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Colégio FECAP adapta metodologia do Enem para avaliar alunos do Ensino Médio
Colégio FECAP adapta metodologia do Enem para avaliar alunos do Ensino Médio

Colégio FECAP adapta metodologia do Enem para avaliar alunos do Ensino Médio

O Colégio FECAP está adaptando a metodologia “Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)”, que é adotada pelo...
Colégio | 05/04/2022
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O Colégio FECAP está adaptando a metodologia “Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)”, que é adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP/MEC) como um dos critérios para a avaliação dos cursos de ensino superior, para ser aplicada aos alunos do Ensino Médio da instituição. 

Com a coordenação pedagógica do Marco Antonio Latorre Diaz Filho e análises estatísticas do professor Rodolfo Magliari de Paiva, a nova metodologia poderá mensurar, além da nota do ENEM da escola (que é a média de todos os alunos participantes no exame), em que medida cada aluno passou de um nível para outro, em termos de conhecimento. 

“A nota é uma das primeiras perguntas que geralmente as famílias fazem ao visitarem uma escola. O motivo é reconhecer por meio deste indicador a qualidade pedagógica da escola. As notas mais altas do país, por escola, estão na casa dos 750 pontos, que é uma média obtida, pelos alunos participantes da escola, a partir dos acertos que tiveram nas questões objetivas mais a redação. A média das notas das escolas brasileiras está em torno de 550 pontos”, explica o diretor do Colégio FECAP, Marcelo Krokoscz

Embora este parâmetro de qualidade educacional possa ser adotado como indicador de qualidade, há outras maneiras de avaliar a contribuição que a escola pode dar para o desenvolvimento do conhecimento do aluno. Por exemplo, se uma escola tem 100 alunos que desde a chegada tiveram notas 750 e ao terminar obtém este resultado, nenhuma diferença incremental observada, apenas manutenção de desempenho. Porém se a escola recebe alunos com nota 450 que ao terminarem o ensino médio alcançam 550 pontos, quer dizer que a contribuição da escola foi de uma melhoria de cerca de 20% na performance do aluno. Esta diferença de desempenho na entrada e na saída de um aluno em uma instituição permite verificar o valor agregado ao conhecimento do estudante. 

“A nova metodologia que será utilizada, mais equitativa e personalizada, vai além da nota do ENEM, pois permite diferentes diagnósticos e comemorações. O aluno que chega com X conhecimento e termina com 2X, pode comemorar na mesma medida que o aluno que parte de 5X e no final tem 10X. Os dois evoluíram o dobro, embora a média da escola considerando apenas esses dois alunos, não chegue a tanto em termos quantitativos, mas sem dúvida, um sucesso admirável do ponto de vista da qualidade do trabalho educacional realizado com cada aluno, considerando as suas características, limitações e potencialidades”, finaliza. 

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