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Professor da FECAP pesquisa dinâmica de aulas durante a pandemia

O professor da FECAP Roberto Falcão realizou uma pesquisa junto às instituições sobre a...
Pós-Graduação | 24/08/2020
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O professor da FECAP Roberto Falcão realizou uma pesquisa junto às instituições sobre a pandemia e a postura que as universidades tiveram com relação às aulas e cursos durante a pandemia da Covid-19

O professor da FECAP e membro da Associação Nacional de MBA (ANAMBA), Roberto Falcão, realizou recentemente uma pesquisa junto às instituições associadas sobre a pandemia e a postura que as universidades tiveram com relação às aulas e cursos durante a pandemia da Covid-19. Além da FECAP, outras oito importantes escolas de negócio responderam ao levantamento: FIA Business School, Insper, ESPM, FGV-EAESP, Saint Paul, IMED, FACAMP e UNIGRANRIO.

Os resultados foram os seguintes:

  • 66,3% das faculdades adotaram a plataforma Zoom para a transmissão das aulas, seguido por Blackboard Collaborate (27,3%) e Microsoft Teams (9,1%);
  • Como AVA, a maioria utilizou o Blackboard (36,4%), seguido de Canvas (27,3%), Moodle e D2L (ambos com 18,2%);
  • 45,5% das IEs tiveram evasão de alunos inferior a 10% dos estudantes. 36,4% das universidades perderam entre 10 e 20% dos matriculados, enquanto 18,2% não perderam alunos;
  • Com exceção das disciplinas que exigem atividade prática (Odonto e Estética, por exemplo), as instituições migraram 100% de suas disciplinas para o formato telepresencial (síncrono à distância). Tais disciplinas foram suspensas.
  • O estudo também identificou inovações e mudanças no processo de ensino-aprendizagem. As universidades incluíram recursos de tecnologia da informação, como ampliação da utilização do ambiente online (LMS) em diversos cursos de educação executiva, MBAs, Especializações e Graduação; além de terem investido em capacitação de docentes para uso da plataforma e recursos adicionais para manter a atenção e participação dos alunos.
  • Quanto à readequação do formato das aulas, não houve alteração de conteúdo. Houve alteração no formato das disciplinas e adaptação para interação com os estudantes, alterando a sequência de algumas disciplinas
  • “A maior mudança foi o formato das aulas que passou a ser virtual. Além disso, as universidades passaram a oferecer mais conteúdos, por meio de webinars e outros eventos. Parte do conteúdo também foi aberto para a sociedade em geral”, diz Falcão.
  • A maioria das universidades também prevê, havendo autorização das autoridades, a retomada de aulas presenciais, garantindo a segurança dos estudantes, professores e colaboradores.

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