fbpx

Gestão estratégia é desafio para políticos e funcionários públicos pelo Brasil

Um bom gestor público, além de prezar pela ética e honestidade, deve também se pautar em uma...
Pós-Graduação | 30/11/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Um bom gestor público, além de prezar pela ética e honestidade, deve também se pautar em uma boa formação acadêmica para prestar um melhor serviço à população. 

Segundo o Doutorando em Administração pela USCS, Mestre em Ciências Contábeis e especialista em Contabilidade Pública pela FECAP, José Orcélio do Nascimento, que atua na área pública há mais de vinte anos e é professor de cursos de Pós-graduação, políticos que têm formação em gestão pública podem contribuir mais para a população. 

“A maioria dos políticos eleitos, seja no Legislativo ou no Executivo, tem ideia muito vaga da gestão pública e tentam levar modelos de gestão do setor privado para o público, o que não funciona. O setor privado busca o lucro, enquanto o setor público busca o bem estar social”, explica. 

Além dos eleitos, o entorno dos políticos também precisa de formação: os comissionados e os funcionários concursados de prefeituras e outros órgãos públicos pelo Brasil também precisam se especializar. 

CURSO DA FECAP 

O curso de pós-graduação em Gestão Pública em Controladoria da FECAP capacita o aluno a atender as necessidades do gestor público, tomando como ponto de princípio padrões de qualidade e planejamentos estratégicos. 

Além disso, o profissional será capacitado para tomar decisões estratégias, tendo como base aspectos de ética, governança, finanças, contabilidade e orçamento das instituições governamentais. 

As matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação da FECAP são estruturadas para que os discentes despertem uma veia empreendedora, qualificando-os não só profissionalmente, mas também agregando no desenvolvimento pessoal. 

Saiba mais sobre o curso. 

TIRE SUAS DÚVIDAS  

Está pensando em iniciar a Pós-graduação em Gestão Pública em Controladoria da FECAP? Para ajudar você nessa escolha, o coordenador do curso, professor José Orcélio do Nascimento, responde às dúvidas mais comuns dos candidatos. 

Assista o vídeo sobre o curso. 

Quem pode fazer o curso? Para quem ele é indicado? 

Basta ter curso superior em qualquer área, visto que encontramos profissionais com as mais diversas formações atuando no setor público. Os cursos são indicados para quem já atua no setor público e precisa ou quer se atualizar, além daqueles que pretendem atuar no setor público e não compreendem como funciona a máquina pública. 

Qual é o perfil do aluno do curso? Quais características ou qualidades pessoais ele deve ter? 

Temos diversos perfis: servidores, consultores e futuros servidores ou consultores e também os de diversas formações acadêmicas. A maior qualidade é a vontade de aprender. O setor público e formado por União, Estados e Municípios, que realizam atividades que muitas vezes o profissional que atua na iniciativa privada não tem interesse. Para entender esta diferença, é necessário estudar disciplinas que talvez o aluno não tenha visto na Graduação. 

O que o aluno vai aprender durante o curso? 

O curso tem disciplinas básicas que todo gestor deve conhecer: Direito Administrativo, Direito Constitucional e Ética, Finanças Públicas, Planejamento Orçamentário Governamental, Planejamento Estratégico Público, Processos Licitatórios, Transparência e Governança na Gestão Pública e Contabilidade Pública. Além disso, há as disciplinas específicas. 

Quais são os diferenciais do curso da FECAP em relação a outras instituições? 

O grande diferencial dos cursos de FECAP são o constante acompanhamento dos alunos pelos professores-tutores, pela coordenação do curso e pela coordenação geral. Nossas disciplinas são inovadoras e atualizadas, além de oferecermos algumas disciplinas exclusivas. 

Qual é o principal benefício ou diferencial no mercado de trabalho para o aluno que tem o curso no currículo? 

O grande diferencial é estudar em uma instituição respeitada no meio acadêmico e nos setores público e privado. A FECAP tem mais de 115 anos de existência. Todos os professores conteudistas e tutores atuam no setor público, conhecem muito bem a disciplina que elaboraram e ministram. O aluno dos cursos de Gestão Pública tem a condição de exercer suas atividades e está preparado para novas oportunidades na Administração Pública. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados