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Serviços

A Biblioteca dispõe de diversos serviços direcionados a toda a comunidade acadêmica: alunos, Alumni Alvarista, professores e funcionários.

Veja abaixo alguns deles e como usá-los:

É essencial que o professor indique livros em sua bibliografia básica da disciplina que estejam no acervo da Biblioteca, permitindo que todos os alunos tenham acesso à leitura obrigatória. 

Por isso, todo semestre, abrimos a possibilidade de docentes informarem títulos que serão usados na matéria que lecionará. 

Para solicitações de bibliografias, basta preencher a planilha abaixo, com os dados dos títulos desejados, conforme os exemplos e envie e-mail para: aquisicao@fecap.br 

 Planilha para solicitação de aquisições  

Você também pode clicar aqui e solicitar direto pelo sistema Pergamum 

Veja vídeo com o Tutorial: https://vimeo.com/714213972/abc1e9cd0b

Unidades Organizacionais

Código Curso/Departamento
338000 Graduação em Administração
337000 Graduação em Ciências Contábeis
351000 Graduação em Ciências Contábeis para Graduados
332000 Graduação em Ciências Econômicas
330000 Graduação em Publicidade e Propaganda
331000 Graduação em Relações Públicas
333000 Graduação em Relações Internacionais
329000 Graduação em Secretariado Executivo Trilingue
400050 Pós-Graduação
500001 Mestrado Acadêmico em Contabilidade
500004 Mestrado Profissional em Administração
600009 Biblioteca
600051 Colégio FECAP
600071 Reitoria
600003 Superintendência

 

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: aquisiçã[email protected] | (11) 3272-2282 

Política de Desenvolvimento de Coleções 

As aquisições por compra, permuta e doação seguem critérios estabelecidos pela política de desenvolvimento de coleção das Bibliotecas da FECAP. 

Para mais informações, consulte as Políticas de Desenvolvimento de Coleções. 

A caixa de devolução é uma conveniência à disposição dos usuários que quiserem efetuar a devolução de materiais sem ter que comparecer ao balcão de empréstimos da Biblioteca, ou, ainda, durante os horários em que a Biblioteca estiver fechada. 

Elas estão localizadas junto à entrada/catracas e no 7° andar do bloco E.

 

A coleta é feita:  de 2ª a 6ª feira, 8h, 17h30 e 21h30; e Sábados: às 9h e 15h.

Assim que a devolução é feita, o usuário recebe em seu e-mail o comprovante de devolução. 

Em caso de dúvidas, consulte o Regulamento da Biblioteca. 

Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se: periódicos técnico-científicos, teses e dissertações; anais de congresso nacionais e internacionais; relatórios técnicos e partes de documentos (capítulo de livros) 

A cópia é feita desde que o título autorize pela Lei de Direitos Autorais. 

O serviço é pago pelo usuário. Confira tabela de preços. 

Para utilizá-lo, preencha o formulário de solicitação. 

Sala Co-Lab da Biblioteca

A Biblioteca conta com oito salas colaborativas no 7° andar do Bloco E, para criação de projetos, trabalho em grupo, orientações e simulação de apresentações.

O uso das Co-Labs fica limitado ao horário de funcionamento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30; e aos Sábados, das 8h às 16h30.

A reserva pode ser feita com até 24 horas de antecedência, via Portal FECAP > URL’s Externas > Biblioteca – Reserva de Salas OU no balcão de atendimento da Biblioteca. É necessário retirar a chave da sala no balcão de atendimento.

Importante! O tempo de tolerância de atraso é de até 10 minutos.

O uso das Co-Labs é exclusivo para os Alvaristas.

Para mais informações, consulte o Regulamento da Biblioteca. 

A Biblioteca aceita doações de material bibliográfico desde que atenda os critérios de avaliação da Coordenação, como: publicação dos últimos 5 anos, conservação e estado do material e pertinência ao acervoSão aceitas também doações de DVDs. 

Uma relação dos títulos doados deve ser enviada para [email protected] contendo as informações: autor, título e data de publicação. 

Os doadores deverão concordar que o material seja tratado de acordo com a Política de Desenvolvimento de Coleções, ou seja, serão repassados para outra instituição, caso não sejam relevantes à comunidade acadêmica da FECAP.  

Faz parte das atividades da Biblioteca promover o desenvolvimento de coleções de obras do acervo.  

Entre os serviços estão a gestão de doações, aquisições de novos títulos, a permuta entre outras instituições de ensino (trocando revistas científicas feitas dentro dInstituição por revista de outras instituições de ensino) e desbaste, que é o descarte de materiais que não estão mais sendo utilizados.  

A ação de desbaste também engloba a restauração e arquivo dos livros em obras raras, quando é o caso. 

Confira nossa Política de Desenvolvimento de Coleções. 

O empréstimo somente será realizado mediante apresentação do cartão de identificação e senha. O uso do cartão e senha é pessoal e intransferível. Confira as regras: 

Categoria de Usuário Quantidade de Materiais Período de Empréstimo
Colégio 5 7 dias
Graduação 7 7 dias
Pós-Graduação 7 7 dias
Mestrado 10 15 dias
Professores 10 15 dias
Funcionários 5 7 dias
Alumni Alvarista 2 7 dias
Empréstimos entre bibliotecas – EEB 2 7 dias

Essas informações também constam no Regulamento da Biblioteca. 

O empréstimo de DVDs é permitido até 02 unidades. 

O período de empréstimo de 07 ou 15 dias é para livros, teses, dissertações, folhetos, DVDs, CDs e periódicos. 

O período de empréstimo de dicionários é diário. 

 

RENOVAÇÃO 

A renovação pode ser feita:  

  • No Portal FECAP > Biblioteca > Acesso ao Usuário > digite o número da matrícula (código) e a senha cadastrada no balcão da Biblioteca > Clique em Acessar > Empréstimo> Renovação > Marque os itens > Confirme a operação no botão Renovar;  
  • Pessoalmente ou por telefone no balcão de atendimento: 
  • De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h50, e sábados, das 8h às 16h50. 
  • Telefones: (11) 3272-2251 ou 3272-2282 

O usuário não poderá fazer a renovação, caso:  

  • a obra esteja reservada por outro usuário;  
  • a situação do usuário na Biblioteca esteja irregular (multa e/ou materiais em atraso);  
  • o usuário tenha ultrapassado a data de devolução da obra;  
  • o usuário já tenha efetuado as 4 (quatro) renovações permitidas, pela internet.  

 

Dica! Procure fazer as renovações 1 dia antes da data de devolução.

ATENÇÃO! Não renovamos por e-mailWhatsApp ou redes sociais. 

RESERVA 

Só é possível fazer reserva de publicações que estão emprestadas.  Elas podem ser feitas nos terminais de pesquisa da Biblioteca ou pela Internet em Consulta ao Acervo.   

Informações importantes: 

  • As reservas obedecem à ordem cronológica das solicitações; 
  • Não é possível a reserva de publicações que estão em poder do usuário; 
  • O usuário é avisado por e-mail sobre o retorno da publicação, que ficará a sua disposição por 1 (um) dia, após devolução; 
  • O usuário pode acompanhar sua posição na lista de reservas pelo Acesso ao Usuário > Empréstimo> Reservas 

Consulte também o Regulamento da Biblioteca. 

Dicas: 

  • Renove seus empréstimos com até um dia de antecedência, dessa forma, se o material estiver reservado por outro usuário, você terá tempo hábil de devolvê-lo à Biblioteca, evitando multas; 
  • O e-mail é uma forma de lembrá-lo da data de devolução do material, que é uma responsabilidade sua. Portanto, o não envio ou o não recebimento da mensagem, independentemente do motivo, não o isenta de multa em caso de atrasos; 
  • Verifique as datas de devolução em Acesso ao Usuário > Títulos Pendentes. 

Esse serviço possibilita aos usuários empréstimo de publicações do acervo de bibliotecas de instituições conveniadas, e interessado retira e devolve o material emprestado à biblioteca onde solicitou. 

Formulário para solicitação de EEB 

Cadastro para instituições 

Esse serviço é destinado aos alunos do Mestrado FECAP que fizeram a defesa final do seu Artigo ou Dissertação. 

Os alunos de mestrado, após a defesa e atender as alterações solicitadas pela banca, devem solicitar atendimento presencial com a Biblioteca para conferência da norma APA e possíveis apontamentos e ajustes de formatação do trabalho. 

Ficha Catalográfica será produzida após correções e ajustes e o aluno será instruído dcomo fazer impressão e depósito do trabalho para que a Secretaria do Mestrado siga com o protocolo de registro de Diploma. 

Solicite este serviço via Portal do Aluno -> Secretaria -> Requerimentos -> Entrega de trabalho e Solicitação de Diploma

Anexe em formato Word a versão final do seu trabalho

A Biblioteca FECAP, preocupada com a qualidade dos trabalhos acadêmicos, presta serviços de orientações à pesquisa científica, auxiliando alunos e professores a estarem dentro das normas da ABNT e da APA. 

O atendimento é feito presencial ou remotamente e usa as Normas e Manuais atualizados de padronizações.  

Importante! 

Não fazemos revisão completa do trabalho para o aluno, tiramos DÚVIDAS PONTUAIS.  

Não é necessário fazer agendamento, atendemos em livre demanda; 

Atendemos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; 

Em casos de atendimentos presenciais, os alunos deverão trazer o notebook com o arquivo em Word para correção das dúvidas. 

Para mais informações, procure um bibliotecário nos Balcões de Atendimento, por e-mail ([email protected]), ou pelo telefone (11) 3272-2282. 

O acervo da Biblioteca é de uso coletivo. Portanto, ao não devolver ou renovar no prazo estipulado os títulos emprestados, além de prejudicar seus colegas, há a penalidade de multa de R$3,00 (três reais) por dia corrido de atraso, contado por obra.

O débito só é gerado após a devolução do material pendente e em atraso. Não é possível fazer o pagamento da multa sem a devolução dos materiais.

Opções para quitar débitos

As opções para pagamento de multa são: 

  • No balcão de atendimento com cartão de débito ou crédito; 
  • Negociação: para valores acima de R$42,00, é possível negociar a compra de livros e DVDs para o acervo, porém os títulos são indicados pela Biblioteca. 

Dúvidas? Procure um de nossos funcionários para ajudá-lo no balcão de atendimento, ou pelo e-mail [email protected].

Os antigos alunos formados na FECAP podem continuar a usufruir dos programas, recursos e serviços da Instituição, o que inclui a Biblioteca. 

Se você é um Alumni Alvarista e deseja continuar frequentando e emprestando materiais da Biblioteca, solicite seu cadastro de Alumni Alvarista: preenchendo aqui o Formulário OU solicite via Portal do Aluno > Solicitações > Programa “Alumni Alvaristas”. 

A validade do cadastro é de seis meses, contados a partir de sua inscrição no programa; após esse período, será feita uma avaliação de seu histórico de empréstimo e atualização dos dados cadastrais.  

Alumni Alvaristas podem retirar até 2 materiais com empréstimo por 7 dias; se não efetuar a devolução do(s) material(s) emprestado(s) deverá pagar a multa (R$ 3,00 por dia e por obra) e em caso de reincidência será suspenso, até o término do período de validade, conforme Artigo 16 do Regulamento Biblioteca 

Importante! Toda a comunicação da FECAP é feita via e-mail institucional ‘edu.fecap’; caso não o utilize, faça o redirecionamento para um e-mail pessoal. O não recebimento do e-mail, independente do motivo, não o isenta do pagamento da multa. 

A Sala Multimídia fica localizada junto ao acervo da Biblioteca no 6° andar| Bloco A.

O uso da sala fica condicionado a no máximo 10 pessoas e está limitado ao horário de funcionamento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30; sábado, das 8h às 16h30.

A reserva pode ser feita via Portal FECAP > URL’s Externas > Biblioteca – Reserva de Salas OU no balcão de atendimento da Biblioteca com até 24h de antecedência.

O uso da Sala Multimídia é exclusivo para os Alvaristas.

A Biblioteca Central é aberta à comunidade em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso deve ser feito mediante apresentação de documento de identificação original somente na Portaria do Campus Liberdade. 

Está disponível somente a Consulta Local.

Para os visitantes, é vetado o uso das Co-Labs e Sala Multimídia. 

A Biblioteca oferece visitas orientadas pelos bibliotecários em suas dependências. 

Nessas visitas, são apresentados aos participantes os recursos de pesquisa, os serviços e espaços oferecidos pela Biblioteca.  

As visitas deverão ser agendadas com antecedência diretamente no Balcão de Atendimento, por e-mail, pelos telefones (11) 3272-2282 / 3272-2251.

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