Aluna de Secretariado da FECAP apresenta artigo no Congresso Nacional de Iniciação Científica - FECAP

Aluna de Secretariado da FECAP apresenta artigo no Congresso Nacional de Iniciação Científica

A aluna Helena Salgado de Nobrega, do curso de Graduação em Secretariado Executivo da Fundação...
Iniciação Científica | 06/12/2021
Compartilhe :

A aluna Helena Salgado de Nobrega, do curso de Graduação em Secretariado Executivo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), teve seu trabalho aprovado para apresentar no 21º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), promovido pela Semesp.

Com o tema “Inteligência Cultural: diferenças culturais como ferramenta de negócios”, a pesquisa é fruto do projeto de iniciação científica finalizado pela aluna na FECAP. Ao iniciar o trabalho, Helena teve como principal motivação a vontade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sua primeira Graduação em História na área de negócios.

“Quando comecei a faculdade de Secretariado, me perguntei como poderia juntar as duas faculdades. E quando descobri que isso que se chama “Inteligência Cultural”, foi a realização de um sonho profissional: ser historiadora dentro da área de negócios! Quanto mais eu pesquisava a respeito das relações interculturais entre países na forma como fazem negócios, mais eu me inspirei a seguir nessa área, porque não existem muitas publicações a respeito em português”.

Além de enriquecer o assunto com uma publicação em português, a pesquisa de Helena destaca a importância de prestarmos atenção à cultura do outro para criar um espaço de interação cultural estimulante, enriquecendo as negociações e os ambientes de trabalho.

“A Inteligência Cultural promove – em uma visão mais simplificada – abraçar a cultura do outro, seja entre países ou entre estados e regiões de uma mesma nação, e utilizar as diferenças entre culturas para melhorar a forma como enxergamos o mundo e lidamos com o outro. Receber uma pessoa de outra cultura vai além de falar outros idiomas. É literalmente aprender a pensar e enxergar o mundo como ela enxerga. E isso, para uma empresa, tem se tornado essencial, considerando os diversos movimentos migratórios humanos no mundo todo que tem ocorrido nos últimos 10 anos”, avalia a aluna.

Para o professor Fernando Aguiar Camargo, orientador do trabalho, o tema escolhido por Helena é de extrema relevância, já que a Inteligência Cultural será uma competência tão “básica” quanto informática, por exemplo. “O mercado, com certeza, demandará profissionais especializados com o desenvolvimento dessa competência em larga escala”.

Iniciação científica

Helena ingressou na FECAP no 4º semestre do curso de Secretariado Executivo e trouxe para a fundação sua pesquisa já parcialmente desenvolvida. Para ela, o apoio e o incentivo da FECAP, que oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver um trabalho de iniciação científica já na Graduação, fez muita diferença. “Quando soube que poderia aproveitar meu projeto e quais possibilidades teria, fiquei muito animada. Não apenas por poder concorrer a uma bolsa, mas pela visibilidade que a FECAP traria ao meu projeto”.

Para a aluna, apresentar seu trabalho no Conic a alunos e professores de todo o Brasil é uma grande oportunidade de chamar a atenção de docentes e discentes da área de negócios para um tema que pode fazer toda a diferença. Já para seu orientador, a participação no Congresso Nacional de Iniciação Científica é importante por diversos fatores. “O mercado tem valorizado cada vez mais alunos com iniciação científica no currículo, pois isso demonstra a capacidade analítica e crítica do aluno. Além disso, eventos de maneira geral proporcionam muito relacionamento e de alguma forma é uma espécie de ‘laboratório’ para apresentações corporativas. Por fim, é uma oportunidade de expor ideias, trocar experiências e dar visibilidade a temas interessantes aos alunos e ao mercado”, ressalta o professor da FECAP.

A apresentação do trabalho de Helena no Conic será no dia 9 de dezembro, a partir das 11h15. Para assistir à apresentação, clique aqui para se inscrever gratuitamente.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?