fbpx

FECAP recebe lançamento de livro de Receitas “Protagoniza Na Cozinha”

A ONG Aventura de Construir (AdC) realiza o lançamento do ebook “Protagoniza na Cozinha:...
Imprensa | 27/03/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A ONG Aventura de Construir (AdC) realiza o lançamento do ebook “Protagoniza na Cozinha: livro de receitas”, desenvolvido a partir do projeto “ProtagonizAqui: aprendendo a empreender”, realizado com migrantes latinos que moram em São Paulo. O projeto é uma parceria da AdC com a Casa Venezuela e Missão Paz, e com financiamento da Inter American Foundation (IAF). 

O evento de lançamento acontece no dia 28 de março, às 16h, no auditório 131-C do campus Liberdade I da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), localizada na Av. da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo – SP. Para participar, é necessário fazer a inscrição neste link

No evento, haverá uma roda de conversa com a presença de Sumito Estevez e Mônica Minelli, chefs que ministraram aulas no projeto; de Eduardo Noturno e Evelyn Daisy, do Instituto TrançAmor; e de alguns dos migrantes participantes do projeto: Betzy Jholyne Morao Rosal, Gema de los Angeles Soto Blacmann, Lenin Ramón García Pena e María Eugenia Díaz Leal. A mediação será feita pelo professor da FECAP Edson Barbero. 

O e-book é um resultado do aprendizado empreendedor e culinário do projeto que visa a inserção de maneira digna deste público na sociedade brasileira, fortalecendo o protagonismo dessas pessoas, através de sua inclusão produtiva e consequente emancipação. “Protagoniza Na Cozinha” tem seu ponto de partida na etapa de gastronomia, realizada entre agosto e outubro de 2023. Foram muitas atividades práticas, mas sem deixar a teoria de lado. A AdC contou com uma equipe de peso: nutricionista, chef de cozinha, e um dos mais destacados nomes da culinária venezuelana, o Chef Sumito Estévez. 

O objetivo deste livro é mostrar as receitas que foram trabalhadas ao longo desta etapa, e também complementar com outros temperos, histórias e práticas. Seu lançamento é um momento para comemorar e saudar a possibilidade de sistematizar um processo como esse, de agradecer as contribuições de cada parceiro e exaltar a coragem de cada participante, sem os quais este livro sequer faria sentido. Que “Protagoniza Na Cozinha” se torne um legado, uma ferramenta viva que aproxime cada vez mais os migrantes desta nova terra que cada dia mais se torna deles. 

A Aventura de Construir (AdC) atua há 11 anos apoiando o empreendedorismo nas periferias do Brasil. O objetivo principal da organização é auxiliar a população de baixa renda com capacitação e acompanhamento para que esses trabalhadores se tornem microempreendedores de sucesso. 

A ONG oferece cursos, assessora os empreendedores e desenvolve redes de colaboração entre eles, proporcionando uma transformação humana e socioambiental nessas regiões. A AdC já realizou 555 capacitações, fez 4.003 assessorias, atendeu 7.537 microempreendedores, impactando um total de 37.685 brasileiros. A organização busca o equilíbrio financeiro dessas famílias e o protagonismo delas, fazendo com que os beneficiários tenham liberdade em suas ações e se tornem multiplicadores de mudanças em suas comunidades. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados