fbpx
voltar ao topo

FECAP leva aulas de Relações Internacionais a escola pública de São Paulo

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) realiza um importante trabalho...
Graduação | 29/04/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) realiza um importante trabalho de intercâmbio de conhecimento em escolas públicas estaduais. Alunos do curso de Graduação em Relações Internacionais da instituição dão aulas a estudantes da rede pública de ensino de São Paulo. 

O projeto Monuem (Modelo das Nações Unidas para Ensino Médio) é uma parceria com o Escritório de Representações do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP), uma iniciativa do escritório do Itamaraty de SP criada e coordenada pela embaixadora Irene Vida Gala.

“O Modelo da Organização das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONUEM) é uma disciplina eletiva na área de Relações Internacionais, diplomacia e política externa, que culmina em uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Ao final do programa, ocorre uma simulação de um comitê da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses modelos surgiram na Universidade de Harvard há mais de 40 anos e foram replicados no mundo inteiro”, explica a docente Daniela Medeiros, responsável pelo projeto na FECAP.

O projeto já passou pela EE Brasilio Machado e pela E. E. Maestro Fabiano Lozano, ambas localizadas na Vila Mariana. Em 2024, as atividades estão acontecendo na EE Norberto Mayer Filho, que fica na Vila Antonieta, zona leste da capital paulista.

De forma voluntária, um grupo de 25 alunos e alunas da FECAP leciona para as turmas da escola estadual, apoiados por um professor da instituição e estagiários do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).

A cada semana, um grupo de Alvaristas diferente marca presença na escola pública, de modo que os todos alunos voluntários possam ter oportunidade de dar aula, inserindo os temas das Relações Internacionais aos alunos da rede pública. Ao final do semestre, os Alvaristas realizam uma simulações, como dos conselhos de Segurança e Direitos Humanos da ONU, para testar o conhecimento adquirido pelos estudantes do ensino médio.

Além de levar o conhecimento da FECAP para fora dos muros da instituição, o projeto pode despertar nos estudantes atendidos a vontade de buscar uma mudança de suas realidades, pois muitos dos alunos das escolas públicas sequer pensam em entrar numa faculdade após o final do Ensino Médio. E a iniciativa já rendeu frutos: duas ex-estudantes atendidas pelo projeto atualmente são alunas da FECAP, nos cursos de graduação em Relações Internacionais e Publicidade e Propaganda.

“Essa parceria é boa para os dois lados: para o aluno da escola pública que por muitas vezes pensou ser distante a profissão e o dia a dia de um embaixador, por exemplo; e para os Alvaristas, que poderão se capacitar para discussões e análises das discussões de grandes temas internacionais, além de exercitar o trabalho voluntário e a vivência de diversas soft skills, como trabalho em equipe e lidar com a diversidade, competências que serão exigidas deles no mercado de trabalho”, explica Daniela.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados