fbpx

Com o objetivo de divulgar a produção científica, a XIV edição do ‘FECAP Pesquisa’ já tem data marcada.    

No próximo dia 26 de março, das 14h às 17h, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado...
Iniciação Científica | 18/03/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

No próximo dia 26 de março, das 14h às 17h, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) transmitirá ao vivo, pelo YouTube, o ‘XIV FECAP Pesquisa’. O evento tem o objetivo de divulgar a produção científica, e os interessados em participar do evento devem se inscrever gratuitamente pelo site da FECAP.

Haverá apresentação de trabalhos científicos dos alunos, e os participantes poderão saber mais como funciona a prática de pesquisa. Além disso, a Profa. Rafaela Almeida Cordeiro – ESPM –  ministrará a palestra “A importância do problema de pesquisa em estudos acadêmicos”.  

O “FECAP Pesquisa” é realizado anualmente pelo Programa de Iniciação Científica da FECAP, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento. São apresentados trabalhos de pesquisa concluídos ou que estão em andamento, realizados por alunos com bolsas Pró-Ciência/FECAP.  

O QUE É INICIAÇÃO CIENTÍFICA?  

Modalidade de pesquisa acadêmica feita por alunos de graduação que não tenham experiência em pesquisa científica. O estudante trabalha em um projeto de pesquisa durante 12 meses, sob orientação de um professor, para desenvolver o pensamento científico. 

Há a possibilidade de, ao final do curso de Graduação, o trabalho de Iniciação Científica que foi publicado ser utilizado como nota do Trabalho de Conclusão de Curso, dispensando a necessidade de o aluno elaborar a tradicional monografia. Mas isso depende de curso para curso, por isso vale a pena consultar as regras do seu curso. 

PARTICIPE DO PROGRAMA 

A FECAP abre, de 1º a 30 de abril, as inscrições para os alunos que queiram participar do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pró-Ciência) em 2022. No edital deste semestre, estão sendo ofertadas 9 bolsas Pró-Ciência.  

O interessado deve preencher a ficha de inscrição, assinada por um professor orientador, e enviar esse documento digitalizado juntamente com duas cópias virtuais do Projeto de Pesquisa Completo, sendo uma com identificação e outra sem identificação dos autores (em Word), no e-mail [email protected]

Para fazer parte do Programa, o aluno deve estar regularmente matriculado durante a vigência da bolsa em um ou mais cursos de graduação (do 1º ao 4º semestre para Secretariado Executivo e do 1º ao 6º semestre para os demais cursos) ou no Colégio FECAP. Além disso, o estudante já deve ter cursado a disciplina de Metodologia de Pesquisa ou participado do Workshop de Iniciação Científica. 

A divulgação dos projetos aprovados está prevista para o dia 20 de junho de 2022. Os alunos selecionados terão de 1º de agosto de 2022 a 31 de julho de 2023 para realizar as pesquisas. Aconselha-se que o aluno tenha, pelo menos, 12 horas semanais disponíveis para se dedicar ao projeto. Para ter acesso ao edital completo, clique aqui.  

Para receber uma notificação por e-mail com o link do Youtube na hora em que o evento estiver para começar, inscreva-se clicando aqui. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados