fbpx
voltar ao topo

Dúvidas Frequentes

Veja abaixo algumas dúvidas mais frequentes:

Docentes, alunos, Alumni Alvarista e funcionários da FECAP durante o horário de funcionamento. 

Comunidade externa somente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Não. O cartão de identificação fornecido pela FECAP é o documento necessário para ser nosso usuário; além do cadastro e de uma senha no balcão de atendimento na sua primeira visita à biblioteca. 

Sim, o cartão de identificação da FECAP. 

Os prazos variam conforme a categoria do usuário, como descrito abaixo: 

  • Alunos do Colégio: 05 materiais/07 dias; 
  • Alunos da Graduação: 07 materiais/07 dias; 
  • Alunos da Pós-graduação: 07 materiais/07 dias; 
  • Alunos do Mestrado: 10 materiais/15 dias; 
  • Professores: 10 materiais/15 dias; 
  • Funcionários: 05 materiais/07 dias 
  • Alumni Alvaristas: 02 materiais/07 dias 

 *DVDs – 02 materiais/07 dias – para todas as categorias de usuários. 

Acesse o Portal FECAP > Biblioteca > Acesso ao usuário, digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da Biblioteca; clique em Acessar; na janela seguinte você terá acesso aos seguintes serviços: 

  • Renovação 
  • Reserva 
  • Material pendente 
  • bito 
  • Áreas de interesse 
  • Assuntos/autores 
  • Histórico 
  • Alteração de senha 

Comunique à Biblioteca a perda do material antes do vencimento do prazo de empréstimo para que não ocorra multa. Você terá um prazo de 15 dias corridos para fazer a reposição da obra por outra igual ou edição mais atual da que foi perdida ou outra obra de assunto correlato, indicada pela Biblioteca. Lembramos que, enquanto não houver a reposição da obra, você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações.

A renovação pode ser feita: 

  • No Portal FECAP > Biblioteca > Acesso ao Usuário > digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da Biblioteca > Clique em Acessar > Clique em Renovação > Marque os itens > Confirme a operação no botão Renovar; 
  • Pessoalmente ou por telefone no balcão de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h50, e sábados das 8h às 16h50. 
  • Telefones: (11) 3272-2251 ou 3272-2282 

O usuário não poderá fazer a renovação, caso: 

  • a obra esteja reservada por outro usuário; 
  • a situação do usuário na Biblioteca esteja irregular (multa e/ou materiais em atraso); 
  • o usuário tenha ultrapassado a data de devolução da obra;
  • o usuário já tenha efetuado as 4 (quatro) renovações permitidas, pela internet. 

Dica! Procure fazer as renovações 1 dia antes da data de devolução. 

A renovação pode não funcionar às vezes por problemas técnicos no servidor da FECAP ou Pergamum. Se o problema persistir, renove seu empréstimo pelo telefone ou ainda pessoalmente em qualquer uma das bibliotecas. Não nos responsabilizamos pelas renovações on-line (conforme previsto em nosso Regulamento).

O material ficará disponível no balcão de atendimento da Biblioteca à qual pertence, no horário de funcionamento da Biblioteca e fica a sua disposição por 24 horas corridas.

Os usuários são penalizados com multa no valor de R$ 3,00 por dia corrido e por obra em atraso. 

Lembramos que, enquanto não houver o pagamento, o usuário fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações.

Sim, por EEB – Empréstimo entre Bibliotecas, nós mantemos convênio com algumas instituições de ensino superior; mas o solicitante é responsável por retirar e devolver o material emprestado à biblioteca onde solicitou. Consulte aqui as Instituições Conveniadas.

Procure um bibliotecário para solicitar esse serviço.

Sim.

A Biblioteca aceita doações de material bibliográfico desde que atenda os critérios de avaliação da Coordenação, como: publicação dos últimos 5 anos, conservação e estado do material e pertinência ao acervo. Além disso, uma relação dos títulos doados deve ser enviada para [email protected] contendo as informaçõesautor, título e data de publicação. 

Os doadores deverão concordar que o material seja tratado de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções, ou seja, serão repassados para outra instituição, caso não sejam relevantes à comunidade acadêmica da FECAP.

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados