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SERVIÇOS

Biblioteca dispõe de diversos serviços direcionados a toda a comunidade acadêmicaalunos, Alumni Alvarista, professores e funcionários. 

Veja abaixo alguns deles e como usá-los: 

 

O empréstimo somente será realizado mediante apresentação do cartão de identificação e senha. O uso do cartão e senha é pessoal e intransferível. Confira as regras: 

    Categoria de Usuário 

Quantidade de Materiais           

Período de Empréstimo        

   Colégio 

3 

7 dias  

    Graduação 

7 

7 dias 

    Pós-Graduação 

7 

7 dias 

    Mestrado 

10 

15 dias 

   Professores 

10 

15 dias 

    Funcionários 

3 

7 dias 

    Alumni Alvarista 

2 

7 dias 

    Empréstimos entre bibliotecas – EEB 

2 

7 dias 

Essas informações também constam no Regulamento da Biblioteca. 

O empréstimo de DVDs é permitido até 02 unidades. 

O período de empréstimo de 07 ou 15 dias é para livros, teses, dissertações, folhetos, DVDs, CDs e periódicos. 

O período de empréstimo de dicionários é diário. 

 

RENOVAÇÃO 

A renovação pode ser feita:  

  • No Portal FECAP > Biblioteca > Acesso ao Usuário > digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da Biblioteca > Clique em Acessar > Empréstimo> Renovação > Marque os itens > Confirme a operação no botão Renovar;  
  • Pessoalmente ou por telefone no balcão de atendimento: 
  • De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h50, e sábados, das 8h às 16h50. 
  • Telefones: (11) 3272-2251 ou 3272-2282 

 

O usuário não poderá fazer a renovação, caso:  

  • a obra esteja reservada por outro usuário;  
  • a situação do usuário na Biblioteca esteja irregular (multa e/ou materiais em atraso);  
  • o usuário tenha ultrapassado a data de devolução da obra;  
  • o usuário já tenha efetuado as 4 (quatro) renovações permitidas, pela internet.  

 

Dica! Procure fazer as renovações 1 dia antes da data de devolução. 

   

ATENÇÃO! Não renovamos por e-mailWhatsApp ou redes sociais. 

 

RESERVA 

Só é possível fazer reserva de publicações que estão emprestadas.  Elas podem ser feitas nos terminais de pesquisa da Biblioteca ou pela Internet em Consulta ao Acervo.   

Informações importantes: 

  • As reservas obedecem à ordem cronológica das solicitações; 
  • Não é possível a reserva de publicações que estão em poder do usuário; 
  • O usuário é avisado por e-mail sobre o retorno da publicação, que ficará a sua disposição por 1 (um) dia, após devolução; 
  • O usuário pode acompanhar sua posição na lista de reservas pelo Acesso ao Usuário > Empréstimo> Reservas 

Consulte também o Regulamento da Biblioteca. 

Dicas: 

  • Renove seus empréstimos com até um dia de antecedência, dessa forma, se o material estiver reservado por outro usuário, você terá tempo hábil de devolvê-lo à Biblioteca, evitando multas; 
  • O e-mail é uma forma de lembrá-lo da data de devolução do material, que é uma responsabilidade sua. Portanto, o não envio ou o não recebimento da mensagem, independentemente do motivo, não o isenta de multa em caso de atrasos; 
  • Verifique as datas de devolução em Acesso ao Usuário > Títulos Pendentes. 

A Biblioteca FECAP, preocupada com a qualidade dos trabalhos acadêmicos, presta serviços de orientações à pesquisa científica, auxiliando alunos e professores a estarem dentro das normas da ABNT e da APA. 

O atendimento é feito presencial ou remotamente e usa as Normas e Manuais atualizados de padronizações.  

 

Regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos 

Os manuais abaixo são recomendados para elaboração dos trabalhos acadêmicos dos cursos da FECAP.  Se necessário, consulte as normas vigentes, que estão disponíveis para consulta local na Biblioteca: 

Manual ABNT: para normalização de trabalhos dos cursos de graduação pós-graduação. 

Manual APApara normalização de artigos e dissertações dos cursos de mestrado. 

 

Templates 

Graduação 

Trabalho de Conclusão de Curso 

Declaração de Autoria e Autorização para Publicação 

 

Mestrado 

Dissertação Mestrado 

Artigo Mestrado  

Declaração de autoria 

Termo de autorização 

 

Pós-Graduação 

Artigo Pós 

Template de Declaração de Autoria e Autorização para Publicação 

 

 

Importante! 

Não fazemos revisão completa do trabalho para o aluno, tiramos DÚVIDAS PONTUAIS.  

Não é necessário fazer agendamento, atendemos em livre demanda; 

Atendemos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; 

Em casos de atendimentos presenciais, os alunos deverão trazer o notebook com o arquivo em Word para correção das dúvidas. 

Para mais informações, procure um bibliotecário nos Balcões de Atendimento, por e-mail (biblioteca@fecap.br), pelos telefones (11) 3272-2282 ou pelo WhatsApp clicando aqui. 

O acervo da Biblioteca é de uso coletivo. Portanto, ao não devolver ou renovar no prazo estipulado os títulos emprestados, além de prejudicar seus colegas, há a penalidade de multa de R$3,00 (três reais) por dia corrido de atraso, contado por obra. 

O débito só é gerado após a devolução do material pendente e em atraso. Não é possível fazer o pagamento da multa sem a devolução dos materiais. 

 

Opções para quitar débitos 

As opções para pagamento de multa são:  

 

  • na agência Santander do campus Liberdade, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h30/14h30 às 17h, apresentando o recibo de devolução/débito, que é fornecido na Biblioteca no ato da entrega do material.  

 

  • No balcão de atendimento (somente Biblioteca Central) com cartão de débito ou crédito; 

 

  • Pagamento online com cartão de débito e crédito (Visa, Master, Elo), através do Portal FECAP > Biblioteca > Acesso ao Usuário > Débitos.  

 

  • Negociação: para valores acima de R$42,00, é possível negociar a compra de livros e DVDs para o acervo, porém os títulos são indicados pela Biblioteca. 

Dúvidas? Procure um de nossos funcionários para ajudá-lo no balcão de atendimento, pelo e-mail biblioteca@fecap.br ou pelo WhatsApp clicando aqui. 

É essencial que o professor indique livros em sua bibliografia básica da disciplina que estejam no acervo da Biblioteca, permitindo que todos os alunos tenham acesso à leitura obrigatória. 

Por isso, todo semestre, abrimos a possibilidade de docentes informarem títulos que serão usados na matéria que lecionará. 

Para solicitações de bibliografias, basta preencher a planilha abaixo, com os dados dos títulos desejados, conforme os exemplos e envie e-mail para: aquisição@fecap.br 

 Planilha para solicitação de aquisições  

Você também pode clicar aqui e solicitar direto pelo sistema Pergamum 

Veja vídeo com o Tutorial : https://vimeo.com/354940878  

 

Unidades Organizacionais 

Código 

Curso/Departamento 

338000 

Graduação em Administração 

337000 

Graduação em Ciências Contábeis 

351000 

Graduação em Ciências Contábeis para Graduados 

332000 

Graduação em Ciências Econômicas 

330000 

Graduação em Publicidade e Propaganda 

331000 

Graduação em Relações Públicas 

333000 

Graduação em Relações Internacionais 

329000 

Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue 

400050 

Pós-Graduação 

500001 

Mestrado Acadêmico em Contabilidade 

500004 

Mestrado Profissional em Administração 

600009 

Biblioteca 

600051 

Colégio FECAP 

600071 

Reitoria 

600003 

Superintendência 

 

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: aquisição@fecap.br | (11) 3272-2282 

 

Política de Desenvolvimento de Coleções 

As aquisições por compra, permuta e doação seguem critérios estabelecidos pela política de desenvolvimento de coleção das Bibliotecas da FECAP. 

Para mais informações, consulte as Políticas de Desenvolvimento de Coleções. 

A caixa de devolução é uma conveniência à disposição dos usuários que quiserem efetuar a devolução de materiais sem ter que comparecer ao balcão de empréstimos da Biblioteca, ou, ainda, durante os horários em que a Biblioteca estiver fechada. 

Elas estão localizadas junto à entrada/catracas (na Central da Liberdade e na setorial de Pinheiros); 

 

A coleta é feita: 

Biblioteca Central:  2ª a 6ª feira, 8h | 10h30 | 14h30 |19h30 e 21h30; e Sábados: às 9h e 15h. 

Setorial: 2ª a 5ª feira, às 17h e 21h30. 

Assim que a devolução é feita, o usuário recebe em seu e-mail o comprovante de devolução. 

Em caso de dúvidas, consulte o Regulamento da Biblioteca. 

Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se: periódicos técnico-científicos, teses e dissertações; anais de congresso nacionais e internacionais; relatórios técnicos e partes de documentos (capítulo de livros) 

A cópia é feita desde que o título autorize pela Lei de Direitos Autorais. 

O serviço é pago pelo usuário. Confira tabela de preços. 

Para utilizá-lo, preencha o formulário de solicitação. 

A Biblioteca Central conta com quatro salas colaborativas no 7° andar do Bloco E, para criação de projetos, trabalho em grupo, orientações e simulação de apresentações. 

O uso das Co-Labs fica limitado ao horário de funcionamento da Biblioteca:  

dsegunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30; e aos Sábados, das 8h às 16h30.  

A reserva pode ser feita no Balcão de Atendimento da Biblioteca ou pelos telefones: (11) 3272-2282 / 2251 com até 24h de antecedência. 

O uso das Co-Labs é vedado aos visitantes e alunos FECAP com pendências na Biblioteca. 

Para mais informações, consulte o Regulamento da Biblioteca. 

Esse serviço possibilita aos usuários empréstimo de publicações do acervo de bibliotecas de instituições conveniadas, e interessado retira e devolve o material emprestado à biblioteca onde solicitou. 

Para mais informações, fale com a gente pelo WhatsApp. 

Formulário para solicitação de EEB 

Cadastro para instituições 

Esse serviço é destinado aos alunos do Mestrado FECAP que fizeram a defesa final do seu Artigo ou Dissertação. 

Os alunos de mestrado, após a defesa e atender as alterações solicitadas pela banca, devem solicitar atendimento presencial com a Biblioteca para conferência da norma APA e possíveis apontamentos e ajustes de formatação do trabalho. 

Ficha Catalográfica será produzida após correções e ajustes e o aluno será instruído dcomo fazer impressão e depósito do trabalho para que a Secretaria do Mestrado siga com o protocolo de registro de Diploma. 

Para solicitar esse serviço: 

  • Escreva para: biblioteca@fecap.br anexando ao arquivo final do Artigo ou Dissertação em formato Word; ou 
  • Via Portal do Aluno FECAP > Solicitações > Ficha Catalográfica – Mestrado. 

A Biblioteca aceita doações de material bibliográfico desde que atenda os critérios de avaliação da Coordenação, como: publicação dos últimos 5 anos, conservação e estado do material e pertinência ao acervoSão aceitas também doações de DVDs. 

Uma relação dos títulos doados deve ser enviada para biblioteca@fecap.br contendo as informações: autor, título e data de publicação. 

 

Os doadores deverão concordar que o material seja tratado de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções, ou seja, serão repassados para outra instituição, caso não sejam relevantes à comunidade acadêmica da FECAP.  

Faz parte das atividades da Biblioteca promover o desenvolvimento de coleções de obras do acervo.  

