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Confiança dos empresários do comércio do Estado de São Paulo continua em baixa

A confiança dos empresários do comércio do Estado de São Paulo continuou em baixa em...
Extensão | 06/03/2020
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A confiança dos empresários do comércio do Estado de São Paulo continuou em baixa em fevereiro. O Índice IFECAP do mês identificou novamente em sua pesquisa uma leve redução nas expectativas (-0,4%), na comparação com o mês de janeiro. O índice está em 128,66 pontos, valor que mostra estado modesto de otimismo. Na comparação com fevereiro de 2019, o IFECAP registrou uma redução ainda maior, de 1,1%.

Neste mês, o Índice Momento Atual dos Negócios, que costuma apresentar maior flutuação, voltou a diminuir, queda de 4,9% na comparação com o mês anterior e chegou a 109,65 pontos na série com ajuste sazonal. O valor também está abaixo do verificado em 2019, quando o índice estava em 113,75 pontos.

A pesquisa indica frustração em todos os indicadores relativos à atividade atual, sendo que o Índice Momento Atual das Vendas encolheu 5,4%; o Índice Momento Atual das Encomendas teve queda de 2,6%; e o Índice da Situação Geral dos Negócios apresentou redução de 6,6%.

Contudo, o Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, aponta otimismo e cresceu um pouco mais em fevereiro, atingindo 157,18 pontos, aumento de 4,9% em relação ao mês anterior e 1,7% acima das expectativas verificadas em fevereiro de 2019.

O Índice Futuro das Encomendas apresentou forte crescimento de 7,3% e o Índice Futuro das Vendas também registrou aumento de 2,7% na comparação com o mês anterior.

ÍNDICE IFECAP

O IFECAP, Índice FECAP de Expectativa nos Negócios, é realizado há mais de 12 anos e consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. A coleta de dados avalia mensalmente a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses. A pesquisa é realizada sempre na semana do dia 15 do mês corrente, captando a percepção do empresário em relação às micro, pequenas, médias e grandes empresas.

O IFECAP divide-se em três indicadores:

• Índice Momento Atual: corresponde às respostas dos empresários sobre suas encomendas atuais a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

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