgiu a partir de uma aula sobre agrotóxicos e fertilizantes, quando os alunos conheceram um pouco sobre a classificação, função e como essas substâncias agem no meio ambiente. Vimos também algumas rotas de contaminação da água por pesticidas e fertilizantes. A partir disso, sugeri que fizessem experimento NPK natural (biofertilizante) e os pesticidas de baixo custo para o combate de ácaros nas plantas, ambos com materiais que eles tinham em casa, como casca de banana, borra de café, óleo vegetal, casca de ovo e sabão em pedra”, explica. 

Mesmo com as limitações impostas pela quarentena do coronavírus, os alunos usaram a criatividade na execução dos vídeos dos experimentos, mostrando até a forma de aplicação nas plantas dos canteiros de suas residências, e que qualquer pessoa pode fazer o mesmo. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados