Artigo de professora e ex-aluna da FECAP é publicado em revista científica de MG - FECAP

Artigo de professora e ex-aluna da FECAP é publicado em revista científica de MG

Um artigo científico escrito pela professora doutora Cláudia Alvarenga Marconi e pela ex-aluna da...
Graduação | 30/04/2020
Compartilhe :

Um artigo científico escrito pela professora doutora Cláudia Alvarenga Marconi e pela ex-aluna da graduação em Relações Internacionais da FECAP Anna Paula Ramos foi publicado na mais recente edição da “Estudos Internacionais: Revista de Relações Internacionais da PUC Minas”.

O trabalho “Os desafios humanitários e novas práticas de great power management: uma comparação entre as posições da França e da Alemanha frente à ‘crise de refugiados’” é fruto do projeto de iniciação científica, parte do programa PIBIC/CNPQ, iniciado em 2017 na FECAP.

Enraizado em um projeto de pesquisa da professora Cláudia, o plano original de trabalho da ex-aluna Anna Paula tinha por finalidade compreender e analisar as respostas da França e da Alemanha frente à “crise de refugiados”, a partir da óptica da Escola Inglesa das Relações Internacionais.

Com a finalização do projeto de IC em 2018, professora e aluna adequaram a então produção para que ela fosse submetida à banca de trabalho de conclusão de curso; tendo sido o trabalho, na ocasião, avaliado pelos professores da casa Cícero Krupp e  Thiago Babo.

Munidas dos insumos do debate público e interessadas na continuidade da reflexão sobre o tema e no aprofundamento da narrativa europeia sobre a “crise de refugiados”, as pesquisadoras revisitaram as produções feitas e desenharam um texto mais homogêneo e que pôde ser submetido e avaliado pela prestigiada revista.

O artigo pode ser lido no link: http://periodicos.pucminas.br/index.php/estudosinternacionais/article/view/20244.

“Parabenizo a professora e a aluna por terem seguido adiante e obtido êxito na pesquisa”, diz a coordenadora do curso de Relações Internacionais, Marília Pimenta.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?