fbpx

Semana das Profissões: convidados apresentam possibilidades para o futuro

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas dúvidas e desafios aos profissionais. Pensando nisso, o...
Colégio | 07/08/2020
Compartilhe :

A pandemia de Covid-19 trouxe muitas dúvidas e desafios aos profissionais. Pensando nisso, o Colégio FECAP promove nos próximos dias 11, 12 e 13 de agosto a Semana das Profissões, voltada para alunos do último ano do Ensino Médio, de modo a auxiliá-los quanto as dúvidas sobre qual caminho seguir ao término do curso. O evento acontece via Zoom.

Para apresentar o mercado de trabalho aos alunos, a coordenação do Colégio convidou profissionais de diversas áreas de atuação para tirar dúvidas e conversar sobre desafios que enfrentam no cotidiano.

 

Novo formato

A semana das profissões deste ano terá um formato diferente, não apenas por conta da transmissão online, mas também pelo formato de ‘rodas de conversa’, Para tanto, foram organizadas rodas de conversa de abertura, uma para cada um dos três dias. Na sequência destas, ocorrerão as rodas de conversa de área, que variam de acordo com as áreas do saber/conhecimento. Ao todo serão conduzidas 12 rodas de conversa de área.

Segundo Simone Vianna, Coordenadora de Inovação Educacional do Colégio Fecap, “a ideia foi a de promover junto aos nossos alunos uma conversa descontraída sobre temas contemporâneos ligado ao mundo do trabalho, além de compartilhar da experiência de profissionais ligados à Startups e Centros de Inovação e Tecnologia. Tão importante quanto, trazer à tona as recentes discussões sobre Felicidade e propósito de vida, essencialmente importante nesta fase da vida em que o jovem faz a sua escolha profissional”.

Para as rodas de conversa por área, a programação conta com dois profissionais de áreas correlatas, de modo a incrementar a suposta discussão inter-áreas, de suma importância dentro do universo do trabalho.

Toda roda de conversa será mediada por um professor do colégio que terá, dentre outros, o objetivo de garantir que os questionamentos dos alunos sejam atendidos dentro do tempo previsto de cada roda.

 

Confira a programação da Semana de Profissões

Exatas e Comunicação – 11/8

13h30 – Recepção Virtual

13h45 – Abertura com Marcelo Krokoscz e Simone Vianna

14h – Conhecendo o Universo das Startups

Ana Caroline Tempass da Startup B2Blue – Mediação de André Maluf

15h – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Publicidade e Propaganda, Radio e TV

16h10 – Química, Matemática, Relações Públicas e Jornalismo

17h20 – Encerramento com Nilda Di Giacomo

 

Ciências Sociais – 12/8

13h30 – Recepção Virtual

13h45 – Abertura com Marcelo Krokoscz e Simone Vianna

14h – O futuro dos Centros de Inovação Tecnológica

Sebastião Garcia Júnior do Centro de Inovação Tecnológica de Guarulhos – Mediação Simone Vianna

15h – Contabilidade, Administração, Economia e Relações Internacionais

16h10 – Jogos, Física, Ciência da Computação e Sistemas de Informação

17h20 – Encerramento com Nilda Di Giacomo

 

Humanas e Biológicas – 13/8

13h30 – Recepção Virtual

13h45 – Abertura com Marcelo Krokoscz e Simone Vianna

14h – Felicidade e Propósito de Vida

Danielle Rodrigues, Design de Carreira – Mediação Ana Rita Bruni

15h – Psicologia, Direito, Moda e Gastronomia

16h10 – Nutrição, Fisioterapia, Veterinária e Medicina

17h20 – Encerramento com Nilda Di Giacomo

 

Quem são os palestrantes da Semana de Profissões?

Ana Caroline Tempass – COO na B2Blue.com

Gestora Ambiental formada na Universidade de São Paulo cursando pós-graduação em Gestão de projetos com ênfase em produtividade em projetos sustentáveis.

Estagiou em fiscalização ambiental junto à Secretaria de Verde e Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo, onde ganhou expertise na aplicação dos requisitos da legislação ambiental, na elaboração de relatório técnico e diferentes programas ambientais.

Também atuou com o Projeto Composta São Paulo – SVMA, onde executou um projeto piloto para analisar a qualidade dos trabalhos na área de compostagem ambiental, realizando a elaboração, implantação e acompanhamento do projeto, propondo melhorias e soluções para a possível continuidade e expansão do projeto. E em paralelo atuou como educadora ambiental no Instituto Muda, no âmbito dos resíduos sólidos urbanos pós consumo. Onde teve contato com toda a cadeia relacionada a geração e disposição final sustentável dos materiais recicláveis, ministrando palestras e treinamentos.

Atualmente é Gestora de Projetos Sustentáveis na empresa B2Blue.com onde desenvolve projetos nas industriais buscando a maximizar a valorização dos resíduos sólidos com foco em resíduos desafiadores, resolução de problemas ambientais, e produtividade de novos produtos.

