Aluna de Secretariado da FECAP publica artigo na Revista Expectativa - FECAP

Aluna de Secretariado da FECAP publica artigo na Revista Expectativa

A aluna Beatriz Naves da Silva Santos, do curso de Secretariado Executivo da Fundação Escola de...
Iniciação Científica | 25/11/2021
Compartilhe :

A aluna Beatriz Naves da Silva Santos, do curso de Secretariado Executivo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), teve sua pesquisa de iniciação científica publicada na Revista Expectativa, especializada em trabalhos científicos nas áreas Secretarial, Comunicação e Gestão. 

Com o tema “O profissional de secretariado executivo como protagonista na proposição e gestão de projetos”, o artigo identificou os fatores motivacionais que levam os profissionais da área a propor projetos de gestão e como eles contribuem positivamente para as empresas em que atuam. 

“Muitas das competências necessárias para gerenciar um projeto estão ligadas ao próprio exercício da profissão. A partir disso, acredito que muitos profissionais possam dar o passo inicial na elaboração de algum projeto dentro da empresa e perceber que podemos ter um protagonismo na nossa área, tornando-nos cada vez mais conhecidos como profissionais estratégicos, prontos para propor inovações”, avalia Beatriz. 

O trabalho de iniciação científica foi desenvolvido de agosto de 2020 a julho de 2021, com orientação da professora Luciana Luciani. Para a orientadora, a pesquisa é relevante por comprovar o quão estratégica é a profissão de Secretariado para o mundo corporativo, desmistificando estereótipos ainda atribuídos a secretários e secretárias. “O trabalho constata que os profissionais da área Secretarial têm um perfil compatível com o que se espera de um gestor de projetos”, destaca a professora. 

Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui. 

Iniciação científica 

O artigo de Beatriz foi desenvolvido por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pró-Ciência) da FECAP, que tem por objetivo desenvolver o pensamento científico dos alunos que cursam a Graduação. Aluna do 6º semestre de Secretariado, Beatriz conta que participar do programa foi uma das melhores escolhas que fez. 

“O que me incentivou foi a aprendizagem e o desafio, pois para desenvolver uma iniciação científica é necessário muito mais esforços e tempo. Desde os primeiros semestres a FECAP tem incentivado e explicado aos alunos os benefícios da elaboração de um artigo científico, nos ofertando palestras para que pudéssemos esclarecer nossas dúvidas e saber como funciona todo o processo, desde a elaboração do pré-projeto e a aprovação até a entrega final do artigo. Sem dúvidas o incentivo e a ajuda em todo o processo é exemplar”. 

Para a professora Luciana, além de gerar prestígio, relevância acadêmica e profissional, elaborar um estudo científico e publicá-lo resulta, sobretudo, em muito aprendizado. “Desenvolver um estudo e conseguir publicá-lo em uma revista indexada é uma alegria para todo pesquisador, seja ele iniciante ou experiente. A publicação é, na verdade, o fim de uma longa e linda jornada de busca pelo conhecimento”. 

Clique aqui para conhecer o programa de Iniciação Científica da FECAP. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?