fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado FECAP, Arthur conta como foi a experiência

Arthur Vieira de Moraes é um ex-aluno do Mestrado FECAP. Profissional do mercado financeiro, ele...
Mestrado | 22/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Arthur Vieira de Moraes é um ex-aluno do Mestrado FECAP. Profissional do mercado financeiro, ele foi convidado a palestrar para alunos de Graduação e se identificou tanto com o campus que acabou estudando na Instituição. 

A seguir, ele fala um pouco sobre a experiência de ter cursado o Mestrado da FECAP e dá dicas para quem também quer ingressar no curso e na carreira acadêmica. 

Qual sua trajetória profissional e de vida, antes de entrar na FECAP? 

Me formei em Direito em 2002, mas praticamente nunca advoguei, pois em 1999 (aos 21 anos) comecei a trabalhar no mercado financeiro, em mesa de corretora, assessorando pessoas físicas a investirem em ações. 

Ter estudado direito foi de grande valia porque esse mercado é muito regulado, mas evidente que não preenche a necessidade de conhecimentos mais específicos em finanças, que eu tentava aprender com a prática. 

Em 2007, iniciei uma pós lato senso em mercado de capitais, mas desisti do curso porque era muito fraco. Estava decidido a fazer outra pós em uma instituição séria, mas em 2008 veio a crise do subprime e preferi esperar até as coisas melhorarem. 

Ocorre que as coisas não melhoravam… e em 2012 resolvi que não esperaria mais e fiz uma pós em produtos financeiro e gestão de risco. Mesmo com mais de dez anos de experiência em mercado financeiro, aprendi muito nesse curso e ficou claro o quanto é importante escolher uma boa escola. 

O mercado financeiro continuava muito ruim, a crise de 2008 ia se desdobrando em outras crises, principalmente na Europa. E para obter outra fonte de renda comecei a dar aulas de finanças, primeiro sobre fundos de investimento imobiliário, tema que aprendi como autodidata, depois de muitos outros temas de finanças. 

O mercado de ações ia mal, mas o de fundos imobiliários passava por um crescimento expressivo e comecei a ser demandado para dar aulas do tema em escolas de primeira linha. Todos, absolutamente, todos os coordenadores das escolas me cobravam um mestrado. É fato que eu só consegui dar aulas nessas escolas porque não havia opções de professores do tema fundos imobiliários. Sendo assim comecei a pesquisar por mestrados e, até então, eu sequer conhecia a FECAP. Mas uma feliz coincidência me levou para essa honrosa casa. 

Um dia uma ex-aluna de um curso aberto de fundos imobiliários me enviou um e-mail perguntando se eu aceitaria dar uma palestra gratuita sobre fundos imobiliários para alunos de um curso de graduação. Eu disse que sim, combinamos a data, ela me passou o endereço e eu fui. Era a FECAP. 

Chegando lá, vi uma faixa acima das catracas, onde estava escrito “Orgulho Alvarista”. Isso chamou minha atenção. Antes de iniciar a palestra conversei com essa ex-aluna e uma amiga dela que tinha acabado de concluir o Mestrado Profissional em Administração da FECAP. Me interessei, perguntei sobre o curso e ela se disse muito satisfeita. 

Chegou a hora, dei a palestra, os alunos gostaram muito e o professor que havia cedido espaço na aula também. No dia seguinte ele me ligou e me convidou para dar aulas no curso de Pós-graduação lato senso em Mercado de Capitais e eu, também no dia seguinte, fiz minha inscrição para o processo seletivo do mestrado profissional. 

Vi outros cursos de mestrado profissional, mas o da FECAP era o que tinha o programa mais prático, mais voltado para finanças, que teria muita aplicação prática para a minha vida profissional. 

Como é o seu trabalho hoje? Qual seu cargo e em qual empresa? Tem alguma ligação com o Mestrado da FECAP? 

Continuo sendo autônomo e tenho muitos trabalhos. Deixei de ser agente autônomo de investimentos (assessor de investidores) e me tornei consultor de valores mobiliários, mas minha atividade principal passou a ser a de professor de finanças e, paralelamente, sou produtor apresentador de um programa chamada FIIs em exame, que vai ao ar pelo canal do portal da Revista Exame, pelo Youtube. 

A educação está em tudo o que faço, dou aulas presenciais em cursos de pós-graduação, cursos in company para profissionais de bancos e corretoras, aulas a distância em cursos livres e de pós-graduação, além de conduzir o programa FIIs em exame sempre com tom professoral. Tudo tem ligação com o que aprendi e desenvolvi no Mestrado da FECAP. 

Porque escolheu a FECAP e como foi a sua experiência estudando na Instituição? 

Escolhi por conta do programa bem focado em finanças. Eu sabia que o mestrado me demandaria muita dedicação, muitas horas de estudo, e queria que os temas tivessem ligação com o que eu fazia profissionalmente. 

Como foi estudar na FECAP? 

A experiência foi maravilhosa e transformadora. Mesmo com toda a experiência profissional e tendo feito um excelente curso de pós-graduação lato sensu, aprendi muito na FECAP, conheci professores excepcionais e extremamente dedicados ao meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Evidente que eu correspondia aos professores com muita dedicação aos estudos. 

O título de Mestre da FECAP foi um diferencial na sua carreira? Como? 

Um título de Mestre é um tremendo diferencial para qualquer pessoa, comigo não foi diferente. Tive como orientador o Prof. Dr. Ricardo Goulart Serra, que, mesmo não conhecendo muito sobre fundos de investimento imobiliário, aceitou me orientar sobre o tema, o que me levou a mergulhar no assunto, resumir artigos sobre FII de vários países, levantar dados sobre a indústria nacional e rodar um modelo estatístico para melhor compreender o comportamento dessa classe de ativos. 

Eu só achava que sabia sobre FIIs… Depois da dissertação passei a compreender muito melhor essa classe de ativos e fui me tornando uma referência nacional no tema. Além disso, na vida acadêmica, passei a ter oportunidades de dar aulas em mais escolas, além de ter sido admitido no doutorado em administração da FEA USP. 

Desde que me titulei, já dei aulas pela B3, ANBIMA, CNF, FIA, FIPE, FIPECAFI, FECAP, FGV e IBMEC e não apenas sobre fundos imobiliários. Hoje dou aulas de temas de finanças em geral. 

Destaca algum programa, projeto, aula ou professor que o incentivou ou levou a alguma conquista profissional durante o curso? 

Já estudei muito na vida (e seguirei estudando). Tenho e tive excelentes professores. Na FECAP todos foram excelentes, mas tive alguns que classifico como nota 11, ou seja, aqueles que são incomparáveis. Edson Sadao, Claudia Yoshinaga, Edson Barbero, Alexandre Di Miceli e Ricardo Goulart Serra, meu orientador. Pessoas que me inspiram, me ensinaram muito e contribuíram com o meu desenvolvimento. 

Especialmente meu orientador, que se dedicou a me orientar tanto quanto exigiu que eu estudasse e entregasse uma excelente dissertação. Paralelamente a minha dissertação, o Ricardo me convidou para ser coautor de outro artigo que ele estava escrevendo e me encarregou da fundamentação teórica. Com isso aprendi muito sobre como escrever, submeter e publicar um artigo, enquanto ia desenvolvendo a minha pesquisa. 

Da minha dissertação resultou um artigo que foi aceito para o Semead de 2016 e, posteriormente, publicado em revista B1 (classificação da época). Isso certamente contribuiu para que eu fosse admitido no doutorado da FEA. 

Como foi o desenvolvimento da sua dissertação? Qual assunto ou tema? Qual linha de pesquisa seguiu no Mestrado em Administração? 

Eu queria aprofundar meu conhecimento em fundos imobiliários, mas sabia que talvez não encontrasse alguém disposto a me orientar sobre um tema tão específico e novo à época. 

No entanto, o Prof. Ricardo Goulart Serra aceitou e sugeriu que replicássemos uma pesquisa internacional que testava quais fatores explicavam a diminuição do risco de fundos imobiliários. 

Evidente que não há no Brasil a mesma gama de dados disponíveis, e havia muito menos na época do que há hoje, mas conseguimos viabilizar a pesquisa. 

Como já mencionei, foi apresentado no Semead e publicado em revista B1 (Base Unisinos). Escrever uma dissertação é uma experiência de aprendizado profundo. Um título de mestre não é uma distinção por acaso, quem já passou por isso sabe o quanto é necessário se dedicar aos estudos para obtê-lo. 

Recomendaria a FECAP para outro estudante? 

A FECAP é uma casa de saber que, há mais de 100 anos, acolhe e desenvolve jovens e adultos que se distinguem no mercado de trabalho. Tenho orgulho de ser Alvarista e recomendo a FECAP para aqueles que verdadeiramente queiram se dedicar aos estudos e, com isso, transformar suas vidas. 

Gostou da história do Arthur? Você também pode iniciar a mudança na sua carreira e vida.

Acesse o site do Mestrado FECAP e saiba mais sobre o curso. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados