fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno inicia carreira acadêmica depois do Mestrado da FECAP

O ex-aluno do Mestrado da FECAP Fábio Shibao é mais um Alvarista que conseguiu atingir seu...
Alumni | 31/05/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado da FECAP Fábio Shibao é mais um Alvarista que conseguiu atingir seu objetivo depois de obter o título de mestre: iniciar na carreira acadêmica. 

“Antes de entrar na FECAP, em 2006, eu trabalhei em uma multinacional francesa no setor químico na área de gás. Eu queria fazer o Mestrado desde que me formei, por volta de 1983, porém, quase impossível de cursar naquela época.  

Desde 2001, minha esposa teve que fazer hemodiálise porque seu transplante dos rins realizado nos inícios de 1990 tinha novamente colapsado. Consegui voltar para São Paulo e recusar diversos convites para assumir posições em outros países e outros Estados. Para manter a “empregabilidade” resolvi investir em um Mestrado tanto para o futuro no curto e em longo prazo. 

Escolhi estudar na FECAP, pesquisando o site dos cursos reconhecidos pela CAPES e a minha experiência estudando na Instituição foi excelente, por ser uma escola tradicional de boa qualidade educacional. 

A minha turma de Mestrado foi muito participativa, o que me ajudou muito, porque já não me sentava em bancos escolares desde 1986, quando concluí um curso de Especialização. Além disso, acredito que o corpo docente também foi muito atuante durante o curso. 

Desenvolvi como dissertação um trabalho complementar sobre Memória Organizacional, o que possibilitou entender a extensão que um projeto de pesquisa pode abranger. Fui autor do terceiro trabalho sobre o tema e a minha pesquisa teve abrangência na América do Sul. 

Fui também um dos primeiros alunos a já ter artigos publicados internacionalmente em um Congresso em Lyon e outro no Rio de Janeiro antes da conclusão do Mestrado. Posteriormente, concluí o Mestrado em fevereiro de 2008 e já em agosto 2008 ingressei num doutorado, que concluí em agosto de 2011. 

Na FECAP, fiz diversos amigos no âmbito docente e discente, participei do colegiado do Mestrado, podendo contribuir para melhorar a qualidade do curso. O título de mestre também me possibilitou ampliar o tempo de empregabilidade e uma renda extra no início e posteriormente na segunda carreira, a acadêmica em 2012. 

Hoje estou aposentado e tenho uma pequena empresa de Projetos Ambientais, a Ecosyst Projetos Ambientais Ltda., atuando como Diretor de Operações. Além disso, faço parte do quadro de docentes do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (UNIB).” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados