Whatsapp
Dúvidas / FAQ
Tour Virtual
A Biblioteca dispõe de diversos serviços direcionados a toda a comunidade acadêmica: alunos, Alumni Alvarista, professores e funcionários.
Veja abaixo alguns deles e como usá-los:
É essencial que o professor indique livros em sua bibliografia básica da disciplina que estejam no acervo da Biblioteca, permitindo que todos os alunos tenham acesso à leitura obrigatória.
Por isso, todo semestre, abrimos a possibilidade de docentes informarem títulos que serão usados na matéria que lecionará.
Para solicitações de bibliografias, basta preencher a planilha abaixo, com os dados dos títulos desejados, conforme os exemplos e envie e-mail para: [email protected].br
Planilha para solicitação de aquisições
Você também pode clicar aqui e solicitar direto pelo sistema Pergamum.
Veja vídeo com o Tutorial: https://vimeo.com/714213972/abc1e9cd0b
Unidades Organizacionais
Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: aquisiçã[email protected] | (11) 3272-2282
Política de Desenvolvimento de Coleções
As aquisições por compra, permuta e doação seguem critérios estabelecidos pela política de desenvolvimento de coleção das Bibliotecas da FECAP.
Para mais informações, consulte as Políticas de Desenvolvimento de Coleções.
A caixa de devolução é uma conveniência à disposição dos usuários que quiserem efetuar a devolução de materiais sem ter que comparecer ao balcão de empréstimos da Biblioteca, ou, ainda, durante os horários em que a Biblioteca estiver fechada.
Elas estão localizadas junto à entrada/catracas e no 7° andar do bloco E.
A coleta é feita: de 2ª a 6ª feira, 8h, 17h30 e 21h30; e Sábados: às 9h e 15h.
Assim que a devolução é feita, o usuário recebe em seu e-mail o comprovante de devolução.
Em caso de dúvidas, consulte o Regulamento da Biblioteca.
O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se: periódicos técnico-científicos, teses e dissertações; anais de congresso nacionais e internacionais; relatórios técnicos e partes de documentos (capítulo de livros).
A cópia é feita desde que o título autorize pela Lei de Direitos Autorais.
O serviço é pago pelo usuário. Confira tabela de preços.
Para utilizá-lo, preencha o formulário de solicitação.
A Biblioteca conta com quatro salas colaborativas no 7° andar do Bloco E, para criação de projetos, trabalho em grupo, orientações e simulação de apresentações.
O uso das Co-Labs fica limitado ao horário de funcionamento da Biblioteca:
de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30; e aos Sábados, das 8h às 16h30.
A reserva pode ser feita no Balcão de Atendimento da Biblioteca ou pelos telefones: (11) 3272-2282 / 2251 com até 24h de antecedência.
O uso das Co-Labs é vedado aos visitantes e alunos FECAP com pendências na Biblioteca.
Para mais informações, consulte o Regulamento da Biblioteca.
A Biblioteca aceita doações de material bibliográfico desde que atenda os critérios de avaliação da Coordenação, como: publicação dos últimos 5 anos, conservação e estado do material e pertinência ao acervo. São aceitas também doações de DVDs.
Uma relação dos títulos doados deve ser enviada para [email protected] contendo as informações: autor, título e data de publicação.
Os doadores deverão concordar que o material seja tratado de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções, ou seja, serão repassados para outra instituição, caso não sejam relevantes à comunidade acadêmica da FECAP.
Faz parte das atividades da Biblioteca promover o desenvolvimento de coleções de obras do acervo.
Entre os serviços estão a gestão de doações, aquisições de novos títulos, a permuta entre outras instituições de ensino (trocando revistas científicas feitas dentro da Instituição por revista de outras instituições de ensino) e desbaste, que é o descarte de materiais que não estão mais sendo utilizados.
A ação de desbaste também engloba a restauração e arquivo dos livros em obras raras, quando é o caso.
Confira nossa Política de Desenvolvimento de Coleções.
O empréstimo somente será realizado mediante apresentação do cartão de identificação e senha. O uso do cartão e senha é pessoal e intransferível. Confira as regras:
Essas informações também constam no Regulamento da Biblioteca.
O empréstimo de DVDs é permitido até 02 unidades.
O período de empréstimo de 07 ou 15 dias é para livros, teses, dissertações, folhetos, DVDs, CDs e periódicos.
O período de empréstimo de dicionários é diário.
RENOVAÇÃO
A renovação pode ser feita:
O usuário não poderá fazer a renovação, caso:
Dica! Procure fazer as renovações 1 dia antes da data de devolução.
ATENÇÃO! Não renovamos por e-mail, WhatsApp ou redes sociais.
RESERVA
Só é possível fazer reserva de publicações que estão emprestadas. Elas podem ser feitas nos terminais de pesquisa da Biblioteca ou pela Internet em Consulta ao Acervo.
Informações importantes:
Consulte também o Regulamento da Biblioteca.
Dicas:
Esse serviço possibilita aos usuários empréstimo de publicações do acervo de bibliotecas de instituições conveniadas, e o interessado retira e devolve o material emprestado à biblioteca onde solicitou.
Formulário para solicitação de EEB
Cadastro para instituições
Esse serviço é destinado aos alunos do Mestrado FECAP que fizeram a defesa final do seu Artigo ou Dissertação.
Os alunos de mestrado, após a defesa e atender as alterações solicitadas pela banca, devem solicitar atendimento presencial com a Biblioteca para conferência da norma APA e possíveis apontamentos e ajustes de formatação do trabalho.
A Ficha Catalográfica será produzida após correções e ajustes e o aluno será instruído de como fazer impressão e depósito do trabalho para que a Secretaria do Mestrado siga com o protocolo de registro de Diploma.
Solicite este serviço via Portal do Aluno -> Secretaria -> Requerimentos -> Entrega de trabalho e Solicitação de Diploma
Anexe em formato Word a versão final do seu trabalho
A Biblioteca FECAP, preocupada com a qualidade dos trabalhos acadêmicos, presta serviços de orientações à pesquisa científica, auxiliando alunos e professores a estarem dentro das normas da ABNT e da APA.
O atendimento é feito presencial ou remotamente e usa as Normas e Manuais atualizados de padronizações.
Importante!
Não fazemos revisão completa do trabalho para o aluno, tiramos DÚVIDAS PONTUAIS.
Não é necessário fazer agendamento, atendemos em livre demanda;
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
Em casos de atendimentos presenciais, os alunos deverão trazer o notebook com o arquivo em Word para correção das dúvidas.
Para mais informações, procure um bibliotecário nos Balcões de Atendimento, por e-mail ([email protected]), ou pelo telefone (11) 3272-2282.
O acervo da Biblioteca é de uso coletivo. Portanto, ao não devolver ou renovar no prazo estipulado os títulos emprestados, além de prejudicar seus colegas, há a penalidade de multa de R$3,00 (três reais) por dia corrido de atraso, contado por obra.
O débito só é gerado após a devolução do material pendente e em atraso. Não é possível fazer o pagamento da multa sem a devolução dos materiais.
Opções para quitar débitos
As opções para pagamento de multa são:
Dúvidas? Procure um de nossos funcionários para ajudá-lo no balcão de atendimento, ou pelo e-mail [email protected].
Os antigos alunos formados na FECAP podem continuar a usufruir dos programas, recursos e serviços da Instituição, o que inclui a Biblioteca.
Se você é um Alumni Alvarista e deseja continuar frequentando e emprestando materiais da Biblioteca, solicite seu cadastro de Alumni Alvarista: preenchendo aqui o Formulário OU solicite via Portal do Aluno > Solicitações > Programa “Alumni Alvaristas”.
A validade do cadastro é de seis meses, contados a partir de sua inscrição no programa; após esse período, será feita uma avaliação de seu histórico de empréstimo e atualização dos dados cadastrais.
Alumni Alvaristas podem retirar até 2 materiais com empréstimo por 7 dias; se não efetuar a devolução do(s) material(s) emprestado(s) deverá pagar a multa (R$ 3,00 por dia e por obra) e em caso de reincidência será suspenso, até o término do período de validade, conforme Artigo 16 do Regulamento Biblioteca.
Importante! Toda a comunicação da FECAP é feita via e-mail institucional ‘edu.fecap’; caso não o utilize, faça o redirecionamento para um e-mail pessoal. O não recebimento do e-mail, independente do motivo, não o isenta do pagamento da multa.
A Sala Multimídia fica localizada junto ao acervo da Biblioteca no 6° andar| Bloco A.
O uso da sala fica condicionado a no mínimo 2 e máximo 10 pessoas e está limitado ao horário de funcionamento da Biblioteca.
Horário de atendimento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30; sábado, das 8h às 16h30.
A reserva pode ser feita no balcão de atendimento da Biblioteca ou pelos telefones: (11) 3272-2282 / 2251, com até 24h de antecedência.
O uso da Sala Multimídia é vetado aos visitantes.
A Biblioteca Central é aberta à comunidade em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso deve ser feito mediante apresentação de documento de identificação original somente na Portaria do Campus Liberdade.
Está disponível somente a Consulta Local.
Para os visitantes, é vetado o uso das Co-Labs e Sala Multimídia.
A Biblioteca oferece visitas orientadas pelos bibliotecários em suas dependências.
Nessas visitas, são apresentados aos participantes os recursos de pesquisa, os serviços e espaços oferecidos pela Biblioteca.
As visitas deverão ser agendadas com antecedência diretamente no Balcão de Atendimento, por e-mail, pelos telefones (11) 3272-2282 / 3272-2251.
Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP
Centro Universitário da FEI
Centro Universitário Nove de Julho – Uninove
Centro Universitário SENAC
Escola Paulista de Direito – EPD
Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
Estácio
Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP
Fundação Escola de Sociologia e Política – FESPSP
Fundação Getúlio Vargas – FGV
Instituto Presbiteriano Mackenzie
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Trevisan Escola de Negócios
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade de Santo Amaro – UNISA
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Paulista – UNIP
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Cidade de São Paulo – UNICID
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados