fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado da FECAP hoje é professor da UnB

O ex-aluno do Mestrado da FECAP Rodrigo de Souza Gonçalves é mais um Alvarista que ingressou na...
Alumni | 31/05/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado da FECAP Rodrigo de Souza Gonçalves é mais um Alvarista que ingressou na carreira acadêmica depois de obter o título de mestre. A seguir, ele relata como foi a sua trajetória e a experiência de estudar na FECAP. 

“Sou filho de pai contabilista e empresário do ramo contábil, então, desde pequeno, convivi com o ambiente que cerca as atividades de um escritório de contabilidade. A partir dos 12 anos, passei a trabalhar no escritório, vindo anos mais tarde a realizar o curso em Ciências Contábeis. 

Ocorre que ao final da graduação senti a necessidade de realizar uma especialização e a partir de então começa minha relação com a FECAP. Durante os anos de 2002 e 2003, especialização em Controladoria no campus do Largo São Francisco e, estimulado principalmente pelo Prof. Raouf, candidatei-me a uma vaga no mestrado da FECAP, ingressando no Mestrado em 2004. 

A experiência de cursar o mestrado na FECAP foi extraordinária, pois, apesar de ter que percorrer 400 km por semana para ir e voltar de SP, foi um período de muito aprendizado e de momentos marcantes em minha vida acadêmica, especialmente pelo desenvolvimento da capacidade analítica de se realizar as atividades, tanto profissionais como acadêmicas! E esse ponto é sem dúvida o maior legado do mestrado. 

Entre tantos outros professores da FECAP, a Profª Elionor foi a que mais me incentivou em tudo, sendo ela uma grande amiga em todos os momentos que vivi no mestrado e até hoje. Tenho muito a agradecer a ela! 

Quanto à dissertação… ah… dissertação. Olhando para o produto acabado em que gerou a publicação de artigos em congressos, 2 artigos em periódicos (sendo 1 internacional) e posteriormente 1 deles também publicado como capítulo de livro internacional parece tranquilo, mas não foi. Lembro-me até hoje do meu primeiro dia de aula em Contabilidade Societária Avançada (Prof. Francisco e a Profª Elionor), em que no intervalo da aula acabei conversando com a Profª Elionor. Era o ano de 2004, ali comecei a pensar no que fazer em relação à dissertação, e somente no início do 2º semestre de 2005 acabei definindo o tema: evidenciação social de projetos sociais. Eu sempre ficava intrigado quanto à história de empresas alocarem recursos econômicos em projetos que estão fora do escopo dos objetivos organizacionais. Com esse tema defendi minha dissertação: EVIDENCIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS POR EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO e que posteriormente também foi objeto de tema da minha tese: SOCIAL DISCLOSURE E CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO. Creio que deu certo. 

Desde 2006 sou professor-pesquisador na Universidade de Brasília, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Tive a oportunidade de ser coordenador do PPGCont/UnB (2015-2016) e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFRN/UFPB – 2014 a 2016). É claro que desde que saí da FECAP o corpo docente alterou muito, mas ainda tenho a oportunidade e o prazer de desenvolver parceria de pesquisa com a Profª Elionor, que foi minha orientadora no mestrado. 

Sem dúvida o título de mestre da FECAP, além da contribuição para minha formação, foi a base para tudo que tenho realizado na minha carreira, seja como professor-pesquisador da Universidade de Brasília, seja com outras atividades advindas dessa interação universidade e sociedade, a exemplo do projeto de revisão e reestruturação do Sistema de Informação do Programa de Dispêndios Globais (PDG), financiado pela SEST/Ministério do Planejamento (2017/2018) destinado às empresas estatais sob controle da União. 

Sinto-me realizado, pois tenho a oportunidade de atuar como docente e pesquisador em uma instituição pública que, apesar de todos os desafios que sabemos, tenho a oportunidade de interagir com alunos de graduação, mestrado e doutorado, permitindo-me continuar diversas pesquisas na área contábil, que até o momento já resultaram em mais de 50 publicações entre periódicos, congressos e capítulos de livros. 

Eu recomendo a FECAP a outros estudantes, por tudo que a Instituição representou e representa em minha trajetória profissional e pessoal! Sem dúvida alguma, aqueles que optarem por confiar sua formação a essa Instituição não se arrependerão.” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados