fbpx

Artigo sobre Governança Corporativa em Instituições de Ensino é publicado em revista científica

A governança corporativa o conjunto de processos e mecanismos adotados pela gestão da...
Pesquisa | 08/10/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A governança corporativa o conjunto de processos e mecanismos adotados pela gestão da empresa que busca garantir a adoção das melhores práticas, a melhor tomada de decisão e garantir a perenidade da empresa.  

Mas é claro que não é só isso. Diversas pesquisas estudam a governança corporativa pois existem diversas abordagens e sua aplicação pode variar muito de uma empresa para outra.  

A pesquisa conduzida pelo Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni estudou exatamente isso: “Governança Corporativa em Instituições de Ensino Fundação e Não-Fundações”. O artigo busca comparar se os aspectos de governança corporativa utilizados pelas Instituições de ensino superior que são Fundações diferem das demais organizações.  

Foram coautores da pesquisa os alunos Lidiane Moreira da Silva e Fabio L. Santana de Sousa, especialistas em Controladoria pela FECAP, e o professor Wilson Toshiro Nakamura, doutor em Administração. O texto foi publicado na Revista Universo Contábil, da Universidade Regional de Blumenau. 

 

Leia na íntegra

 

Pós-Graduação FECAP

O curso de Pós-Graduação em Controladoria da FECAP oferece grade curricular alinhada com as demandas do mercado e apoia a produção científica de seus estudantes. Dividido em três fases, busca capacitar os participantes a analisar e entender o Processo de Gestão Empresarial, fornecendo ferramental conceitual e técnico de forma a permitir os profissionais da controladoria a estabelecer planos de ação estratégicos e operacionais. 

 

Resumo 

O objetivo desta pesquisa é a de evidenciar e comparar se os aspectos de governança corporativa utilizados pelas Instituições de ensino superior que são Fundações diferem das demais instituições de ensino superior.  

Para isso, foi necessário identificar aspectos pertencentes a governança corporativa nos PDIs de diferentes Instituições de ensino superior. A pesquisa documental descritiva analisou 26 PDIs pertencentes às principais Instituições de ensino superior localizadas na região sudeste do Brasil, sendo que 8 tem como natureza jurídica a definição de fundações.  

A análise de dados foi realizada por meio da leitura dos planos de desenvolvimento institucional e os dados foram tabulados em planilha eletrônica. Percebe-se que os elementos de governança mais evidenciados são os relacionados aos stakeholders e meio ambiente. Elementos como “Prestação de Contas”, “Auditoria Independente” e “Comitê de Auditoria” tiveram pouca ou nenhuma evidenciação tanto nas IES fundações como nas IES não-fundações.  

Ainda de acordo com os dados da pesquisa há diferença entre as IES fundações e IES não-fundações com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados. Também se percebe diferença entre as IES fundações e não-fundações com relação a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página.  

Apresenta-se como maior contribuição desta pesquisa a identificação de que a forma como as IES fundações e não-fundações evidenciam seus elementos de governança se diferem com relação a quantidade de elementos que são evidenciados e que não são evidenciados e a quantidade de vezes que os elementos são mencionados por página. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados