Whatsapp
ASA
Tour Virtual
A professora da pós-graduação de Gestão Estratégica de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Debora Miceli, vai apresentar um artigo no EnANPAD 2024, o artigo aborda o tema de “Burnout em Líderes”.
O EnANPAD é o principal encontro de profissionais, pesquisadores e estudantes da área de Administração do Brasil, sendo uma realização da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).
O evento acontece entre os dias 16 e 18 de setembro em Florianópolis/SC, e este ano tem como tema central: “Repensando o papel das organizações em um mundo de tensões geopolíticas, desigualdades sociais e crise ambiental”.
O artigo é derivado da tese de doutorado de Debora e explora a síndrome de Burnout em líderes executivos no Brasil sob a ótica da Teoria da Conservação de Recursos (COR), incorporando um diálogo teórico inovador entre o Maslach Burnout Inventory (MBI) e a Burnout Assessment Tool (BAT).
Completando cerca de 50 anos desde as primeiras publicações sobre burnout em 1974, o fenômeno tem tido crescente importância em todas as esferas da sociedade. A partir de 2022, a OMS restringiu o conceito de burnout para uso apenas a síndrome relacionada ao ambiente laboral (OMS, 2019). Segundo os líderes do Fórum Económico Mundial (2019), o burnout foi considerado a doença do século XXI, anunciando um aumento considerável da preocupação com a saúde mental, especialmente após a pandemia (FEM, 2019).
Neste contexto de crescente importância e preocupação, o estudo nasceu com o objetivo de entender como o processo de recuperação de um líder se dá em meio a tantas exigências no mundo corporativo atual. O que faz com que um líder não sucumba à pressão e chegue a um processo de burnout?
O estudo foi baseado em uma análise do processo de perdas e ganhos de recursos de cada indivíduo, sejam eles dentro das empresas, fora ou mesmo recursos individuais. Ao final do estudo, pode-se evidenciar que indivíduos que detém mais recursos, muitas vezes fora do contexto empresarial são mais capazes de combater as perdas dos recursos que sofrem dentro das empresas.
O trabalho apresenta contribuições acadêmicas significativas, uma vez promove um diálogo pioneiro entre duas óticas teóricas da Burnout, baseando-se nos conceitos da Dra. Christina Maslach e as dimensões do Maslach Burnout Inventory (MBI), conversando com os conceitos modernos do Dr. Wilmar Schaufeli e as dimensões do Burnout Assessment Tool (BAT).
Uma vez que a professora Debora atua há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, houve a preocupação de trazer ações recomendadas para empresas a fim de gerar insights acerca de intervenções possíveis para reduzir os efeitos do esgotamento, bem como contribuir para que o individuo fique mais fortalecido.
Para saber mais à respeito da tese e do artigo, mais conteúdos estão disponíveis no site www.sosburnout.org.
Acesse também a palestra da professora Debora na FECAP:
#TAGS: Debora Miceli EnANPAD 2024 FECAP Gestão Estratégica de Pessoas pós-graduação
29/10/2024
17/10/2024
15/10/2024
29/09/2024
24/09/2024
28/06/2024
Fique tranquilo, não enviamos SPAM
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados