Início » Asa - Cesta de Serviços » Serviços Acadêmicos
Precisou faltar nas aulas por motivo de saúde, alistamento militar ou outras razões previstas em lei?Calma, nós podemos te ajudar. Envie o atestado e solicite a análise para o abono das faltas pelo Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Abono de Faltas.
Precisou faltar nas aulas por motivo de saúde, alistamento militar ou outras razões previstas em lei? Calma, nós podemos te ajudar. Envie o atestado e solicite a análise para o abono das faltas pelo Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Abono de Faltas.
Importante: O aluno que se encontrar nas situações amparadas por lei terá 5 dias consecutivos, a contar o início da data do evento ou licença, para solicitar o Abono de Faltas via requerimento.
Setor Responsável: Secretaria Acadêmica
Local: Área do Sucesso Alvarista
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 7h00 às 21h00 | Sábado, das 09h00 às 12h30.
Você pode solicitar a Licença Maternidade para a compensação de atividades e faltas. O atestado será válido por 90 dias, a partir da data de entrega do atestado. Para enviar a solicitação acesse o portal Requerimento/ Compensação de faltas – Licença Maternidade ou entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento. Será um prazer te auxiliar nesse momento tão importante!
Será um prazer para nós poder te auxiliar nesse momento tão importante na sua vida!
Para contar com todo o apoio que a FECAP pode te oferecer, encaminhe sua Licença Maternidade para a compensação de atividades e faltas. Para enviar a solicitação acesse o Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Compensação de faltas – Licença Maternidade.
Para contar com todo o apoio que a FECAP pode te oferecer, encaminhe sua Licença Maternidade para a compensação de atividades e faltas. Para enviar a solicitação acesse o Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Afastamento – Licença Maternidade.
Precisa de alteração na ponderação de algumas disciplinas em virtude de não cursar o PEDP? Solicite por meio do portal Requerimento/ Ajuste de Ponderação. Caso prefira, entre em contato com os canais de atendimento do ASA. Estamos prontos para te ajudar!
Nível de Ensino: Graduação
Possui disciplinas de semestres anteriores, DP ou adaptações, com horários conflitantes? Não se preocupe, nós podemos te ajudar. Abra uma solicitação no portal Requerimento/ Ajustes por sobreposições de disciplinas, informando qual disciplina deseja cursar e qual deseja alterar o status para “A Cursar”. Se preferir, procure pelo atendimento ASA em um de nossos canais.
Deseja solicitar a alteração de alguma disciplina da sua grade? Basta abrir uma solicitação em seu Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Alteração de Disciplinas – Mestrado.
Importante: só será possível solicitar a alteração até a primeira semana de aulas da disciplina.
Setor Responsável: Mestrado
Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 21h30 e aos sábados, das 09h00 às 13h00
Imprevistos acontecem e se você não conseguiu realizar suas provas (oficiais e exames), na data e horários pré-estabelecidos, por um motivo previsto em lei, solicite a análise para aplicação de nova prova por meio do portal Requerimento/ Alteração de horário de provas (oficial e exame). Se preferir, entre em contato conosco por meio dos nossos canais.
Importante: não esqueça de apresentar o comprovante de impedimento (doenças infectocontagiosas, alistamento militar, licença maternidade etc.) para avaliação da Coordenação.
A correria está grande e você não está conseguindo encaixar as aulas do PEDP?
Respira fundo que nós temos a solução! Solicite uma alteração de horário pelo portal Requerimento/ Alteração do horário do PEDP ou por um dos canais de atendimento do ASA. Vamos adorar te ajudar em sua trajetória de sucesso!
Mas lembre-se, o PEDP deve ter outro horário disponível para podermos realizar a alteração.
Setor Responsável: Secretaria
Decidiu mudar de curso, a matriz curricular foi alterada ou você trancou e resolveu voltar? Nós podemos te ajudar! Para Mudança de curso ou adaptação à nova matriz curricular, acesse o portal Requerimento/Análise de Grade e solicite a análise de grade. Em caso de Retorno, acesse o nosso site.
A Coordenação do curso avaliará quais disciplinas deverá cursar e quais serão dispensadas ao longo do curso, assim como o semestre de ingresso. Se ficar com dúvidas, entre em contato conosco por meio dos canais de atendimento.
Importante: confira o prazo para solicitação disponível no Manual do Aluno.
Setor Responsável: Coordenação de Curso
Nível de Ensino: Graduação Mestrado Pós-Graduação
Possui janelas em sua grade horária e deseja antecipar algumas disciplinas da série seguinte? Isso é possível!
Faça a solicitação pelo portal Requerimento/ Antecipação de Disciplina ou entre em contato conosco por meio dos canais de atendimento. Estamos prontos para te ajudar!
Deseja solicitar a dispensa de alguma disciplina já cursada na FECAP ou em outra Instituição de Ensino? Basta abrir uma solicitação em seu Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimento > Aproveitamento de Disciplinas.
Importante: se você cursou a disciplina em outra Instituição de Ensino deverá encaminhar o Histórico Escolar e Conteúdo Programático da Instituição de origem.
Deseja solicitar a dispensa de alguma disciplina já cursada na FECAP ou em outra Instituição de Ensino? Basta abrir uma solicitação em seu Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimento > Aproveitamento de Disciplina.
Setor Responsável: Área do Sucesso Alvarista
Tem curiosidade ou interesse em assistir à aula de alguma disciplina que não está na sua grade? Você pode participar como ouvinte. Bacana, não é?! Faça a sua solicitação pelo portal Requerimento/ Autorização para assistir aulas como ouvinte. Se preferir, entre em contato pelos canais de atendimento ASA. Será um prazer te ajudar nesse pedido especial!
Importante: a validação dependerá da autorização da Coordenação.
Tem curiosidade ou interesse em assistir às aulas de outro curso? Faça a sua solicitação pelo portal Requerimento/ Autorização para assistir às aulas em outro curso ou entre em contato pelos canais de atendimento do ASA que nós iremos te ajudar com esse pedido especial. Mas lembre-se, a validação dependerá da Coordenação, ok?!
Se você já tem em mãos os certificados/comprovantes das suas atividades complementares, não esqueça de cadastrá-los para contarem como horas, a fim de cumprir o componente curricular obrigatório.
Abra a solicitação e anexe os documentos em seu Portal do Aluno Requerimento/ Cadastro de atividade complementar. Se preferir, pode nos procurar em nossos canais de atendimento. Será um prazer te auxiliar
Importante: cada curso tem um regulamento sobre qual tipo de atividade é aceita e quantas horas ela equivale. Confira em seu Portal do Aluno, no menu Arquivos.
Foi dispensado(a) de uma disciplina, mas quer aproveitar todo o repertório e aprendizado? Sem problemas! Você pode solicitar o cancelamento da dispensa por meio do portal Requerimento/ Cancelamento de Dispensa de Disciplinas ou nos procurar nos canais de atendimento do ASA.
Confira o prazo para solicitação disponível no Manual do Aluno.
Atenção: o cancelamento de disciplina dispensada é irreversível, sendo obrigatório ser aprovado(a) por notas e faltas. Caso contrário, ficará como reprovado(a) na disciplina.
Na FECAP, o respeito a liberdade de crença faz parte do nosso dia a dia.
De acordo com a Lei nº 13.796 de 03/01/2019, o(a) estudante poderá ausentar-se de provas e aulas marcadas em dias em que, segundo os preceitos da sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades.
Para remarcação de provas e novas atividades para compensação de faltas, encaminhe a documentação por meio do portal Requerimento/ Comprovante de restrição religiosa. Se preferir, entre em contato por meios dos canais de atendimento. Será um prazer te ajudar!
Para remarcação de provas e novas atividades para compensação de faltas, encaminhe o comprovante que relata sua restrição por crença por meio do Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Comprovante de Restrição Religiosa.
Local: ASA - Área do Sucesso Alvarista
Não concordou com os critérios aplicados na seleção da Bolsa Melhores Alunos e deseja a revisão da sua turma? Você pode abrir uma solicitação para a Secretaria realizar uma nova análise. Envie para Requerimento/ Contestação da Bolsa Melhores Alunos ou, caso prefira, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento. Estamos prontos para te ajudar!
Setor Responsável: Secretária Acadêmica
Está puxado? Quer fazer uma pausa para cursar apenas as disciplinas de DP e/ou Adaptação? Faça a solicitação por meio do seu portal Requerimento/ Cursar apenas DP e/ou Adaptação. Se preferir, entre em contato conosco por meio dos canais de atendimento. Estamos prontos para te ajudar!
Você trancou o curso, mas mudou de ideia e resolveu voltar a cursar no mesmo período letivo? Essa é uma ótima notícia para a construção do seu futuro!
Você pode solicitar e reverter o trancamento por meio do portal Requerimento/ Destrancamento do Curso ou por um dos canais de atendimento do ASA. Estamos felizes em tê-lo(a) de volta!
Você trancou o curso, mas mudou de ideia e resolveu voltar a cursar com a gente? Ficamos felizes com esta ótima notícia essencial para a construção do seu futuro!
Solicite a reversão do trancamento por meio do Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Destrancamento do Curso ou por um de nossos canais de atendimento. Será um prazer tê-lo(a) de volta!
Importante: o prazo para solicitação é de até 6 meses a contar da data de solicitação de trancamento.
Mudar de ideia faz parte da vida. Se você trancou alguma disciplina de DP ou adaptação e deseja voltar a cursar no mesmo período letivo, faça a sua solicitação por meio do portal Requerimento/ Destrancamento de DP e adaptação. Se preferir, fale conosco por meio de um dos canais de atendimento do ASA.
Sabemos que imprevistos acontecem, sejam eles por queda de energia, instabilidade de internet, entre outros. E se no dia da sua P.O. isso aconteceu, não se preocupe, você pode enviar a sua solicitação pelo portal Requerimento/Dificuldades para realização de P.O. Informe-nos o que aconteceu para que seja possível a avaliação. Se preferir, pode nos procurar em um dos nossos canais. Estamos prontos para te auxiliar!
Lembre-se de anexar o seu comprovante ou print da dificuldade enfrentada, ele será importante para a análise.
Você foi aprovado(a) em alguma disciplina em inglês do nosso curso de extensão. Parabéns! Agora você pode solicitar a validação da equivalência para uma disciplina eletiva por meio do seu portal Requerimento/ Disciplinas em Inglês – Equivalência de Disciplina Eletiva.
Ficou com dúvidas? Fique à vontade para falar conosco por meio dos canais de atendimento.
Setor Responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento
Sabia que as disciplinas em inglês do curso de extensão podem contar como horas complementares? Para isso, após aprovado(a) na matéria, abra a solicitação da validação da carga horária do curso como horas complementares por meio do portal Requerimento/ Disciplinas em Inglês – Validação de Horas Complementares.
Se ficar com dúvidas, fique à vontade para nos chamar em um dos nossos canais de atendimento.
Deseja cursar outras disciplinas fora do seu curso ou com outra ênfase? É uma ótima opção para horas complementares, além de agregar na sua formação acadêmica. Para requisitar, basta acessar Requerimento/ Disciplinas extracurriculares ou entrar em contato por meio dos nossos canais de atendimento. Estamos prontos para te auxiliar!
Atenção: disciplinas extracurriculares são pagas.
Um bom filho a casa torna, não é mesmo? Se você é Alumni Alvarista e deseja cursar algumas disciplinas adicionais da grade de cursos da FECAP, faça a sua solicitação por meio do portal Requerimento/ Disciplinas Isoladas (Ex-alunos). Se preferir, pode nos procurar por meio dos nossos canais de atendimento. Vamos adorar te receber novamente!
Deseja solicitar a dispensa de uma disciplina já cursada na FECAP ou em outra Instituição de Ensino? Para requisitar, basta abrir uma solicitação em seu portal Requerimento/ Dispensa de disciplina. Se preferir, nos procure em um dos nossos canais informando qual disciplina deseja dispensar. Afinal, seu sucesso também é o nosso!
Importante: se você cursou a disciplina em outra Instituição de Ensino deverá apresentar o Histórico Escolar e Conteúdo Programático da Instituição de origem.
Atenção: confira o prazo para solicitação disponível no Manual do Aluno.
Tem alguma DP ou Adaptação que precisa cursar e não estamos oferecendo no momento?
Você pode solicitar a abertura de turma diretamente pelo portal Requerimento/ DP/Adaptação indisponível no portfólio ou nos acionar nos canais de atendimento do ASA informando o nome da disciplina.
Importante: a validação dependerá se as turmas terão quórum suficiente ou se possuem estudantes formandos matriculados.
E já anota na agenda: as aulas de DP/Adaptação ocorrem aos sábados.
Setor Responsável: Pró-Reitoria de Graduação
Quer participar do programa de nivelamento (Matemática e Português) oferecido aos estudantes do primeiro e segundo semestre, porém as aulas já estão em andamento e você ainda não está inscrito? Solicite sua inclusão no Programa pelo portal Requerimento/ Inscrições de nivelamento fora do prazo ou procure por um dos agentes de sucesso em nossos canais.
Confira o cronograma abaixo:
NIVELAMENTO I
O Nivelamento I de Língua Portuguesa e de Matemática para os(as) alunos(as) dos primeiros semestres dos cursos de Graduação começam dia 25/03/2023.
As Provas Finais serão presenciais em 27/05 (sábado), período matutino, reserve esta data.
Confira o regulamento aqui.
NIVELAMENTO II
O Nivelamento II de Língua Portuguesa e de Matemática para os(as) alunos(as) dos segundos semestres dos cursos de Graduação começam dia 25/03/2023.
As aulas do PEDP já iniciaram e você ainda não está inscrito? Então corra para enviar a sua solicitação e não ficar de fora! Acesse o portal Requerimento/ Inscrições PEDP (fora do prazo) ou entre em contato com a equipe de atendimento ASA por um de nossos canais. Será um prazer te auxiliar!
Está com alguma nota pendente? Seja ela de disciplinas regulares, de PEDP, Nivelamento, entre outras, acesse o portal na opção Requerimento/ Lançamento de Notas Pendentes. Sua solicitação será recebida pela nossa coordenação e será avaliada. Se preferir, você pode nos procurar em um dos nossos canais. Estamos prontos para te auxiliar!
Notou que seu nome não está na lista de presença? Estamos aqui para resolver essa questão! Você pode enviar a sua solicitação pelo portal Requerimento/Nome não consta na lista de presença ou, em caso de dúvidas, nos procure por meio de um dos nossos canais de atendimento.
O Sufoco de provas e PEDP passou, mas não ficou feliz com o critério usado e gostaria que o professor realizasse uma nova análise? Vamos te ajudar!
Você pode solicitar a revisão da sua prova diretamente com a coordenação pelo portal Requerimento/Revisão de provas ou, se preferir, nos procure em um dos nossos canais.
Se você está cursando adaptações ou dependências e as provas estão coincidindo o horário, não se preocupe, você pode requisitar o reagendamento de data/turno de uma delas. Solicite por meio do portal Requerimento/Reagendamento de provas por sobreposições de horários ou, se preferir, nos procure nos canais de atendimento do ASA. Faremos de tudo para te ajudar a ter sucesso em suas provas!
Possui janelas em sua grade horária e deseja remanejar disciplinas de DP ou adaptação? Sem problemas! Basta fazer a solicitação por meio do portal Requerimento/ Remanejamento de disciplinas. Se preferir, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento, informando o nome da disciplina que deseja remanejar, indicando o curso, dia da semana e horário.
A rematrícula é fundamental para a realização do seu sonho da formação superior. Não deixe para depois! Ao final do semestre, você receberá o boleto por e-mail e estará disponível em seu Portal do Aluno. Realize o pagamento e garanta a sua participação no curso.
Qualquer dúvida, estamos disponíveis para te ajudar por meio dos nossos canais de atendimento. O seu sucesso é a nossa prioridade!
Nível de Ensino: Colégio Graduação Mestrado
Imprevistos acontecem e se você necessita realizar a sua rematrícula fora da época, faça a solicitação via portal Requerimento/ Rematrícula fora de época. Mas corra, não perca a chance de continuar vivendo os melhores anos da sua vida! Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para nos procurar por meio dos nossos canais de atendimento.
Atenção: matrículas feitas fora do prazo podem resultar em faltas lançadas retroativamente e atividades avaliativas não revalidadas. Por isso, garanta sempre a sua rematrícula em dia!
Nível de Ensino: Graduação Mestrado
Quer bater um papo com a Coordenação do curso? Tirar suas dúvidas, entender mais sobre a profissão ou compartilhar suas necessidades. A Coordenação está pronta para te ouvir! Basta acessar Requerimento/ Reunião com a Coordenação de Curso ou procurar a equipe ASA em nossos canais de atendimento que nós iremos te auxiliar.
Você trancou uma disciplina, mas mudou de ideia e resolveu voltar a cursar ainda este semestre?
Solicite o destrancamento da disciplina por meio do Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Reversão de Trancamento – Pós.
Importante: após a solicitação, a Coordenação irá orientá-lo(a) com maiores informações.
Setor Responsável: Pós-graduação
Você cancelou o seu curso, mas pensou melhor e resolveu ficar na FECAP? Essa é uma notícia maravilhosa! Você pode solicitar e reverter o seu cancelamento por meio do portal Requerimento/Reverter o cancelamento do curso ou por um dos canais de atendimento do ASA. Será um enorme prazer te atender.
Você cancelou o curso, mas mudou de ideia e resolveu voltar a cursar com a gente? Ficamos felizes com esta ótima notícia essencial para a construção do seu futuro!
Solicite a reversão do cancelamento por meio do Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Reverter Cancelamento ou por um de nossos canais de atendimento. Será um prazer tê-lo(a) de volta!
Solicite a reversão do cancelamento por meio do Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Reverter Cancelamento – Mestrado ou por um de nossos canais de atendimento. Será um prazer tê-lo(a) de volta!
Setor Responsável: Área de Sucesso do Alvarista
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 7h00 às 21h00 | Sábado, das 09h00 às 12h30.
Não recebeu o seu boleto ou precisa realizar algum ajuste? Você pode entrar no seu Portal do Aluno e solicitar o novo boleto na opção Requerimento/Solicitação de Boleto. Se preferir, você também pode solicitar por meio de um dos nossos canais de atendimento. Estaremos disponíveis para te ajudar!
Nível de Ensino: Colégio Graduação Mestrado Pós-Graduação
Você chegou no final do curso, mas ainda possui uma DP? Não deixe de cursá-la! Para isso, solicite o cadastro dela por meio do seu Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Solicitação de DP – Pós.
As avaliações passaram e você não conseguiu atingir a média final 7,0? Não se preocupe, pois ainda dá tempo de recuperar com a Prova de Exame.
Caso você seja da modalidade EAD, a Prova Exame terá uma data específica a ser realizada.
Caso estude na modalidade Flex, Presencial, Live ou Semipresencial, sua prova será agendada para uma data confirmada via e-mail.
Para isso, solicite a realização da Prova Exame pelo seu Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Solicitação de Exame – Pós Graduação.
Importante: O prazo máximo para a solicitação da Prova do Exame é de 30 dias corridos após o encerramento da disciplina. Para realização da prova de exame a FECAP poderá cobrar uma taxa administrativa.
Vários fatores influenciam na escolha de um curso e de modalidade, não é mesmo? E se, por acaso, você decidiu mudar, vamos apoiar a sua decisão.
Você pode solicitar a transferência interna de curso por meio do Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Solicitação de Transferência.
Deseja solicitar o trancamento de alguma disciplina da sua grade? Basta abrir uma solicitação em seu Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Trancamento de Disciplina.
Importante: Caso solicite o trancamento do TCC ou Soft Skills, fique atento(a) ao prazo divulgado pela Coordenação no início do curso.
Deseja solicitar o trancamento de alguma disciplina da sua grade? Basta abrir uma solicitação em seu Portal do Aluno > Menu > Secretaria/Requerimentos > Trancamento/Cancelamento de Disciplina.
Importante: Você pode fazer esta solicitação a qualquer momento, desde que não tenha excedido o limite de faltas (25% da carga horária da disciplina).
Nem sempre as nossas escolhas permanecem as mesmas até o final do curso, não é mesmo? Se você deseja trocar de eletiva ou é estudante de Ciências Econômica e deseja trocar de ênfase, fique tranquilo(a), podemos analisar e realizar a mudança, caso esteja dentro do prazo!
Envie sua solicitação pelo portal Requerimento/ Transferência de ênfase/eletivas ou entre em contato conosco por meios dos canais de atendimento. Estamos prontos para te ajudar!
Atenção: poderá ocorrer ajuste em sua ficha financeira.
Se por algum motivo você deseja mudar de uma turma para outra no mesmo curso, nós podemos te ajudar! Para isso, é necessário que um estudante na turma de destino aceite realizar a troca. Após combinado, solicite por meio do portal Requerimento/ Transferência de turma, informando o nome e matrícula do(a) estudante com o(a) qual realizará a permuta.
Se preferir, é só nos procurar em um dos canais de atendimento. Faremos de tudo para te ajudar em sua jornada rumo ao sucesso.
Está com dificuldades para frequentar o curso no seu turno? Se por algum motivo deseja trocar de horário (Matutino ou Noturno), fique tranquilo(a), podemos te ajudar a realizar a mudança! Você pode abrir a solicitação para análise no portal Requerimento/ Transferência de turno. Se preferir, é só nos procurar em um dos nossos canais. Faremos de tudo para lhe ajudar em sua jornada.
Vários fatores influenciam na escolha de um curso, não é mesmo? E se, por acaso, você decidiu mudar, vamos respeitar a sua decisão.
Você pode requisitar a transferência interna de curso por meio do portal Requerimento/ Transferência interna de curso. Vale lembrar que será realizada a análise de grade para verificar quais disciplinadas poderão ser aproveitadas no novo curso.
Se preferir, entre em contato conosco por meio dos canais de atendimento. Estamos comprometidos com o seu sucesso!
Ainda está no primeiro semestre e não sentiu identificação com o curso? Fique tranquilo(a), nós podemos te ajudar a encontrar um curso que combine mais com você e realizar a mudança.
Para solicitar a transferência interna de curso, acesse o portal Requerimento/ Transferência interna de curso. Se preferir, entre em contato conosco por meio dos canais de atendimento. Conte com a gente em seu caminho até o topo!
Atenção: estudantes bolsistas do ProUni não podem transferir de curso no primeiro semestre da concessão da bolsa.
A correria das provas já acabou, mas você não concordou com os critérios usados na avaliação e deseja a revisão da nota? Vamos te ajudar! Você pode enviar a solicitação por meio do portal Requerimento/ Vista de Prova de Exame ou nos procurar nos canais de atendimento do ASA.
© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados