fbpx

Sustentabilidade na prática: a importância de atuar em conjunto com stakeholders

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni sobre sustentabilidade empresarial é...
Pesquisa | 09/07/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni sobre sustentabilidade empresarial é publicado na revista da Universidade Estadual de Londrina

Em dezembro de 2019 o Fórum Econômico Mundial divulgou o Davos Manifesto 2020, que apresenta como tarefa de uma empresa envolver todos os grupos de interesse (stakeholders) na criação compartilhada e sustentável de valor.

Alinhado a esse objetivo mundial, a pesquisa realizada pelo Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni analisou relatórios de sustentabilidade das 25 empresas brasileiras que estão no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), com o objetivo de evidenciar e analisar os stakeholders presentes nos relatórios de sustentabilidade dessas empresas.

Segundo Lugoboni, a pesquisa evidencia a importância de envolver stakeholders para tornar o planejamento mais relevante. “Se a empresa planeja ações sustentáveis apenas dentro do âmbito interno, acaba sendo muito aquém do que é possível fazer. Quando envolve o fornecedor, cliente e acionistas, existe a possibilidade de estruturar uma estratégia sustentável com mais valor, resultado e engajamento de todos envolvidos”, comenta o pesquisador.

A pesquisa foi publicada na revista da Universidade Estadual de Londrina e também contou com participação dos pesquisadores Dr. Marcus Zittei, Dra. Fernanda Lemos, Jennifer Godoi e Maria Emilia Silva.

Atualmente, a preocupação sustentável de uma empresa não diz respeito apenas aos seus interesses, mas a um planeta inteiro que depende de questões climáticas para sobreviver, como defendeu Marc Benioff, CEO e fundador da Salesforce, durante discurso em Davos: “A Terra é o nosso maior stakeholder”.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados