A ação solidária é fruto da 7ª Edição do Projeto Lideranças Empáticas, uma iniciativa inovadora de ensino-aprendizagem que alia fundamentos da administração à vivência concreta de valores sociais e éticos, preparando futuros líderes conscientes e comprometidos com a transformação das organizações e da sociedade. O projeto promove a formação prática de estudantes por meio de desafios reais de liderança, e é coordenado pelos professores Jésus Gomes e Edson Barbero.
Fotos:Renato Souza
Mais do que uma ação solidária, o Projeto Lideranças Empáticas é uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem, que integra teoria, prática, reflexão crítica e impacto social. Nesta 7ª edição, mais de 300 estudantes, organizados em 43 grupos, atuaram com o apoio de cerca de 50 executivos(as) de cinco países (Brasil, Espanha, França, Argentina e Estados Unidos), culminando na arrecadação de mais de 25 toneladas de alimentos, doadas à ONG Instituto Alma.
O projeto nasceu do desejo de aproximar a formação em Administração das complexidades do mundo real. Desde o primeiro dia de aula, os estudantes são desafiados a formar pequenas equipes que funcionam como empresas reais: estabelecem missão, visão, metas, estratégias, plano de marketing, logística, gestão de equipe, finanças e relatórios. Cada grupo é acompanhado por um(a) mentor(a) executivo(a), que oferece feedbacks, provoca reflexões e inspira com sua trajetória profissional.
“O Projeto foi concebido para que os estudantes não apenas aprendam a liderar, mas que compreendam a importância da empatia como competência essencial na gestão contemporânea”, explica o professor Jésus Gomes, um dos idealizadores da iniciativa, juntamente com o Prof. Edson Barbero.
As campanhas de arrecadação, longe de serem um fim em si mesmas, funcionam como um laboratório vivo de aprendizagem, em que os estudantes enfrentam dilemas, aprendem a colaborar, superam desafios e se engajam em causas sociais concretas.
Executivos como Roberto Martins (CEO da Brinks), Luciana Caletti (CEO da Sundae Education, em Barcelona), Neilson Reis (sócio da Propz CRM), Michelle Beralde (FJORD Brasil), Edosa Obayagbona (CFO da Lummus Appoints, Estados Unidos), Juliana Néri (Harting Group), João Alberto Viol e Osires Garofalo (JHE Engenharia) compartilham experiências inspiradoras como mentores ao longo do projeto.
O encerramento oficial da 7ª edição ocorrerá no dia 13 de junho, no Teatro FECAP, com a cerimônia de reconhecimento aos grupos de destaque, entrega de certificados e celebração dos resultados. Para as famílias atendidas pela ONG, contudo, o impacto já está em curso. Cada quilo de alimento entregue, carrega uma rede de aprendizagem, solidariedade e liderança em ação.