fbpx

Curso discute como os direitos humanos e a democracia da União Europeia impactam o Brasil e a América Latina

Curso discute como os direitos humanos e a democracia da União Europeia impactam o Brasil e a...
Extensão | 04/02/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp
Curso discute como os direitos humanos e a democracia da União Europeia impactam o Brasil e a América Latina
A Cátedra Jean Monnet de Estudos Europeus, sediada na FECAP, abre inscrições de 05 a 14 de fevereiro para 50 vagas gratuitas do curso “Grupos Vulneráveis e as Políticas Externas Europeias para os Direitos Humanos e Democracia”. As aulas acontecem de 06/03 a 22/06, sempre às sextas-feiras, das 17h10 às 18h50, no campus Liberdade da FECAP (Av. Liberdade, 532 – São Paulo).

A organização do projeto selecionará os candidatos e até o dia 18/02 será divulgada a lista com os contemplados com o curso. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Podem participar estudantes de Graduação e Pós-Graduação, especialistas e demais interessados no tema. O curso, com total de 40 horas, será ministrado em português, com exceção dos dois dias de European Day Campus, que receberá professores convidados nos idiomas inglês e espanhol.

Segundo a responsável e titular da Cátedra Jean Monnet, Profª Drª Cláudia Marconi, o curso avaliará a política de direitos humanos e democracia da União Europeia e o impacto que eles têm sobre grupos vulneráveis no mundo, com especial ênfase na América Latina e no Brasil.

“A Cátedra Jean Monnet tem como objetivo treinar, pesquisar e ensinar sobre a Política Externa Europeia para os Direitos Humanos e a Democracia, como instrumento estratégico da ação externa da União Europeia e para suas relações com o Brasil e a América Latina, para um público mais amplo de estudantes, jovens pesquisadores, professores, empresas, governos e profissionais do terceiro setor”, explica Cláudia.

Haverá emissão de certificado com a chancela da FECAP e da Cátedra Jean Monnet da Comissão Europeia para os alunos que tiverem frequência mínima de 70%.

O curso é continuação de um programa de certificação de três módulos. O primeiro, “Políticas Externas Europeias para os Direitos Humanos e Democracia”, aconteceu em outubro do ano passado. O terceiro, “Parceria Estratégica Brasil-União Europeia: Implementação e Intervenção de Políticas”, está previsto para setembro. Para alunos que concluírem os três módulos, haverá emissão de certificação internacional do programa. Os módulos ainda são válidos como horas de atividade complementar para graduandos.

CONFIRA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

(06/03) – Apresentação do Programa;

(13/03) – Vulnerabilidade como uma construção política: o conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para a UE;

(20/03) – Os direitos humanos e sua aplicação a vulnerabilidades especificas;

(27/03) – A proteção internacional de grupos vulneráveis;

(03/04) – A proteção de grupos vulneráveis na UE;

(10/04) – Feriado;

(17/04) – As Políticas de Direitos Humanos e Democracia da UE e seus impactos sobre grupos vulneráveis;

(24/04)– Estudo de Caso I;

(01/05) – Feriado;

(08/05) – Estudo de Caso II;

(15/05) – Estudo de Caso III:

(22/05) – Estudo de Caso IV;

(29/05) – Estudo de Caso V;

(05/06) – Estudo de Caso VI;

(12/06) – A América Latina como alvo das políticas externas da UE para Direitos Humanos e Democracia e seus impactos sobre grupos vulneráveis;

(19/06) – Considerações Finais

Estudos de Caso:

Direitos das Mulheres; Direitos das pessoas LGBTI; Direitos das pessoas migrantes e dos refugiados; Discriminação contra as pessoas negras; Defensores de Direitos Humanos; Pessoas com Deficiência;

European Day Campus:

Neste módulo, haverá um dia de imersão com especialistas no tema “Perspectivas e Política da Inovação da UE”. Data a definir.

CÁTEDRA JEAN MONNET DE ESTUDOS EUROPEUS

Projeto de impacto nacional e internacional, desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com financiamento da União Europeia. A FECAP sedia

a Cátedra desde setembro de 2019, depois de ter o projeto aprovado em meio a outras 1315 candidaturas, sendo que apenas 285 foram selecionadas para obter o apoio financeiro.

Saiba mais

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados