fbpx

Professor da Pós-graduação da FECAP publica artigo em revista científica internacional

O professor do curso de Pós-Graduação em Negócios Internacionais da FECAP Ronaldo de Oliveira...
Pós-Graduação | 21/05/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O professor do curso de Pós-Graduação em Negócios Internacionais da FECAP Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior publicou um artigo em parceria com mais dois pesquisadores na revista científica internacional Organizations and Markets in Emerging Economies.

O artigo “Risk Perception in the Internationalization of Brazilian Companies: An Analysis in Different Entry Modes” pode ser conferido na íntegra no link: clique aqui.

O professor Ronaldo de Oliveira Santos Jhunior publicou o artigo por meio da Universidade de São Paulo (USP), ao lado de Fabrício Stocker, também da USP, e Gustavo Abib, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ronaldo comenta a importância da publicação:

“Este artigo é um dos frutos dos estudos realizados em meu mestrado, quando decidi seguir carreira acadêmica como docente e pesquisador. Hoje no doutorado, sei que tenho um caminho muito longo a percorrer e é com alegria que recebo esse resultado. A publicação científica é uma das formas de demostrar nosso trabalho ao mundo e espero que, com esse artigo, possa ajudar um pouco mais a apresentar a ciência social aplicada brasileira.”

O ARTIGO

A existência de riscos é uma premissa em assuntos empresariais, principalmente na exploração de oportunidades internacionais. Organizações que buscam operar no exterior são potencialmente mais suscetíveis aos riscos que existem internacionalmente.

O estudo segue as abordagens comportamentais para internacionalização e ideias conceituais sobre risco e percepção de risco em negócios internacionais. O objetivo principal é compreender como se configura a percepção de risco dos gestores de empresas brasileiras com diferentes estratégias de internacionalização.

A pesquisa realizada seguiu procedimentos qualitativos no estudo de casos múltiplos. As técnicas de coleta de dados foram a análise de documentos e a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores responsáveis ​​pelos processos de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados