fbpx
voltar ao topo

Trabalhos de alvaristas são destaque em congresso e revista científica

Dois artigos de TCC de alunos da FECAP foram destaque em um congresso de contabilidade e em uma...
Pós-Graduação | 18/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Dois artigos de TCC de alunos da FECAP foram destaque em um congresso de contabilidade e em uma revista científica.

CONGRESSO

O artigo “Apuração de haveres e as dificuldades do perito contador”, dos alunos Sandro dos Santos Silva e Natália Fontenele Tibério, com orientação de José Orcélio do Nascimento, Marcus Vinicius Moreira Zittei e Luciana Rocha Laporta, foi destaque no 10ª Congresso UFSC de Controladoria de Finanças, 10º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade e 3º UFSC International Accounting Congress.

O estudo teve como objetivo identificar quais são as principais dificuldades encontradas pelo perito-contador na apuração de haveres em processos judiciais. Utilizando uma pesquisa de caráter descritiva e qualitativa, os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionário com 13 questões encaminhado para 45 peritos-contadores, com atuação na cidade de São Paulo em apurações de haveres no âmbito do poder judiciário, no período de 06/11/2019 a 11/11/2019. Ao todo, foram recebidos 24 questionários respondidos.

O trabalho constatou que as principais dificuldades do perito-contador na apuração de haveres em processos judiciais são: valoração do estoque, intangível e goodwill, bem como valorar todos os elementos patrimoniais quando estão presentes nas apurações de haveres para fins judiciais em algumas circunstâncias.

Confira o artigo.

REVISTA

Já o artigo “A relação entre conselho de administração e desempenho das empresas listadas na B3 do setor de consumo cíclico”, das alunas Jessica de Souza Borges e Nayara Sandy dos Santos Vieira, orientadas por José Orcélio do Nascimento, Luciana Gavazzi Barragan e Marcus Vinicius Moreira Zittei, foi publicado na NAVUS – Revista de Gestão e Tecnologia, de Florianópolis, Santa Catarina.

O estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de análise documental e abordagem quantitativa. A população é composta por 82 empresas, abrangendo uma amostra de 48 empresas com nível de governança. Para medir o desempenho empresarial foram utilizadas as variáveis ROA, ROE e Q de Tobin, e como características do conselho de administração foram selecionadas as variáveis: independência do conselho, tamanho do conselho, variável dummy para encontrar a dualidade de diretor e uma dummy para o nível de governança, para variável de controle, tamanho da empresa.

Confira o artigo.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados