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Dúvidas Frequentes

Veja abaixo algumas dúvidas mais frequentes:

Docentes, alunos, Alumni Alvarista e funcionários da FECAP durante o horário de funcionamento. 

Comunidade externa somente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Não. O cartão de identificação fornecido pela FECAP é o documento necessário para ser nosso usuário; além do cadastro e de uma senha no balcão de atendimento na sua primeira visita à biblioteca. 

Sim, o cartão de identificação da FECAP. 

Sim.

É permitido entrar com bolsas, pastas e sacolas.

Não é permitido entrar com alimentos e bebidas, exceto água.

Não. Os armários são de uso exclusivo para o período em que os usuários estão nas dependências do acervo da Biblioteca. O empréstimo da chave tem validade de 8 horas. 

Os usuários são penalizados com multa de R$ 5,00 por dia. 

Nos casos de perda do chaveiro, há uma taxa a ser paga de R$ 30,00. 

Os prazos variam conforme a categoria do usuário, como descrito abaixo: 

  • Alunos do Colégio: 05 materiais/07 dias; 
  • Alunos da Graduação: 07 materiais/07 dias; 
  • Alunos da Pós-graduação: 07 materiais/07 dias; 
  • Alunos do Mestrado: 10 materiais/15 dias; 
  • Professores: 10 materiais/15 dias; 
  • Funcionários: 05 materiais/07 dias 
  • Alumni Alvaristas: 02 materiais/07 dias 

 *DVDs – 02 materiais/07 dias – para todas as categorias de usuários. 

Não. Apenas o próprio usuário pode fazê-lo, uma vez que o cartão de identificação e a senha são de uso pessoal e intransferível. 

No ato do empréstimo, é informada a data de devolução prevista e encaminhado um recebido com as mesmas informações para o e-mail cadastrado. O usuário também pode conferir a data de devolução no Portal FECAP > Biblioteca > Acesso ao Usuário > Empréstimos.

As opções para pagamento de multa são: 

  • No balcão de atendimento com cartão de débito ou crédito;  ou
  • Negociação: para valores acima de R$42,00, é possível negociar a compra de livros e DVDs para o acervoporém os títulos são indicados pela Biblioteca. 

Sim. A multa permanece registrada no sistema da Biblioteca, e o usuário pode pagá-la depois. Entretanto, enquanto houver pendência, não poderá utilizar os serviços de empréstimo, renovação, reserva e emissão de “nada consta” para a retirada de documentos na Secretaria, empréstimo de sala de vídeo e das salas Co-labs.

Acesse o Portal FECAP > Biblioteca > Acesso ao usuário, digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da Biblioteca; clique em Acessar; na janela seguinte você terá acesso aos seguintes serviços: 

  • Renovação 
  • Reserva 
  • Material pendente 
  • bito 
  • Áreas de interesse 
  • Assuntos/autores 
  • Histórico 
  • Alteração de senha 

Comunique à Biblioteca a perda do material antes do vencimento do prazo de empréstimo para que não ocorra multa. Você terá um prazo de 15 dias corridos para fazer a reposição da obra por outra igual ou edição mais atual da que foi perdida ou outra obra de assunto correlato, indicada pela Biblioteca. Lembramos que, enquanto não houver a reposição da obra, você fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações.

Sala Multimídia da Biblioteca pode ser utilizada para essa finalidade, você pode inclusive agendar o horário; ou ainda pode-se assistir a DVDs, individualmente, nos terminais multimídia que ficam na sala de leitura da Biblioteca.  

A renovação pode ser feita: 

  • No Portal FECAP > Biblioteca > Acesso ao Usuário > digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da Biblioteca > Clique em Acessar > Clique em Renovação > Marque os itens > Confirme a operação no botão Renovar; 
  • Pessoalmente ou por telefone no balcão de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h50, e sábados das 8h às 16h50. 
  • Telefones: (11) 3272-2251 ou 3272-2282 

O usuário não poderá fazer a renovação, caso: 

  • a obra esteja reservada por outro usuário; 
  • a situação do usuário na Biblioteca esteja irregular (multa e/ou materiais em atraso); 
  • o usuário tenha ultrapassado a data de devolução da obra;
  • o usuário já tenha efetuado as 4 (quatro) renovações permitidas, pela internet. 

Dica! Procure fazer as renovações 1 dia antes da data de devolução. 

O atraso na devolução de qualquer material impossibilita a renovação de outros documentos que estejam dentro do prazo. Dessa forma, o material em atraso deverá ser devolvido no balcão da Biblioteca, a multa quitada, e só então o material poderá ser emprestado novamente. 

A pendência de multa impossibilita a renovação de outros documentos que estejam dentro do prazo.

A renovação pode não funcionar às vezes por problemas técnicos no servidor da FECAP ou Pergamum. Se o problema persistir, renove seu empréstimo pelo telefone ou ainda pessoalmente em qualquer uma das bibliotecas. Não nos responsabilizamos pelas renovações on-line (conforme previsto em nosso Regulamento).

Ao verificar que todos os exemplares estão emprestados, na Consulta ao Acervo, clique em cima do título que interessa, depois em Reserva, no menu inferior; digite sua matrícula (código) e senha (cadastrada no balcão da Biblioteca) e confirme a operação no botão Confirmar. 

A publicação não poderá ser reservada: 

  • Caso haja exemplar disponível no acervo; 
  • Se o usuário estiver com a situação irregular (em atraso); 
  • Se o usuário estiver com o mesmo livro emprestado; 
  • Se houver ultrapassado o limite de até 5 reservas.

O material ficará disponível no balcão de atendimento da Biblioteca à qual pertence, no horário de funcionamento da Biblioteca e fica a sua disposição por 24 horas corridas.

Sim. Qualquer pessoa pode efetuar a devolução, devendo entregar o material no balcão de atendimento ou depositar na caixa de devolução junto às catracas.

Sim. Há regras e horários para retirada dos materiais que estão informados nas caixas. Após a retirada e a baixa dos materiais pelo funcionário da Biblioteca, o comprovante é enviado automaticamente para seu e-mail. 

Os usuários são penalizados com multa no valor de R$ 3,00 por dia corrido e por obra em atraso. 

Lembramos que, enquanto não houver o pagamento, o usuário fica impossibilitado de efetuar novos empréstimos e renovações.

Sim, por EEB – Empréstimo entre Bibliotecas, nós mantemos convênio com algumas instituições de ensino superior; mas o solicitante é responsável por retirar e devolver o material emprestado à biblioteca onde solicitou. Consulte aqui as Instituições Conveniadas.

Procure um bibliotecário para solicitar esse serviço.

Sim, desde que a instituição em que você estuda esteja cadastrada no EEB – Empréstimo entre Bibliotecas. Solicite a consulta e empréstimo na biblioteca da instituição que está vinculado. 

Sim. A forma de comunicação com nossos usuários é o ‘e-mail’. O Sistema da Biblioteca envia automaticamente aviso de renovação, devolução, reserva e/ou débito de materiais por e-mail. Porém, lembramos que o não recebimento desse aviso, por falta de luz, problemas com provedor, etc. não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Portanto, verifique sempre os prazos de vencimento dos materiais em seu poder através da opção ‘Acesso ao Usuário’ no site da Biblioteca.

Sim.

A Biblioteca aceita doações de material bibliográfico desde que atenda os critérios de avaliação da Coordenação, como: publicação dos últimos 5 anos, conservação e estado do material e pertinência ao acervo. Além disso, uma relação dos títulos doados deve ser enviada para [email protected] contendo as informaçõesautor, título e data de publicação. 

Os doadores deverão concordar que o material seja tratado de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções, ou seja, serão repassados para outra instituição, caso não sejam relevantes à comunidade acadêmica da FECAP.

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