fbpx

Alumni Alvarista: ex-cobrador de ônibus; hoje, administrador formado pela FECAP

Elias Braga, ex-aluno da Graduação em Administração da FECAP, é mais um Alvarista que superou...
Alumni | 27/08/2021
Compartilhe :

Elias Braga, ex-aluno da Graduação em Administração da FECAP, é mais um Alvarista que superou dificuldades e, por meio da Educação, transformou sua realidade. Ex-cobrador de ônibus, hoje o profissional é sócio-administrador do escritório Philanzo Contabilidade. 

A seguir, ele conta um pouco da sua trajetória e de como a FECAP se confunde com a sua história. 

“Eu era ex-cobrador de ônibus quando iniciei a minha graduação, aos 27 anos. Nunca é tarde para começar! 

Escolhi que iria estudar na FECAP por influência do meu sobrinho, que estava cursando Contabilidade àquela época na Instituição, mas também realizei minhas próprias pesquisas em relação à qualidade de ensino no curso de Administração e toda a infraestrutura proporcionada pela Instituição. 

Durante minha Graduação, tive a possibilidade de participar de alguns projetos, construir bons relacionamentos pessoais com alunos e professores; e também desafios de convivência com as mais diversas classes sociais, costumes e a visão de construção de sociedade e o seu compromisso em buscar uma sociedade melhor. Nem sempre conseguimos tirar o melhor, e a experiência universitária nos contempla com isso. Os programas que a FECAP oferece, como Monitoria e Nivelamento, também me ajudaram muito no início do curso.  

O fato de a Graduação em Administração ser um curso mais generalista me proporcionou a conhecer outras áreas de atuação dentro da empresa e seus departamentos e entender quais as habilidades necessárias precisamos desenvolver para atuar com competência na respectiva escolha. No meu caso foi em finanças: busquei ao longo da graduação entender mais a complexidade desta ciência, além disso, a próprias oportunidades que tive foram nessa área.  

Como minha ênfase durante o curso foi em finanças e gosto bastante de mercado financeiro, tentei com outros alunos a criação da Liga de Mercado Financeiro. Iniciamos esse projeto, no entanto, pouco participei haja vista que estava no meu último semestre e pelas informações que tenho esse projeto está em andamento e fiquei muito feliz. A ideia é realmente preparar os alunos aos desafios e desenvolver habilidade que este setor exige, e isso me motivou a buscar duas certificações do mercado financeiro e realizar muitas leituras. 

Todos os professores de alguma forma contribuíram para minha formação, em especial o Marcio Wu, de Finanças, que, com toda sua visão e experiência profissional, buscou levar todo o seu conhecimento em finanças e suas complexidades de maneira simplificada; a Sandra Façanha, incentivando a entrar em projetos de Iniciação Cientifica; o Jésus, com seu conhecimento e experiência profissional e pessoal trazendo uma visão mais humana de como devemos buscar o desenvolvimento dentro de uma organização; o Arthur Motta, sempre proporcionando em suas aulas o que há de mais recente no mercado de trabalho e suas inovações. Sem dúvida, a contribuição de todos fez muita diferença no meu desenvolvimento profissional e na qualidade da tomada decisões. 

Recentemente me tornei gestor e sócio da “Philanzo Contabilidade”, um escritório de contabilidade voltado para o terceiro setor. Diria que hoje atuo nos diversos departamentos, como finanças, contábil, marketing, comercial, claro que me limitando a finanças e contabilidade, que sãos as áreas de que sou responsável. 

Como estamos nesse “nicho de mercado”, o cuidado do nosso escritório com os nossos clientes é buscar levar a profissionalização de algumas entidades em seus diversos departamentos, principalmente o administrativo, e torná-las sustentáveis para que elas possam por longo período manter e levar o impacto social para o seu público e para toda a sociedade. 

Portanto, hoje consigo de alguma forma levar um pouco de conhecimento técnico e acima de tudo humanizar bastante essa relação. Esses são pontos importantes que busco colocar em todos os trabalhos que realizo, buscando inovação, cuidado técnico e acima de tudo a sustentabilidade financeira e a FECAP contribui nessa jornada. 

E recomendo a FECAP a outros estudantes e pretendo no médio prazo voltar à FECAP para cursar um Mestrado.” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTAGRAM

Quer saber mais sobre a FECAP?