fbpx

Centro de Excelência Jean Monnet em Empresas e Direitos Humanos é inaugurado com a ilustre visita do Prof. Dr. Florian Wettstein

A FECAP tem a honra de anunciar a inauguração do Centro de Excelência Jean Monnet em...
Cátedra Jean Monnet | 23/02/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A FECAP tem a honra de anunciar a inauguração do Centro de Excelência Jean Monnet em Empresas e Direitos Humanos (BHR), um projeto inovador co-financiado pela Executive Agency for Education and Culture da União Europeia (UE). Representando o projeto mais ambicioso no âmbito das Ações Jean Monnet e perfazendo o co-financiamento no valor de €100 mil (100.000 euros), o Centro terá a duração de 36 meses e buscará catalisar mudanças positivas nas práticas empresariais, integrando-as cada vez mais a princípios de sustentabilidade e alinhando-as de maneira mais estreita com a proteção dos direitos humanos. 

Nesse sentido, o Centro de Excelência contará com a parceria estratégica do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Atuante desde finais dos anos 1990, o Instituto conta com mais de 450 empresas associadas, todas em diálogo com a gestão socialmente responsável de seus negócios. 

O Centro destaca-se também por sua abordagem interdisciplinar, reunindo 10 renomados professores brasileiros, incluindo seus Co-Diretores e professores na área de Relações Internacionais da FECAP – Cláudia Marconi e Rafael Miranda – e seis professores europeus, em uma equipe de trabalho e rede de pesquisa híbrida. 

A equipe garantirá o segundo grande impacto previsto deste Centro de Excelência Jean Monnet: formar e capacitar estudantes, em diferentes níveis de sua formação acadêmica, na agenda de pesquisa e construção de capacidades em Empresas e Direitos Humanos. 

Com iniciativas educacionais que incidem desde o ambiente de sala de aula até cursos avançados e de imersão no tópico, o intuito é desenvolver também nos futuros profissionais brasileiros as habilidades práticas necessárias para enfrentarem um cenário cada vez mais dinâmico de negócios, com riscos e oportunidades latentes. 

Destaque para a visita do Prof. Dr. Florian Wettstein 

Um dos momentos mais esperados desta inauguração é a visita do renomado Prof. Dr. Florian Wettstein, Professor de ética empresarial e Diretor do Instituto de Ética Empresarial da Universidade de St. Gallen, Suíça. Wettstein é uma autoridade internacional na intersecção da responsabilidade corporativa, ética empresarial e empresas e direitos humanos. Ele já colaborou com governos, sociedade civil e setor privado em inúmeras iniciativas e projetos nessa área.  

Lançamento do Centro de Excelência Jean Monnet sobre Empresas e Direitos Humanos – *Evento aberto 

Data e Horário: 06 de março de 2024, às 19h, no Teatro FECAP 
Palestrante: Prof. Dr. Florian Wettstein (em inglês) 
Mediação: Profa. Dra. Cláudia Marconi e Prof. Me. Rafael Miranda, Co-Diretores do Centro de Excelência Jean Monnet sobre Empresas e Direitos Humanos. 

A iniciativa representa um passo significativo na promoção e disseminação de melhores e inovadores práticas empresariais no Brasil e na América Latina. A FECAP agradece à União Europeia pelo apoio contínuo e espera impactar positivamente as iniciativas empresariais e a formação de alunos brasileiros através do Centro de Excelência recém estabelecido. 

Para maiores detalhes sobre o Centro de Excelência Jean Monnet sobre Empresas e Direitos Humanos, acesse o site oficial: clique aqui

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados