A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) recebeu a primeira edição do FinancIEB (Fórum dos Gestores Financeiros da Educação Báscia, Profissional e Técnológica), voltado à gestão financeira e tecnológica da educação básica. Com o tema “Desafios da Sustentabilidade Financeira na Educação Básica”, o evento aconteceu nos dias 28 e 29 de maio.
O evento reuniu diretores, mantenedores e gestores escolares de todo o país, propondo uma discussão urgente e necessária: como adaptar as escolas aos novos tempos, utilizando a conectividade e a transformação digital como aliadas na aprendizagem e na sustentabilidade financeira.
O FinancIEB 2025 foi organizado pela FINANCIES – Associação Nacional de Finanças da Educação Básica e promoveu uma programação intensa com especialistas de mercado, cases de sucesso, painéis e momentos de networking. A FECAP, como instituição anfitriã – do qual o vice-reitor, Taiguara Langrafe, é atual presidente da associação – reforçou seu compromisso com a formação de líderes e gestores preparados para o futuro da educação.
À frente da FINANCIES, Taiguara ressaltou a urgência do tema e o compromisso da FECAP com o avanço do setor. “A transformação digital chegou com força à educação básica e as escolas que não se prepararem para esse novo cenário ficarão para trás. O FinancIEB é o espaço ideal para promover essa virada de chave. Nossa missão é conectar boas práticas de gestão com as tecnologias disponíveis, ajudando as instituições a manterem sua relevância e saúde financeira no longo prazo. Além da necessidade de uma ‘virada digital’, os gestores da educação básica também precisam voltar os olhos para a aprendizagem de finanças”, afirmou Langrafe.
Segundo o criador e diretor do FinancIES, Adriano Dias Souza, o FinancIEB nasceu da necessidade de criar um espaço de escuta, colaboração e construção coletiva entre os gestores escolares. O objetivo do evento foi proporcionar aos participantes estratégias práticas para enfrentar esses desafios e transformar suas instituições. “Estamos diante de um novo ciclo na educação básica, que exige inovação na gestão, uso inteligente da tecnologia e, acima de tudo, sustentabilidade financeira.”
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