Tem como grande diferencial a intimidade e a experiência na identificação dos desafios das indústrias, buscando soluções inovadoras na área ambiental. Tem expertise no desenvolvimento de projetos e treinamentos; relacionamento com clientes, e resposta rápida para atendimento e soluções de resíduos complexos.

 

Sebastião Garcia Junior – Diretor Eng. na OHE, Diretor do Centro de Inovação Tecnológica de Guarulhos. Coord.Geral cursos Técnicos no C. Un. ENIAC

28 anos de experiência profissional em indústrias multinacionais, nas áreas Manutenção, Projeto e Implantações, Elétrica-eletrônica e Mecânica, 5 anos de experiência acadêmica , como professor universitário e gestor de Laboratórios engenharia FABLAB e centro de empreendedorismo, responsável pela implantação e validação do FABLAB e credenciamento a rede mundial,responsável pela Criação do espaço Maker ENIAC ferramenta de integração de atividades baseadas na Aprendizagem Ativa.

Amplo conhecimento de programas de CLP, IHM, SIEMENS, ROCKWELL, WEG, INVT, projeto de painéis, programas CLP, IHM e MICROCONTROLADORES.

Sólido conhecimento de inversores de frequência, conversores e servoacionamentos de diversos fabricantes.

Total domínio dos sistemas de gestão de manutenção industrial como PCM, TPM, MTBF, MTTR, desenvolvimento e aplicação de métodos e processos gerencias voltados a manutenção industrial e de qualidade ISO,Termografia de peças e componentes por FLIR a fim de manter alta disponibilidade e confiabilidade de maquinas e equipamentos.

Vasta experiência em implementação, SETUP e STARTUP de máquinas e equipamentos industriais. Experiência em elaboração de projetos eletro eletrônicos para máquinas e equipamentos direcionados a indústrias multifuncionais, atuando também no controle de custos de projeto.

Grande habilidade no trato interpessoal com subordinados primando pelo trabalho em equipe com comportamento profissional ético.

Participação, validação e implantação de sistemas integrados MANFER e SAP.

Atuante como Engenheiro Mecatrônico na A&S Automação industrial. Focado em Adequação à NR12 e todas suas etapas desde avaliação e implantação em maquinas e equipamentos industriais,Manutenção industrial e suporte técnico

 

Danielle Rodrigues – Designer de Carreira | Estrategista em Personal Branding | Employer Brading | Employee Experience | Coach | Escritora

Muito prazer, eu sou Dani

Me lembro que dos 8 aos 15 anos, meu sonho de “o que eu quero ser quando crescer” era: cantora ou gerente de banco. De alguma forma tudo deu certo pra mim, porque tudo o que eu planejei deu errado.

Sempre dedicada aos estudos, inclusive no catecismo, leitora de carteirinha e com duas marcas muito minhas: gostar de sorrir e de ser gentil com as pessoas. Minha mãe sempre diz que a gente precisa ser gentil. Mesmo depois de ter estudado tanto, acredito, de coração, que a gentileza que minha mãe me ensinou fez a grande diferença na minha vida.

A verdade é que eu sempre estive para as pessoas e as pessoas sempre estiveram por mim. Me lembro que minha estreia como líder (ainda muito nova) aconteceu com o Presidente da empresa me chamando em sua sala: “Você faz parte da equipe de finanças, mas a maioria das pessoas indicou o seu nome para a liderança da Área de Projetos.” Depois de quase 4 anos neste desafio, ele me chamou outra vez: “Temos um problema bom. As pessoas querem que você assuma o nosso R.H.”.

Foi assim que eu me tornei uma profissional da área de gestão de pessoas, especializada em desenvolvimento humano e organizacional, com uma trilha anterior nas áreas de relacionamento, finanças, projetos, nos segmentos bancário, varejo e indústria de beleza e educação.

Estou como COO na UNIFEOB (posição que sucedeu a gestão da Área de Gente & Gestão por quase 5 anos) e, em paralelo, como CHRO na Engaja Consultoria, Coach e Mentoring em Carreira e Liderança, Estrategista em Marca Pessoal, Professora de Pós-Graduação e Graduação, ingressando no projeto de meu segundo livro.

Possuo mais de 10 anos na área de Gestão de Pessoas, com grande know how em Clima e Cultura, Performance, Remuneração e Desenvolvimento, Atração e Seleção, Design Organizacional, Trilhas de Carreira, Qualidade de Vida, Governança e Compliance, Estruturação de Planejamento Estratégico, Dashboards (KPI´s | OKR´s), Employer Branding, Employee Experience, Employee Engagement, Candidate Experience.

MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional (Franklin Covey) | Mentoring & Coach de Carreira (SBC) | Business and Executive Coach (IBC) | Professional & Life Coach (IBC) | MBA Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas (FGV) | MBA em Gestão Estratégica de Negócios (INPG) | Graduação em Administração (UNIFAE).

Acredito que o respeito genuíno pelas pessoas, o amor pelo desenvolvimento (meu e dos outros), a capacidade de sonhar e realizar que me trouxeram até aqui e que me movem para o futuro.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTARAM

Quer saber mais sobre FECAP?