Entre os serviços estão a gestão de doações, aquisições de novos títulos, a permuta entre outras instituições de ensino (trocando revistas científicas feitas dentro dInstituição por revista de outras instituições de ensino) e desbaste, que é o descarte de materiais que não estão mais sendo utilizados.  

A ação de desbaste também engloba a restauração e arquivo dos livros em obras raras, quando é o caso. 

Confira nossa Política de Desenvolvimento de Coleções. 

Os antigos alunos formados na FECAP podem continuar a usufruir dos programas, recursos e serviços da Instituição, o que inclui a Biblioteca. 

Se você é um Alumni Alvarista e deseja continuar frequentando e emprestando materiais da Biblioteca, solicite seu cadastro de Alumni Alvarista: preenchendo aqui o Formulário OU solicite via Portal do Aluno > Solicitações > Programa “Alumni Alvaristas”. 

A validade do cadastro é de seis meses, contados a partir de sua inscrição no programa; após esse período, será feita uma avaliação de seu histórico de empréstimo e atualização dos dados cadastrais.  

Alumni Alvaristas podem retirar até 2 materiais com empréstimo por 7 dias; se não efetuar a devolução do(s) material(s) emprestado(s) deverá pagar a multa (R$ 3,00 por dia e por obra) e em caso de reincidência será suspenso, até o término do período de validade, conforme Artigo 16 do Regulamento Biblioteca 

Importante! Toda a comunicação da FECAP é feita via e-mail institucional ‘edu.fecap’; caso não o utilize, faça o redirecionamento para um e-mail pessoal. O não recebimento do e-mail, independente do motivo, não o isenta do pagamento da multa. 

A Sala Multimídia fica localizada junto ao acervo da Biblioteca no 6° andar| Bloco A. 

O uso da sala fica condicionado a no mínimo 2 e máximo 10 pessoas e está limitado ao horário de funcionamento da Biblioteca.  

Horário de atendimento da Biblioteca: dsegunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30; sábado, das 8h às 16h30. 

A reserva pode ser feita no balcão de atendimento da Biblioteca ou pelos telefones: (11) 3272-2282 / 2251, com até 24h de antecedência. 

O uso da Sala Multimídia é vetado aos visitantes. 

Os usuários também contam com o Serviço de Cópias (somente na Biblioteca Central) oferecido no mesmo horário de funcionamento da Biblioteca, nas seguintes condições: 

  • cópia é somente de materiais da Biblioteca; 
  • máximo de 10% do total de páginas da obra; e 
  • valor: R$ 0,18 cada cópia. 

 O pagamento desse serviço deve ser feito antecipadamente: 

  • na Central do Aluno FECAP – CAF, de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. As formas de pagamento são em dinheiro, por cartão de crédito ou de débito; 
  • na Intranet > Login e Senha do Aluno > Portal de Impressão. Somente pagamentos no cartão de crédito. 

Visitantes que desejam tirar cópias devem fazer o pagamento na CAF e entregar o comprovante no balcão da Biblioteca. 

A reprodução de livros segue a legislação de direito autoral em vigor (Lei nº 9.610, de 19/02/1998). 

A Biblioteca Central é aberta à comunidade em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso deve ser feito mediante apresentação de documento de identificação original somente na Portaria do Campus Liberdade. 

Estão disponíveis os serviços de Consulta Local e Cópias. 

Para os visitantes, é vetado o uso das Co-Labs e Sala Multimídia. 

A Biblioteca Central oferece visitas orientadas pelos bibliotecários em suas dependências. 

Nessas visitas, são apresentados aos participantes os recursos de pesquisa, os serviços e espaços oferecidos pela Biblioteca.  

As visitas deverão ser agendadas com antecedência diretamente no Balcão de Atendimento, por e-mail, pelos telefones (11) 3272-2282 / 3272-2251 ou pelo WhatsApp clicando aqui.

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