Planejamento Estratégico

| Online

Carga Horária: 30 horas/aula

Data: 15 de junho a 11 de julho

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP R$ 240,00 Externos: R$ 480,00

Período de Inscrição: até 17 de junho

Prof. Marcos Takao Ozaki

Sobre o curso

PÚBLICO-ALVO
Profissionais interessados em adquirir capacitação diferenciada e de alto nível em Planejamento Estratégico Público. Incluem servidores públicos, consultores, estudantes e candidatos a concursos públicos.

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Trabalhar as perspectivas que se apresentam aos gestores públicos quanto à elaboração do planejamento estratégico público e seu reflexo na aplicação dos recursos públicos

Conteúdo

Planejamento Estratégico Organizacional: origens e desenvolvimento do conceito; Aplicação do PEO ao setor público – do PES – Planejamento Estratégico Situacional ao PEO; Elementos do PEO; Processo do PEO: planejamento; organização; implementação; controle; Aplicação do PEO no setor público e nas prefeituras; Análise e estudo de casos; Aplicação do PEO; Planejamento Estratégico Pessoal (PEP): noções gerais

A trilha de aprendizagem é o caminho que o aluno deverá percorrer durante o processo de ensino-aprendizagem de modo que haja eficiência e eficácia nesse processo.
O curso está organizado em 4 módulos e cada um deles contém:
1- Vídeo-aula: vídeo através do qual o professor faz um apanhado geral do conteúdo do módulo e fala dos pontos mais relevantes;
2- E-book: texto com o conteúdo teórico do respectivo módulo;
3- Aula Explicativa: aula criada em PowerPoint e gravada na forma explicativa, com o uso de vídeo ou de som.
4- Fórum para Discussão: neste ambiente, o Professor Tutor e os alunos deverão interagir para discutir o assunto tratado. Eles poderão também apresentar dúvidas e discutir com seus colegas acerca do tema ali proposto.
5- Auto Avaliação: são 10 questões objetivas através das quais o aluno poderá verificar como foi seu aprendizado referente ao módulo estudado.

Atividades e participação on-line constituem 100% da nota nos fóruns de discussões e autoavaliação dos quatro módulos. É necessário para aprovação, no mínimo, 70% de participação ativa em todas as atividades.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos e SPINK, Kevin Peter (ORG.). Reforma do estado e Administração Pública Gerencial. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
KANAANE. Roberto, FIEL FILHO, Alécio e FERREIRA Maria das Graças. Gestão Pública: Planejamento, Processos, Sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Atlas. 2010.
MATUS, Carlos. Adeus, senhor presidente. São Paulo: FUNDAP, 1997.
______. Política, Planejamento & Governo – Tomos I E II. Brasília: IPEA, 1993.
PAULA, Ana Paula Paes. de. Por uma nova Gestão Pública. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
RIBEIRO. Renato Jorge Brown e BLIACHERIENE, Ana Carla. Construindo o Planejamento Público: Buscando integração entre política, gestão e participação popular. São Paulo: Atlas. 2013.
TONI, Jackson de. Planejamento Estratégico Governamental: reflexões metodológicas e implicações na gestão pública. Curitiba. Intersaberes. 2016

Sobre o professor

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1990), Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2003) e Doutorado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (2014). Especializado em Marketing e Finanças pelo CEAG-FGV e em Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral.
É professor do curso de Pós-graduação em Gestão Pública na FECAP, na EMASP – Escola Municipal do Servidor Público da PMSP e na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM). É também professor de cursos preparatórios para concursos públicos. Trabalha com Finanças Públicas Municipais em operações de crédito. Tem experiência na elaboração de legislação sobre tributos municipais e também na área de Administração Pública e Finanças Públicas, em relação aos seguintes temas: finanças públicas municipais; administração pública; reforma do estado e administração pública gerencial, planejamento estratégico aplicado ao setor público, administração financeira e orçamentária (AFO), PPA, LDO e LOA; governança corporativa aplicada ao setor público – governança de Estado.

Marcos Takao Ozaki

Compartilhe :

Receba tudo que rola no universo FECAP?

Ou