fbpx

Módulo Jean Monnet: série de webinars discute questões importantes da relação Brasil e União Europeia

O Módulo Jean Monnet FECAP está promovendo o evento “Novas Perspectivas das...
Cátedra Jean Monnet | 25/06/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Módulo Jean Monnet FECAP está promovendo o evento “Novas Perspectivas das Relações Brasil-União Europeia: Desafios e Oportunidades”, com o apoio dos Fundos Erasmus+ da União Europeia. Neste evento, será realizado o segundo ciclo de webinars para discutir os Reports Temáticos dos cinco eixos de estudo: União Europeia como ator global; Democracia, Direitos Humanos e Justiça Internacional; Segurança Regional e Internacional; Comércio, Investimento e Negócios; Energia, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável.

Confira os temas e datas do nosso ciclo de Webinar Series e amplie seus conhecimentos sobre as relações entre Brasil e União Europeia!

 “MUDANÇAS CLIMÁTICAS E IMPACTOS REGIONAIS: Novos fluxos migratórios e energéticos na Europa e na América do Sul à luz da prévia IPCC AR6”

Data e horário: 27/06, às 14h

Palestrantes: Victor Gaspar Filho (PPGEM-EGN), Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós Graduação Estudos Marítimos (PPGEM-EGN). Editor-Adjunto do Boletim Geocorrente (NAC-EGN); e Victor Cabral (IRI/PUC-Rio), Doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio).

Debatedor: Thauan Santos (PPGEM/EGN). Pós-doutorando em _Blue Economy_pelo Middlebury Institute of International Studies(CBE/MISS), Califórnia, Estados Unidos. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN), Brasil.

Assista pelo link:

 “AUTOCRACIA, POPULISMO E NACIONALISMO: Desafiando a democracia, perturbando as relações internacionais?”

Data e horário: 27/06, às 17h

Palestrante: Brigitte Weiffen (The Open University), Doutora em Ciência Política pela Universität Tübingen, Alemanha. Professora Associada (Senior Lecturer) no Departamento de Política e Estudos Internacionais, The Open University, Reino Unido. Especialista em democratização e crise da democracia, organizações regionais e gestão regional de conflitos e crises, com foco particular na América Latina.

Debatedores: Anthony Pereira (Florida International University), Doutor em Governo pela Universidade Harvard, com foco em política comparada e concentração na América Latina. Ocupou cargos na New School for Social Research em Nova York, na Fletcher School of Law and Diplomacy na Tufts University, na Tulane University em New Orleans e na University of East Anglia no Reino Unido. Pereira foi fundador e diretor do Instituto de Estudos Brasileiros do King’s College London, a partir do qual apoiou e manteve inúmeras colaborações com instituições brasileiras. Em 2022, foi nomeado diretor do Centro Latino-Americano e Caribenho Kimberly Green da Universidade Internacional da Flórida; e Carolina Salgado (PUC-Rio), Doutora em Relações Internacionais (PUC-Rio), área de Política Internacional com ênfase em Estudos Europeus e relações União Europeia-América Latina. Atualmente, é pesquisadora no German Institute for Global and Area Studies (GIGA) em Hamburgo.

Assista pelo link:

“A UNIÃO EUROPEIA E SEU GLOBAL ACTORNESS: Desafios intra e extra-europeus”

Data e horário: 28/06, às 18h

Palestrante: Cláudia A. Marconi (FECAP). Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da área de Relações Internacionais da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). É coordenadora acadêmica do Módulo Jean Monnet FECAP.

Debatedor: Tomaz Esposito Neto (UFGD). Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, relações bilaterais entre o Brasil e o Paraguai. Desde 2014, é membro da REPRI- Rede de Pesquisa em Regionalismo e Política Externa (REPRI) que congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras e instituições de pesquisa.

Assista pelo link:

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados