fbpx
voltar ao topo

Alunos da FECAP criam foodtrucks em desafio prático de empreendedorismo 

Na disciplina de Empreendedorismo Digital e Desenvolvimento de Novos Produtos, do curso de...
Graduação | 09/10/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Na disciplina de Empreendedorismo Digital e Desenvolvimento de Novos Produtos, do curso de Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), os alunos enfrentaram um desafio saboroso e repleto de inovação: a criação de foodtrucks para um festival gastronômico. Sob a orientação do professor Artur Motta, especialista em metodologias ativas de aprendizagem, os estudantes vivenciaram na prática como transformar uma ideia em um negócio real. 

O projeto desafiou os alunos a desenvolverem uma proposta de valor única para seus foodtrucks, determinando seu diferencial competitivo no mercado. Eles foram responsáveis por todas as etapas do processo, desde a criação da identidade de marca — com definição de cores e logotipo — até a elaboração de receitas exclusivas para seus produtos. Além disso, os alunos tiveram que planejar minuciosamente a produção dos alimentos, criando fichas técnicas que especificavam todos os ingredientes necessários. 

O planejamento financeiro foi uma parte crucial da atividade. Utilizando conceitos como a análise de custos e o markup, os alunos calcularam o preço de venda ideal para seus produtos, considerando despesas como ingredientes, depreciação de equipamentos e concorrência. Essa abordagem permitiu que os futuros administradores compreendessem como precificar adequadamente, gerando lucro e competitividade no mercado. 

A atividade não ficou restrita ao planejamento. Demonstrando alto engajamento, os alunos decidiram levar suas receitas para a sala de aula, compartilhando os resultados com os colegas. O resultado? Uma aula divertida, interativa e, claro, cheia de sabor, que mostrou o impacto prático de metodologias ativas no ensino de empreendedorismo. 

“A proposta de criar um foodtruck e levá-lo da ideia à execução trouxe uma dinâmica incrível para a aula. Os alunos viram o resultado de seu trabalho acontecendo na prática, o que gera uma experiência de aprendizado muito mais rica”, destacou o professor Artur Motta. 

Com uma metodologia 100% aplicada, a atividade proporcionou aos estudantes um aprendizado imersivo, preparando-os para enfrentar desafios reais do mercado com criatividade e planejamento estratégico. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados