A trajetória de Natália Carpio na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é marcada por determinação, dedicação e a superação de crenças limitantes. Sua história com a instituição começou em 2017, quando foi aprovada para a graduação em Ciências Contábeis por meio do Prouni. Desde o início, ela percebeu que a FECAP seria o lugar ideal para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.
“Escolhi a FECAP por ser uma instituição respeitada na área contábil, e durante a graduação tive excelentes professores que são grandes inspirações para seus alunos. O diferencial da FECAP, que me marcou bastante, foi o foco no mercado de trabalho, com aulas práticas no laboratório, que me ajudaram bastante a conquistar meu primeiro emprego na área”, lembra Natália.
Seu desempenho acadêmico a levou a se destacar durante a graduação, o que lhe garantiu uma bolsa para cursar o mestrado em Ciências Contábeis. “Sem essa bolsa, o mestrado seria um sonho muito distante. Graças ao incentivo da FECAP, pude iniciar o mestrado logo após o término da graduação. Durante o mestrado, superei desafios e crenças limitantes. Um novo mundo se abriu para mim. Durante a graduação, nunca acreditei que poderia escrever uma dissertação de mestrado, e no mestrado consegui me provar o contrário”, afirma Natália, refletindo sobre a transformação que a experiência acadêmica proporcionou.
O mestrado foi um período de desafios para Natália, especialmente por ser uma das alunas mais novas da turma, lidando com colegas com maior experiência profissional. “O nível dos professores e alunos é altíssimo, com discussões de alta complexidade que nos faziam refletir e questionar muitos assuntos da área contábil, contribuindo para a formação de profissionais críticos”, conta.
Durante esse período, Natália teve contato com disciplinas novas e desenvolveu habilidades que a prepararam ainda mais para o mercado de trabalho. “Tive a oportunidade de aprender a utilizar programas para rodar os cálculos dos modelos econométricos da minha dissertação e me aprofundei em temas que são extremamente importantes no meu dia a dia como contadora. Além disso, tive a oportunidade de apresentar meu trabalho em um congresso, no qual conheci pesquisadores de diversos estados do Brasil que trouxeram muitas ideias de melhoria para meus estudos”, revela.
A formação da FECAP foi fundamental para que Natália se destacasse no mercado de trabalho. Ela foi aprovada em concursos e processos seletivos que valorizam candidatos com mestrado ou doutorado, o que a colocou à frente da concorrência. “A FECAP me ajudou a ser aprovada em concursos e processos seletivos para contador, onde aqueles que possuem formação em mestrado/doutorado recebem pontuação diferenciada. Isso me ajudou muito a conquistar meu atual emprego no Sebrae”, explica.
Atualmente, Natália atua como analista contábil no Sebrae, onde é responsável por diversas funções, incluindo a elaboração do manual de contabilidade pública da instituição. “A FECAP me ajudou a ter mais visibilidade no meu trabalho e a ter a oportunidade de viajar a trabalho e participar de importantes projetos, como a padronização dos procedimentos contábeis em todas as unidades do Sebrae”, conta.
Um dos maiores destaques em sua trajetória foi a orientação da professora Verônica de Fátima Santana, que a apoiou durante o mestrado. “Gostaria de destacar a minha orientadora, Verônica de Fátima Santana, que me ajudou muito durante o mestrado. Sem a ajuda dela, teria sido muito mais difícil a obtenção do título de mestra. Ela é excelente, possui muita experiência com pesquisa”, reconhece Natália, agradecida pelo apoio fundamental durante essa fase acadêmica.
Com o mestrado concluído, Natália almeja agora seguir a carreira acadêmica, com a intenção de lecionar. “Atualmente, meu objetivo é lecionar em alguma instituição de ensino, e sinto que o mestrado me deixou preparada para assumir essa responsabilidade”, afirma com convicção.
Natália não hesita em recomendar a FECAP a outros estudantes. “Sim, tudo que conquistei hoje foi graças à FECAP. Fui a primeira pessoa da minha família a cursar uma graduação e um mestrado, estudar na FECAP me permitiu conseguir um bom emprego, ter minha independência financeira e ter acesso a lugares que nunca imaginei estar”, compartilha, emocionada pela jornada que percorreu na instituição.
Como dica para quem está começando o mestrado, Natália sugere que os estudantes se planejem desde o início do curso, pensando no tema da dissertação e organizando bem o tempo. “É importante já ir pensando no tema da sua dissertação desde o início do curso, não deixar para a última hora. A dedicação às disciplinas é importante, mas sem a dissertação não tem como conseguir o título de mestre. O tempo é curto, então é preciso saber dividir bem seu tempo e não deixar a dissertação de lado”, aconselha.