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Uso da EaD para Inovar em Processos de Extensão e Internacionalização da FECAP

Wanderley Carneiro, Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Escola de Comércio...
Graduação | 20/10/2023
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Wanderley Carneiro, Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), palestrou sobre “Uso da EaD para Inovar em Processos de Extensão e Internacionalização da FECAP” durante o 28° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O evento aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro, com o tema “Educação Híbrida e Hibridização da Educação”.

A seguir, o pró-reitor aborda mais sobre a questão:

As IES, Instituições de Ensino Superior, têm como objetivos principais desenvolver o ensino focado em formação profissional, mas também pesquisa e extensão. Essa última ocorrerá por meio de serviços e atividades de apoio para as comunidades nas quais estão inseridas. Essas práticas extensionistas sofrerão alterações em sua regulação (dez 2018) e passaram a ser uma obrigatoriedade curricular. Entretanto, a extensão pode se apresentar como um grande desafio para muitos cursos e IES.

As novas tecnologias, associadas a popularização de equipamentos como smartfones, tablets, notebooks entre outros, possibilitam que, praticamente, qualquer pessoa tenha acesso aos conteúdos digitais disponíveis na internet. Do outro lado, organizações preocupadas com a educação podem organizar conteúdos de temas de seu interesse e disponibilizar aos interessados.  

Algumas IES, caso da FECAP, tem em sua missão um forte compromisso social no sentido de transformar as pessoas por meio da educação e essas pessoas de forma individual ou coletiva em suas organizações, transformarem a sociedade criando um mundo melhor, mais justo e fraterno.

Nesse sentido, a FECAP organizou cursos de curta duração com temáticas de grande interesse e disponibilizou de forma gratuita para a sociedade. O resultado em aproximadamente 30 meses foi uma quantidade de cerca de 130 mil matriculados oriundos do território brasileiro mas também de países estrangeiros.  

Um desafio de quem organiza esses cursos está na organização do conjunto de materiais que compõe cada curso, sendo: e-book, videoaula, podcast, quizzes entre outros, de forma que os usuários possam entender e se apropriar do conhecimento ali disponível e usá-lo para resolver problemas do mundo real.

Em outra frente, O EaD tem ajudado no atendimento de demandas decorrentes dos processos de internacionalização da FECAP. Além dos sistemas de videoconferência que se tornaram populares, os sistemas para ensino de idiomas proliferaram e tornaram o processo de ensino-aprendizagem de novos idiomas muito acessível aos interessados.

Nesse contexto, o ensino de idiomas pode envolver interesses que vão além de vocabulário, gramática e pronúncia, como nuances da cultura local, por exemplo. Para atender essa demanda,  é possível organizar um conjunto de materiais de modo a oportunizar aos alunos estrangeiros um contato diferente com a língua portuguesa e com a cultura local. Ademais, é uma forma do aluno estrangeiro interagir com a instituição antes mesmo dele chegar no Brasil.

Com esse propósito, a FECAP criou um curso híbrido onde os alunos iniciam com aulas EaD e depois, quando chegam aqui no Brasil, passam a ter aulas também na modalidade presencial. Acredita-se que esse modelo onde os alunos têm a oportunidade de aumentar o contato com os conhecimentos da nova língua e também aumentando o tempo de interação com seu professor, acarretará em melhores resultados para as partes interessadas.

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