fbpx

Empreendedorismo é pilar institucional da FECAP e é trabalhado nas disciplinas e em atividades especiais

Segundo pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em março de 2019, 38% da...
Centro de Empreendedorismo | 12/10/2019
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Segundo pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em março de 2019, 38% da população brasileira se considerava empreendedora. Esse número equivale a 52 milhões de pessoas que possuem seu próprio negócio e a tendência é só aumentar. 

Com as mudanças legislativas oriundas da Reforma da Previdência, das Leis Trabalhistas e da crise de desemprego, a solução que os brasileiros encontraram para pagar suas contas foi a autonomia nos negócios. Entretanto, poucas vezes essa independência está acompanhada de uma formação qualificada para entender todos os processos necessários para desenvolver uma empresa saudável. 

Contudo, esses microempreendedores que encontram na autonomia uma forma de equilibrar as contas ou mesmo buscar seu sustento, infelizmente, não obtém muito sucesso. De acordo com pesquisa desenvolvida pela Boa Vista, em 2018, 96,5% das Organizações que declararam falência no ano eram classificadas como pequenas empresas.  

Ciente desses dados e com uma história centenária na gestão empresarial, faz parte do DNA da FECAP capacitar os alunos para que eles desenvolvam autonomia financeira. No ensino superior, a disciplina é lecionada para diferentes áreas: Ciências Contábeis, Secretariado Executivo Trilíngue e Administração. 

Na área de Contabilidade, conquistamos o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na etapa estadual de São Paulo. “É uma quebra paradigmática ter ensino de empreendedorismo em Contabilidade, área vista, equivocadamente, como normativa e amparada apenas em leis, sem nenhuma ligação com a construção de um espírito empreendedor e inovador”, destaca o Prof. Dr. Edson Barbero, responsável pela disciplina e Coordenador do Centro de Empreendedorismo. 

Com relevância internacional, a metodologia utilizada nas aulas seguiu ensinamentos da principal escola de empreendedorismo do mundo, a Babson College, localizada em Massachusetts (EUA). Nomeada de “faculdade dos visionários”, a Instituição norte-americana lidera a maior parte dos rankings universitários do setor empreendedor. 

Mas não pense que por não ter disciplinas voltadas a isso que outras áreas de estudo perdem esse posicionamento, pois o Centro de Empreendedorismo oferece a todos os alunos acompanhamento de mentores por um tempo indeterminado. É possível, ainda, participar, gratuitamente ou com desconto, de eventos de qualificação pessoal e profissional. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados