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É obrigatório para qualquer empresa estar nas redes sociais

Uma empresa que não tem redes sociais atualmente é como se não existisse. A pandemia nos...
Imprensa | 18/08/2020
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Uma empresa que não tem redes sociais atualmente é como se não existisse. A pandemia nos apresentou uma realidade virtual em que vitrines, cartões de visita, portfólios e relacionamento com clientes se concentram em feeds de imagens e textos que se complementam e se conectam com as pessoas.

A gente já ficava conectado o tempo todo antes da pandemia, mas em um cenário em que a convivência presencial não é possível, nossa única escolha é utilizar das novas tecnologias para coisas básicas, como fazer compras e até ver nossos familiares.

É como se pensássemos em um shopping em que os consumidores estão passeando pelos corredores. Sendo esse o shopping mais movimentado do mundo, quais estratégias uma empresa precisa ter para chamar atenção entre todas as outras lojas disponíveis?

De acordo com o coordenador do curso de Pós-graduação em Marketing Digital da FECAP, Roberto Falcão, é importante que as organizações dominem os rudimentos sobre a presença digital. “Por exemplo, entender quais são as plataformas e canais em que seu público está presente, analisar os melhores horários de postagens, e analisar os custos para se fazer anúncios e impulsionar postagens são conhecimentos muito importantes que o empresário ou o responsável pelo marketing tenham”.

Em pesquisa realizada pela empresa de análise comScore em maio de 2020, identificou-se que o internauta brasileiro passa em média 27 horas por mês conectado em redes sociais, o que equivale a 36% do seu tempo de navegação na internet, ficando acima da média da América Latina.

O consumidor conectado ajuda a impulsionar a economia digital do país. Segundo a mesma pesquisa, houve um aumento de 9% de acesso a páginas de e-commerce desde 2012, sendo 14 milhões de visitas apenas no site do Mercado Livre, principal empresa do ramo.

Mas uma coisa é certa, com capacitação qualificada não há outro rumo se não o sucesso. Apenas no Brasil em 2020 há 69 milhões de perfis ativos só no Instagram, há ainda Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp, Youtube, TikTok, entre outras plataformas que empresas estão em contato direto com seus clientes e fornecedores.

A informação sendo transmitida de forma clara é essencial, mas entender como funcionam algoritmos, saber quais são as melhores ferramentas para apresentar aos clientes seus produtos, compreender os dados que são coletados de cada publicação e saber quais conteúdos são de interesse do seu público não é tão simples.

Neste cenário, as ferramentas de marketing digital ganharam ainda mais repercussão, potencializando o impacto das organizações em sua comunicação mercadológica, na geração de conteúdo relevante, na captação de consumidores e na criação de relacionamento com seus mercados, bem como na distribuição de bens e serviços.

Essa é uma grande oportunidade para que empresas se adaptem à nova realidade digital. Mas não pense que é simples apenas criar um site ou abrir um perfil em alguma rede social. Para que se obtenha resultados é necessário estratégia, conhecimento técnico e especializado.

Diante da necessidade de contratar pessoas que tenham conhecimento técnico na área, os departamentos de Marketing vêm ganhando relevância nas esferas mais estratégicas, responsabilizando-se por atividades fundamentais como antecipar tendências no mercado de consumo, definir posicionamento de marca, desenvolver diferenciais competitivos, garantir a criação de valor e demais temas-chave para uma gestão moderna e eficiente.

FORMAÇÃO

A área de Marketing vem ganhando relevância nas esferas mais estratégicas dentro das organizações, responsabilizando-se por atividades fundamentais como antecipar tendências no mercado de consumo B2B, B2C e B2B2C, definir posicionamento de marca, desenvolver diferenciais competitivos, garantir a criação de valor e demais temas-chave para uma gestão moderna e eficiente.

Neste cenário, as ferramentas de marketing digital ganharam ainda mais repercussão, potencializando o impacto das organizações em sua comunicação mercadológica, na geração de conteúdo relevante, na captação de consumidores e na criação de relacionamento com seus mercados, bem como na distribuição de bens e serviços.

No programa de estudos da Pós-graduação em Marketing Digital da FECAP, além de conceitos centrais sobre as atividades de marketing digital, os alunos terão contato com diversas técnicas e ferramentas para colocar seus conhecimentos imediatamente em prática em sua atividade profissional seja em uma empresa própria, em uma agência ou em qualquer outra organização.

Saiba mais sobre o curso.

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